post da Martinha Fonseca

Diário de Madame

O último do ano

28 dez 15

Estava ainda perdida e anestesia pela onda devastadora da notícia de morte de minha mãe, quando ouvi meu pai me contar as últimas palavras dela, antes do internamento: “não desista de Paula, entenda e ouça Marta e cuide de Samuel”. Foi isso que minha mãe confidenciou a meu pai, alguns minutos antes de ser internada naquela que seria sua última entrada no hospital Oswaldo Cruz.

Longe de mim querer usar o espaço do último Diário de Madame do ano para falar de tristezas. Vejam só: o luto hoje se transformou em boas lembranças (graças a Deus!), e sempre que recorro a esse momento final de minha mãe, uma paz, que espero compartilhar hoje com vocês, me preenche.

Eu acredito entender o motivo de cada uma dessas recomendações sobre cada um dos seus filhos que internamente ela sentia que deixaria para trás logo em seguida. No entanto, com certeza e plena convicção, só posso falar do que foi dito a meu respeito.

Acho que antes mesmo de eu me entender, minha mãe já me entendia. Sabia que eu falava pelos cotovelos e como aquilo, a que tantas pessoas se referiam com humor em frases do tipo “marta fala, hein?” – se mostrava um processo importante para mim e para quem eu era; e ela sabia também, mais do que ninguém, como eu era doce e como essa minha forma de ver a vida precisava ser compreendida e respeitada (até por mim mesma). Ela sabia e aceitava tudo isso antes mesmo de eu saber e aceitar tais fatos sobre mim.

O mundo que eu conhecia se desfez em novembro de 2009, e os três primeiros anos que se sucederem a ele foram um desmoronar constante de terra sobre minha cabeça. Todo reveillon eu desejava que o ano que iria começar fosse melhor, que tudo voltasse ao normal, que eu chegasse em casa durante uma semana inteirinha e não desmoronasse em choro, seja por saudade, por tristeza, por revolta ou por medo, durante o banho. “Será que era pedir muito?”, eu pensava.

Desejava do fundo do meu coração que tudo fosse diferente, mas era só 1º de janeiro e toda aquela magia anestesiante passar, que eu via que o ano que começara, em tão pouco tempo, já era igualzinho ao anterior. Foi difícil.

Daí que finalmente, no reveillon de 2012 para 2013, algo estranho aconteceu. Um choro devastador tomou conta de mim, e eu, que tanto desejava um ano novo diferente, sentia que ele finalmente tinha chegado. Chorava como uma criança, e sentia: “meu deus, passou”.

Comecei 2013 estranhamente diferente, e só com os passar dos dias percebia que as mudanças que eu lutava para estabelecer na minha vida tinham virado rotina. Que a insistência tinha dado resultado, que a persistência tinha me levado além, e o que antes parecia tão difícil, hoje se configurava com a decisão mais fácil e natural possível. Foram três anos de luta para chegar ao resultado esperado. Não foi fácil, mas foi possível.

E é possível.

Vai chegar o fim de mais um ano em alguns poucos dias e provavelmente muitas de nós iremos nos apegar àquele desespero de “ano que vem vai ser diferente”, perdendo o gás logo em seguida quando virmos que, bem, as coisas continuam iguais.

A verdade é que nada muda de uma hora para outra, e a vitória de uma batalha não vem sem luta, desgaste, afinco, persistência e muita, muita vontade. A mudança vem com o tempo e é preciso saber não desanimar até ela chegar.

Chego ao fim de 2015 feliz com as conquistas que fiz, com as vitórias que conquistei, com o caminho que trilhei e o tanto que evoluí – como pessoa, como amiga, como blogueira, como namorada. Hoje eu mesma sou capaz de entender a minha doçura e meu jeito, da mesma forma que minha mãe recomendou que deveria ser feito, e vejo como isso tudo interfere na minha forma de ver a vida. Aceito que eu sou, e pago o preço e colho os frutos de ser assim.

