post da Martinha Fonseca

Diário de Madame

Para quem ganhou a oportunidade de viver mais um dia

16 nov 15

Tem coisas que a gente simplesmente não consegue prever. Elas simplesmente vêm, e em um rompante, mudam tudo. Transformam a vida. Colocam tudo de cabeça para baixo. Um ataque horroroso como esse na França me faz pensar sobre isso. O desastre evitável em Mariana também. A perda de um ente querido, por exemplo, também machuca epPor vezes, quando o inesperado vem de forma tão brutal e dura, você se vê tentada em questionar “por quê?” coisas assim acontecem.

Mais útil, no entanto, pode ser se questionar o “pra quê?”. Porque não é possível que pessoas morram e fique por isso mesmo. Que mortes em massa, em Mariana, Paris ou nas ruas cotidianas do nosso país e corredores dos hospitais sejam em vão.

Quando perdi minha mãe foi assim: percebi logo nas primeiras horas que se eu me perguntasse o porquê, se eu entrasse na onda de questionar Deus “por quê minha mãe?”, eu ia pirar. Não há resposta lógica que responda isso e que conforte o coração. Por outro lado, pensar o “pra quê?” te dá algum tipo de consolo, e aos poucos, te fornece força para continuar sua caminhada também.

Me dá um frio na espinha pensar que pessoas estavam assistindo um show com amigos e toda aquela tragédia aconteceu em Paris; que pessoas estavam no conforto das suas casas, quando uma barragem rompeu, matando e soterrando sonhos e vidas. Me causa náusea pensar em pessoas saem para trabalhar e não voltam mais. Que minha mãe (assim como outras mães e pais, e irmãos, e filhos) lutaram contra uma doença, mas não conseguiram sobreviver.

A vida é dura. Às vezes os golpes são grandes. São brutais. São violentos. Mas ainda assim há vida para ser vivida depois de tragédias como essa: há força de onde você não imagina, há esperança se renovando de forma incrível, e a recomeço em todos os dias.

A quem, todos os dias, ganha a oportunidade de viver mais um dia, o meu sincero desejo para que saiba aproveitar as coisas pequenas, que valorize o que tem, que não perca a vontade de viver, mesmo quando o mundo parece de cabeça para baixo. Que vá lá, coloque a cara no sol, enfrente seus medos, supere seus limites, cresça com vigor de quem sabe que a vida é dura, mas é para ser vivida. E que se estamos todos ganhando mais um dia de vida, que esse seja vivido para construir coisas melhores do que aquelas que foram feitas anteriormente.

Acorde todos os dias querendo saber “pra quê” você está vivo, que se afligir sobre o porquê das coisas logo logo parecerá inútil.

——-

Oba, Diário de Madame no ar! Mais uma semana começando, cheguei ao final da que passou cansada. Mas acho que daqui até o final do ano será assim mesmo. Melhor aceitar que dói menos, e a gente curte mais. :)

Nos looks, alguns dos que consegui clicar, entre uma correria e outra:

0d-1

  1. Conjunto Mesckla / Tênis Petite Jolie para Dafiti / Colar LR Bijoux: usei para viajar para SP, para o evento da Cia Maritima com a Chandon.
  2. Blusa Bob Store/ Calça 284 para Mesckla/ Scarpin Schutz/ Bolsa Dafiti: usei na quarta-feira, para eventos e compromissos do blog.
  3. Blusa e short Tuilla Requião / Rasteira Corello: cabelo molhado e tudo porque a correria na quinta-feira pela manhã foi muita! x)
  4. Blusa Zara/ Saia Domd Lu/ Sandália Capodarte/ Bolsa Schutz: meu look favorito da semana, foi esse que usei na sexta-feira para reuniões do blog.
  5. Vestido Farm para Lollita: Aniversário de tuco, meu sobrinho, no domingo! <3

0d-2

Sim, como vocês sabem, fui em um bate volta super rápido a SP, para o evento de lançamento da coleção da Cia Maritima para Chandon. Adorei conhecer essas blogueiras lindas de todos os cantos do país <3 foi astral! Quem quiser saber mais sobre essa viagem, espia o vlog que gravei.

