post da Martinha Fonseca

Diário de Madame

Sobre ser mimada, saber disso e querer mudar

14 set 15

Certa vez, estava no meio da sessão de terapia, e a psicóloga, assim, como se tivesse falando a coisa mais óbvia do mundo, soltou a seguinte frase: “mas é que você é mimada, né, Marta?“. Era tão óbvio isso para ela que o importante do que ela queria falar não era nem isso. Ela falou essa frase e seguiu adiante falando mais um monte coisa – um monte de coisa, é claro, das quais eu não me lembro absolutamente nada. Minha mente parou naquilo que para ela parecia claro como água, e que para mim parecia um choque de realidade.”Mimada? Como assim, mimada? Não sou nada!“, pensei de imediato como qualquer menina mimada faria.

O fato é, no entanto, que sim, eu sou mimada, e, sim, eu odeio isso em mim. Até porque, como se isso ainda fosse pouco, eu sou bastante dramática também, principalmente para as coisas ruins e difíceis. Lógico que quando coisas boas acontecem eu fico feliz da vida e eufórica; mas quando coisas ruins acontecem, ah, o mundo desabafa. Eu reclamo do que posso e do que não posso, e vou além: fico implicante, achando cabelo em cabeça de ovo e aumentando a cada instante a lista de coisas que me irritam sobre determinada situação. Como se a mim coubesse esse direito.

Tsc.

Tá, eu sei, já aceitei que falar, falar, falar é marca registrada minha e, assim como acontece com meu pai (santa genética!), falar demais me ajuda a processar as coisas que me acontecem. É falando, reclamando, pensando, e sendo implicantemente mimada (se é que isso existe!) que eu elaboro o que sinto, o que me atinge, como faço para não ser mais atingida ou como faço para solucionar a questão.

Mas é que tá na hora de eu achar um atalho para todo esse processo. Não é possível, dá chegar no resultado sem precisar passar por esse mimimi todo. Tenho ficado com vergonha de mim quando digo: “ah, meu deus, eu fiz isso de novo”. Sabe como é? Momento muito parecido àquele quando a gente tenta fazer dieta, se promete que da próxima vez a gente vai resistir às gordices e bam!, faz exatamente o contrário do prometido, se acaba de comer e só percebe isso depois que o as calorias se depositaram no quadril. Kuen, bem frustrante.

Eu sei, falo muito de enfrentar mudanças aqui no Diário, né? É que é algo que realmente ocupa espaço na minha cabeça e na minha vida: a gente sempre tem o que melhorar. E mais do que isso: a gente sempre tem que manter o alerta ligado porque é relaxar um pouco, confiar demais e lá vamos nós para a zona de conforto, para o hábito que a gente tanto quer mudar.

O bom, vale pontuar,  é que a vida sempre dá a gente novas chances de recomeço – e não é que a gente vá confiar nisso para deixar tudo para depois sempre. É apenas a vida dando o recado de que não precisa desanimar quando a gente der aquela escorregada: “calma, mocinha, amanhã é um novo dia e você pode fazer tudo diferente dessa vez“.

Boa semana, madames! Que ela seja recheada de recomeços para todas nós :)

—-

Hello, there!

Amanhã é dia de vlog aqui no blog (e lá no canal do youtube, já se inscreveram?), então o AM fica mais resumidinho. O que não quer dizer que fique menos interessante, néam? Vamos aos highlights da semana, então?

diario-1

Os looks da semana foram de um extremo ao outro: super arrumadinhos e fashionistas no início da semana que foi cheia de compromissos, e foi aos pouquinhos, relaxando, relaxando com a chegada do fim de semana:.

1. Palestra na faculdade FIB: Blusa Zara, Pantacout Artsy para Mesckla, Sandália Luiza Barcelos para Mesckla, Colar Domd Lu, Bolsa Schutz.
2. Evento na Melinda, Melinda: Look Artsy para Mesckla, Sandália Arezzo.
3. Dia de trabalho: Blusa C&A, Short Zara, Sapatilha Capodarte, Bolsa Schutz, Colar Melinda Melinda
4. Jantar de amigos: blusa zara, saia Domd Lu, Espadrilha Schutz, Bolsa Kate Spade
5. Sábado no Litoral Norte: Blusa Sly, Short Lança Perfume, Rasteira Luiza Barcelos, Bolsa Forever XXI
6. Look de domingo: Macacaquinho Sollares, Colar Melinda Melinda, Óculos Rosa Chá

diario-2

No saúde de madame, segui fazendo o que não queria: dieta certinha na semana, e escapadas no fim de semana. Ainda bem que falei de recomeços e mudanças no Diário de hoje. Preciso disso para os próximos dias quando o assunto é dieta.