à minha mãe, mais um obrigado, ao final de mais um ano, por suas lições permanecerem comigo.

à Deus, meu obrigada por estar sempre ao meu lado e me permitir sentir sua presença nos dias de alegrias e, sua companhia nos dias de medo.

ao meu boy, meu peixo, meu amor, meu obrigada pela companhia alegre e ponderada. Seu amor e carinho me fortalecem.

às minhas madames-leitoras lindas, meu obrigada por mais um ano que vocês me acompanham, conversam  e se conectam comigo. ô coisa boa ter vocês aqui! <3

às minhas amigas, obrigada por insistirem, por me mostrarem o valor de ter vocês por perto. Aprendo todos os dias com vocês, e me divirto todos os dias com vocês.

Encerro 2015 orgulhosa das minhas conquistas, mas certa de que há ainda muito para ser batalhado e conquistado. Sei que nada vem de uma hora para outra, e que é preciso reviver, agora na vida profissional, a batalha e a persistência que me levaram tão longe e me deram tanto orgulho na vida pessoal.

Com frio na barriga, me despeço de 2015 e espero ansiosa por 2016.

<3

——

eita, falei muito aí em cima, né?

serei curta e breve aqui embaixo. vamos aos looks?

IMG_9800

look 1 (amigo secreto de blogueiras): blusa Gap, Saia Arsty para Mesckla, Tênis Dafiti, Bolsa Schutz

look 2 (compras de natal): blusa Cap, short Tuilla Requião, Bolsa e espartilha Schutz

look 3 (compras de natal): vestido Zara, sandália Luiza Barcelos, Bolsas Schutz

IMG_9801

Look 4 (fotos pro blog, posto amanhã!): blusa Mesckla, Saia Dress To, Rasteira Schutz

Look 5 (aniversário do sogro): Blusa não lembro, saia Dress To, bolsa Capotaste, Sandália Arezzo

Look 6 (natal, 24/12): cropped Giulina Romana, Saia A. Brand, Sandália Luiza Barcelos, Brinco SD Acessórios – tudo by Mesckla

IMG_9802

Look 7 (almoço de nata, 25/11): Vestido OH Boy para Lollita Lollita, rasteira Arezzo, bolsa Schutz

Look 8 (25/12, a noite): Tshirt Morena Rosa, short Gap, Bolsa Schutz, Alpargata não lembro

IMG_9563

No mais, nessa semana relax de quase-férias, teve piscininha com o boy.. <3

Processed with VSCOcam with t1 preset

Bons drinks.

IMG_9742

Tentativa de diminuir o prejuízo malhando em casa mesmo.

IMG_9736

Muita comilança.
IMG_9731

Muito amor com o vovô.
IMG_9713

muita revolução com Kathi finalmente começando uma amizade com Dan. hahaha

IMG_9605 e muita indecisão para escolher os acessórios do look de reveillon. Qual será o brinco escolhido pro dia 31? (@_welovejoias)

 

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
9 comentários
  1. Bruna

    Amei o último post do ano!!! Vc sempre me emociona quando fala de sua mãe, e fico feliz com sua evolução quando fala sobre Ela… Que o ano de 2016 seja maravilhoso para vc cm muitas conquistas!! Bjos!!

    Responder
  2. Clara

    Amei o texto, muito muito lindo, e longe de ser depressivo, triste.. Fico imaginando a dor que deve ser perder a mãe e toda a superação que deve ser viver sem ela, e você nos ajuda e demonstra isso de uma forma bem leve, mesmo em meio a tanta dor e dificuldade que é.
    Dan e Kath deve ser engraçado, ele tem a cara do sem jeito com bebês hahhahahha
    e o brinco preferido é o de flor!!! Compra esse kkk Beijoooo feliz 2016 :**

    Responder
  3. Laíse

    Madame!
    Te vi na Gap, mas não deu tempo de falar! :( (na verdade, eu te vi depois… Primeiro vi Tuco brincando e na hora reconheci o #sobrinhodemadame)
    ***
    Isso que você contou hoje aqui no Diário foi bem forte e me faltam palavras para comentar… Porém consigo te desejar que o ano que vem seja mais do que você deseja! Que seja alegre, cheio de sorrisos e risadas, que tenha amor e que você saiba lidar com as adversidades, já que a gente sabe que, inevitavelmente, elas aparecem. Ah! Que ano que vem tenha mais Encontro de Madame!! :))
    Beijos e feliz ano novo!!!