0d-3

Na quarta-feira, fui a convite de O Boticário, ser maquiada – olha só que honra – pela Suelen Johann. Foi uma delícia porque ganhei uma maquiagem incrível, e ainda pude conhecer essa pessoa maravilhosa. Conversamos horrores entre um produto e outro. Amei a experiência, obrigada, O Boticário! :)

0d-4

Por falar em O Boticário, olha só que coisa o boy no seu momento blogueiro! ele adora dizer que o blog dele se chama “Armário de Marmanjo”; e aí, quando a assessoria da marca mandou esse perfume para ele, o post no instagram foi uma curtição só: #correriodemarmanjo, quem aguenta? O Boy tá chique mesmo, hein? Perfume Malbec Noir aprovado :)

 

0d-5

Na parte das comilanças e momentos deliciosos do fim de semana, o domingo bombou: no almoço comemoramos em família o aniversário de 3 anos dessa doçura aí, tuco, meu sobrinho….<3
0D-6

….e à noite, fiz uma visitinha a Mila, para gravarmos juntas mais um #madamecozinha (que eu fiquei chamando de #cozinhademadame durante a gravação toda! hahaha que louca!)! Esse “cookão” aí, como Mila gosta de chamar, será a nossa delícia natalina. Em breve, entra no canal, ok? Fiquem ligadas que valerá c-a-d-a c-a-l-o-r-i-a! :)

 

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
8 comentários
  1. stella chagas

    Por conhecidência quando começei a ler o diário de madame estava ouvindo a música See You Again de Wiz Khalifa e Charlie Puth, e ficou mais emocionante ainda hahahah
    Amei o texto Martinha, principalmente a parte “há força de onde você não imagina, há esperança se renovando de forma incrível, e há recomeço em todos os dias”.
    Você arrasa =***

    Responder
    • haha, ficou mais emocionante mesmo. me arrepiei na hora que li!
      que bom te ver aqui novamente, stella! tinha tempo que não aparecia, certo??
      beijocas! :*

      Responder
  2. Carol

    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri com Correio de Marmanjo!!!
    E já quero a receita do cookão :O

    Responder
  3. Laís

    Oh Martinha, que delicia ler sua visão das coisas! Certamente fez diferença no meu final de dia. Sempre reclamamos por tão pouco e nos questionamos tanto que, por vezes, esquecemos que o dia de hoje é o mais importante das nossas vidas.
    Você escreve muito bem! Sou madame leitora assídua!
    Beijos e sucesso, luz e amorrrr!

    Responder
    • sim, laís, hoje é o mais importante e o único que temos. é preciso aproveitar, sem se deixar levar pelas coisas ruins da vida!
      beijocas!! :*

      Responder
  4. Laise Leite

    Sabe quando você precisa ler algo que lhe motive? Pois é acertei em cheio em visitar seu blog mais uma vez e ler esse lindo texto de diário de madame. Há quase um mês perdi minha vó materna a qual era muito ligada, momentos e dias tristes que pensamos o por que aconteceu tamanha coisa. Hoje lendo seu texto me senti um pouco aliviada e tentando afirmar que achamos força em tudo!!
    Continue com seu lindo blog e suas belas palavras.
    Laise Leite. Serrinha- Ba

    Responder
    • oi laís!
      que Deus te conforte nesse perda. eu tenho meus avós maternos, com quem sou super ligada, e morro de medo de perdê-los. eles estão velhinhos, embora bem de saúde. mas 94 e 91 anos não é pouca coisa, né?
      mas Deus está no controle, e isso é mais um motivo para gente aproveitar o agora, ninguém sabe o dia de amanhã.
      beijos!

      Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com