Eu finalmente fiz meu retorno no nutri depois do primeiro mês da dieta: ele ainda não me deu o números completos, mas perdi 1,1kg na balança (estou super curiosa para ver a porcentagem de gordura), e embora tenha perdido bastante gordura nas pernocas, a barriga e as costas ainda precisam de um up. Ele manteve a mesma dieta por enquanto (eu não reclamei de nada, nem nada me causou abuso ou enjoo por enquanto, então está tranquilo manter tudo igual), pediu para eu intensificar no aeróbico na esteira, além do crossfit, para ver se essa gordurinha extra nessas regiões diminuem mais um pouco. De todo modo, fiquei feliz com meu resultado. Expliquei melhor no vlog que entra amanhã, mas o meu “devagar e sempre” tem me feito feliz, não tem deixado mau humorada, e tem trazido resultados aos poucos. Tem gente que prefere fazer algo 100% certinho e ver logo o resultado. É mais legal mesmo.

diario-3

Na quarta-feira, como eu falei ali na parte dos looks, teve lançamento na nova coleção de Melinda Melinda, loja fofa de acessórios. Fiquei lá no final da tarde e início da noite, e amei as madames que conheci! Muito legal vocês terem ido me ver, delícia, delícia! Espero que a gente se veja de novo em breve! <3

diario-4

Essa foto aí em cima eu postei no instagram – @armariodemadame – para falar do iluminador (Golden Global, da MAC), mas muita gente acabou comentando do cabelo. Acho que vou me programar para falar de babyliss em um próximo video. Já fiz tutorial sobre isso, tem muito tempo. Talvez valha a pena fazer um novo video, explicando o passo a passo, o que acham?

diario-5

Essa aí sou eu resistindo ao bolo quentinho de chocolate. Sabia da comilança que seria no fim de semana, então me poupei de piorar a situação. Posso falar? Adoro quando consigo fazer isso. Não dá para comer tudo sempre, até porque tanto açucar assim faz mal mesmo. É muito bom conseguir se segurar e sair da dieta em uma situação mais  planejada, quando realmente vale à pena.

diario-6

No sábado, fiquei de bobeira na rede, me esquentando no sol, já que como boa baiana eu morro de frio quando venta muito. hehehe :P

diario-7

No domingo, fui ver meus avós maternos, esses fofinhos aí na foto. Acredita que minha vó tem 91 anos e meu avô 94?! Eles são inteirões, e é sempre uma alegria passar lá na casa deles e curtir a folia em família. <3

Melhor maneira de aproveitar o domingo.

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
24 comentários
  1. Paula

    Martinha, Também tenho esse pequeno “defeito” de tramatizar os problemas. Venho tentando vencer isso, mas é um trabalho diário né…bjsss

    Responder
  2. Aline Amaral

    Como é bom começar cedinho assim com um pensamento do dia!!! eu acho que é sempre bom refletir um pouco as coisas da vida.
    No meu caso, já sou um pouco mais madura que antes, tenho me percebido menos mimada também. Não sei se exatamente esse termo, mas tenho parado de fazer drama e corrido atrás. Ou também me aceitado. Correndo atrás das coisas que quero, feito as coisas que eu quero e que eu não tinha coragem antes. Mas isso demorou muito tempo também. É claro que existem outros pontos que ainda quero melhorar (e muito) como perceber que já não tenho mais 17 anos e que sou adulta. Acho que essa é a pior coisa que eu tenho que aceitar kkkkkkkkk parece bobo, mas é tão bom ser adulta mas com resquícios de adolescente né kkkkkkkk aí percebo que tem como ser adulta mas sem mudar o meu eu interior, e voltemos a estaca zero.
    Por fim, achei tão gostosinho o diário de hoje, ver seus avós fofos (achei sua mãe parecida com sua vó), você resistindo ao chocolate (acho que se eu morasse em uma casa como a sua eu viraria uma bola, porque eu como mesmo), esse cabelo e esse iluminador divinos (acho legal o novo vídeo de babyliss) e todas as madames fofas te prestigiando! Os looks então, cada um mais lindo!!! achei o look 3 (dia de trabalho) perfeito! Amo verde, com esse p&b tá incrível… e essa sapatilha tá incrível!!!
    continua com sua dieta tranquila, sem muita neura mas também sem se permitir a tudo. Se você quer o seu foco, não coloque tudo a perder! você está indo muito bem!!! não faça igual a mim que paro de fazer exercício físico, começo a comer um monte de besteira e depois fica incomodada que mês que vem tem férias e verão chegando e eu com neura de biquíni!!!!
    Beijos.