    Responder
  4. Ixchel Holanda

    Amei.
    Ler suas palavras e como “ouvir e entender” uma amiga de longas datas.
    Bom fim de ano Madame,estaremos todas juntas também no ano que vem!

    Responder
  5. Aline Amaral

    Que delicia ler o último Diário de 2015! Muito emocionante e mesmo que escreveu bastante foi uma leitura gostosa e que me prendeu. Este ano foi muito especial para mim, muito mesmo!! Pude crescer profissionalmente mais uma vez, trabalho com pessoas que eu adoro, estabeleci uma maior relação com os meus amigos, viajei pra caramba, conheci você (que tá do outro lado agora – isso foi muito importante!) e to de boy novo (and feliz and apaixonada!)! Vou levar 2015 no meu coração. Muitas conquistas, muito amor com a minha família.
    Desejo muita muita muita felicidade para você no próximo ano! E que possamos nos falar sempre querida!
    Ainda tenho que te passar as informações e dicas de Fernando de Noronha que eu não passei (eu não esqueci, viu, mas to tão enrolada nesse final de ano) e te falar que o ataque do tubarão não foi da forma que a mídia tem falado. Não fique com medo de visitar a ilha.
    No mais, é muita coisa pra falar que as vezes até eu me perco.
    Além disso, gostaria de deixar o carinho da minha casa por você. Mamãe adorou você e sempre pergunta “Aline, Martinha tá bem?” e ainda dá umas espiadas nos seus snaps comigo. Por isso, te falo que você é uma pessoa cativante, que tem sempre gente aqui do outro lado que torce por você. Me identifico contigo pelo seu jeito, que acho parecido comigo muitas vezes, no modo de pensar e no modo de agir. Da forma de querer bem as pessoas.
    Finalmente, desejo a você o mesmo querer bem que tenho pelos meus amigos e por mim mesma!!!!
    Beijo beijo!!! Por aqui o ano novo vai ser bom, em Copacabana! :D

    Responder
  6. Carol

    Sempre brilhando e emocionando no Diário de Madame, hein? Lindo demais!!!
    Tenho certeza que de onde sua mãe está, ela está MUUUUITO orgulhosa de você! Por quem você se tornou, pelos sonhos que alcançou e pelo que ainda está por vir.
    Desejo que 2016 seja um ano sensacional pra você, Martinha! Que você sonhe mais sonhos e que Deus esteja com você para realizá-los… E que essa luz linda que você tem e que inspira a tantos só cresça!
    Que a sua virada seja mágica!
    Um beijão

    Responder
  7. fabi

    Como sempre o diário de madame é uma reflexão. Obrigada Martinha pelas belas palavras sempre. Feliz 2016. Beijão

    Responder
  8. Suelen Araújo

    Não sou de comentar nenhum post de blog, mesmo sempre acompanhando o seu.. Mas quero deixar registrado que adoro todos os textos do “Diário de Madame”! Você tem um jeito especial e leve de falar sobre os assuntos e levar a vida! Desejo toda felicidade a você e ao boy.. e que seus projetos de 2016 se realizem com sucesso total!
    Enfim, que TODOS os sonhos de Deus para sua vida se realizem da forma mais linda e mágica possível.
    Feliz 2016!

    Responder
  9. Paloma

    Muito bom seu texto!!
    adorei :)
    que 2016 seja maravilhoso!!
    bjao

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com