    Responder
    • delícia né?! tenho tentando sempre preparar tudo para entrar no ar bem cedinho. às vezes não consigo, mas estou tentando para conseguir o máximo de vezes!
      eu sou bem dramática. e isso é chato. para tantas coisas sou tão corajosa, corro atrás, contorno problemas, venço dificuldades. mas para outras ainda sou uma menina mimada. mas o importante é não desanimar, reconhecer o problema e ir se trabalhando, dia após dia, para a coisa sair do lugar e mudanças acontecerem, certo?
      meu avós são fofitos mesmo! amo demais esse casal que briga o tempo todo, e se ama o tempo todo.
      vou fazer sim o video do babyliss; sim, eu corro risco de virar bola o tempo todo nessa casa
      e vamos nessa que a dieta segue em frente: com saacríficos, claro, mas sem neura!
      beijocas, aline! boa semana! :*

      Responder
  3. Carol

    Amei a reflexão desse diário de madame!!!
    Amei também (sem restrições) todos os looks da semana! Lindos e inspiradores <3
    E amei mais ainda seus avós!!! Que fofuxos!!! kkkkk
    Beijo, madame

    Responder
    • ê, que bom que gostou carol. abri meu coração aí.
      reconhecer os erros é algo difícil, mas necessário né? se não a gente não muda o que precisa, e fica pra sempre reclamando das mesas coisas. não dá né?
      e sim, meus vózinhos, amo demais!

      Responder
  4. Kézia Dantas

    Oi Martinha, sei como é, ser mimada é trash, todo mundo percebe e a pessoa demora para reagir e mudar de atitude, às vezes me sinto assim também. Gostaria de ser mais simples e descomplicar as bobagens que coloca na cabeça.

    Responder
  5. Alice Cardoso

    Amo o diário de Madame. Sei bem como você se sente, pois sou igual e estou passando por um momento bem semalhante, mas vamos em frente! P.S- você tá ótima já, Tinha. 2016 só vai dar a gente, se Deus quiser e minha vontade de comer bobagem for embora. hahaha beijos

    Responder
    • oi lica!!
      a gente várias vezes passa por coisas parecidas, né?? mas é isso, vamos em frente que atrás vem gente!!
      vamos bombar em 2016! já começou a dieta?? beijos!

      Responder
  6. Morgana Neves

    Engraçado, isso. Também faço terapia e sofro dos mesmos males que lhe atinge. A terapia me ajuda muito a cair na real e perceber que isso não é por causa dos outros. Quem causa isso é a gente mesmo. Me cobro muito por isso e querer mudar e aí vem outras questões. O caso não está em mudar de jeito. O caso está em perceber de que forma isso lhe atrapalha a seguir en frente. Você tem que trabalhar para contornar o problema e não em mudá-lo completamente, fazendo-o desaparecer, enfim. Bacana está reflexão, gostei.
    P.s- cabelo em ‘cabeça’ de ovo? E ovo tem cabeça? Kkkkkkkkkkk seria cabelo em ovo, não? Rsrsrsrs
    Beijos!

    Responder
    • terapia ajuda muito mesmo, morgana! às vezes sinto falta dos meus encontros com a psicóloga, outras vezes fico sem saco de ir. mas que ajuda, ajuda! de todo modo, só de refletir sobre o que fazemos, porque fazemos e perceber o que precisa ser mudado, já auda muito né?
      sobre o “ps” a expressão é essa mesmo: procurar cabelo em cabeça de ovo. quer dizer, eu sempre ouvi assim. mas pode ter suas variáveis. de todo modo, com ou sem cabeça, a questão é justamente essa: procurar coisa onde não tem. :)

      Responder
  7. Jéssica Sousa

    Olha eu famosa saindo no seu blog e tudo mais! hahaha

    Martinha, primeiro de tudo, AMEI conversar com você na quinta-feira, muito obrigada por ter sido fofa e ter me aconselhado sobre os cursos na sua área.

    Me identifiquei bastante com o texto, porque também já ouvi que sou mimada e fiquei muito chateada, pensando sobre um tempão. E também tenho a tendência de dramatizar tudo, e você bem deve saber o quanto isso é irritante!
    Mas, como você mesma disse, sempre é tempo de mudar, sejam os hábitos, sejam as coisas que em nós nos incomodam.

    Uma ótima semana pra você! Beijos

    Responder
    • hahahah
      pois é, leitora que participa aparece!! um chiquê só!
      adooooorei ter te encontrado lá, você é super fofa!! tomara que consiga fazer os cursos e que se encontre nessa nova área! estou torcendo por isso, me mande notícias viu?
      beijocas!

      Responder
  8. Roberta

    Hoje o diário foi o tipo de texto “precisava ouvir”, ler no caso. Também padeço desse mal, não de ser mimada, mas de demorar para reagir, é um processo longo e doloroso, que muitas pessoas não entendem e me acham fria, mas na verdade eu estou internamente tentando amadurecer aquela situação, ou por muitas vezes acabo evitando e deixando de pensar pq nao sei como reagir e mudar o que precisa mudar… Muito difícil! Mas, todo dia é um novo dia, não vamos desanimar, uma hora a gente melhora!! Bjos Martinha, parabéns pelo texto!!!

    Responder
    • oi roberta!
      te entendo muito com esse negócio de ficar por dentro maturando o assunto, ponderando as coisas, e só então externar. acho isso uma qualidade, na verdade; mas é verdade que quem está de fora às vezes não tem paciência ou sensibilidade, e acaba apelando para julgamentos de “você é isso” ou aquilo.
      difícil é mesmo. mas não é impossível passar por isso. então, vamos em frente!!

      Responder
  9. Isabelle Vieira

    Esse texto do diário dessa semana serve perfeitamente pra mim Martinha, e viva os recomeços porque né! rs
    Os looks que eu mais gostei da semana foram o 2 (desde quando vi no snap ou no insta, não me lembro bem, apaixonei, é muito lindo!), e o 3 e o 5 também estão super fofos e leves, adorei!
    Sobre dieta você é muito guerreira, ainda mais com tanta coisa gostosa em casa ali, prontinha pra ser comida haha, mas tá certa, tem que se fazer a cada dia mais forte e tentar se superar (falo isso pensando em mim mesma porque a coisa tá tensa rs).
    Acho legal sim você fazer um tutorial de babyliss até porque eu sou uma que acho seu cabelo lindo demais!! E em várias ocasiões tem as ondinhas do babyliss né, então seria uma boa.
    Pra terminar, fofos seus avós e realmente nem parece que eles estão na casa dos 90.
    Boa semana!
    beijos

    Responder
    • sobre a dieta, estou tentando pensar que justamente porque sempre tem coisas gordas aqui em casa, eu não preciso sofrer toda vez que tem uma. embora um bolo de chocolate com brigadeiro seja para lá de difícil de resistir. só não provei porque sabia que ia jantar fora, e que rolaria gordices. aí não dá para comer tudo né? já que vai sair da dieta, escolhe uma coisa só.
      e sim, meus avós são fofo demais. mó orgulho deles!

      Responder
  10. Luiza Cerqueira

    Meu estilo é o clássico até demais!!! kkkkkk..sempre acho coisas legais pra mim naquela parte mais adulta das lojas de departamento..é um drama sair pra comprar roupas com amigas pq elas tem um estilo super diferente..Acompanho seu blog justamente pq acho se estilo lindo! É clássico e jovial.. elegante! Quero aprender a ser mais jovial tb!! rsrsrs. Chocada como seus avós não aparentam a idade que têm!! Deus abençoe vcs! Beijooooooos

    Responder
    • oi luiza!!
      eu sou suspeita para falar porque eu realmente adoro ter esse estilo mais clássico. mas se você achar que está clássica demais, tenta ver em outros looks de outras pessoas o que é tem elas fazem de diferente, para o clássico não ficar tão clássico, sabe? ou até observe pessoas de estilos completamente diferentes e veja o que você pode trazer para sua realidade. assim, você não deixa de ser você, mas também não fica um tanto frustrada por não conseguir fazer um pouco mais do que o básico. entende o que quero dizer? no final das contas, moda é um jogo de auto conhecimento misturado com tentativa e erro/acerto.
      vai sem medo! :*

      Responder
  11. Larissa

    Falou tudo que tava precisando refletir Martinha!! O DM já virou parte da minha rotina de segunda-feira! Sucesso :*

    Responder
  12. Bruna

    Martinhaaa… tive que parar para dizer como seus avós estão ótimos! Estão dando um tapa na cara da idade em!
    Que Deus conserve eles assim.
    Beijos, você como sempre linda!

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com