post da Martinha Fonseca

Um pouco de silêncio cai bem

24 ago 15

Para quem nasceu falando pelo cotovelos – e seguiu vivendo assim por boa parte dos 27 anos que Deus deu – aprender o valor do silêncio foi uma lição árdua. Muito por conta de que eu, confesso, gostava de ouvir que falar demais era um traço meu, minha personalidade, minha forma de viver. Encarava como uma marca registrada minha e que, portanto, deveria ser mantida e alimentada. Foi difícil encontrar o equilíbrio entre continuar sendo eu e não falar demais sobre coisas demais para pessoas demais.

Em todos os campos da vida, uma das boas lições é aprender que um pouco de silêncio cai bem. Em tempos de internet feroz e surtada, as pessoas tendem a achar que são obrigadas a ter opinião sobre tudo (“você não tem nada pra falar sobre isso? que absurdo!”) e que, pior, são obrigadas a expressá-las. Bem, eu parto do pressuposto que se não eu não domino o assunto e eu não sei falar nada além de uma impressão pessoal sobre alguma coisa, melhor ficar calada ou compartilhar o que penso no privado, com pessoas selecionadas que têm boa intenção em entender o que eu quero dizer.

Vale também bastante para mim pensar que compensa muito mais se eu abrir a boca apenas para falar coisas boas; e que se por acaso eu não tiver coisas boas para falar, melhor não falar nada. Afinal, para bom entendedor meia palavra – ou nenhuma palavra – basta e é melhor ser essa pessoa que manda boas energias do que aquela que perde tempo falando mal. Até porque quem fala mal demais de tudo, fere quem escuta tantas coisas ruins mas também se deixa preencher por coisas ruins. Sai todo mundo perdendo.

Nos relacionamentos, a mesma coisa. O silêncio tem o seu valor. Meu namorado é meu melhor amigo, mas não precisa ser meu único amigo. Posso falar dos meus sentimentos com ele, mas posso dividir – porque não – esse peso com outras pessoas também. Sim, peso. A gente passar por momentos difíceis, claro; a vida é feita de altos e baixos, e desabafar tudo isso com a mesma pessoa sempre pode sim tornar o relacionamento pesado demais, e as coisas não precisam ser desse jeito.

A mais difícil lição do silêncio, no entanto, foi aprender que não custa nada não sair contando as coisas boas que te acontecem. Tá, as redes sociais estão aí e me parece muito natural que as pessoas evitem compartilhar seus desesperos, medos e fracassos por lá. Sim, as redes sociais se tornaram o lugar em que todas as pessoas são felizes. Mas até a felicidade chegar mesmo, até aquele projeto acontecer, até aquele sonho se realizar, vale muito ficar caladinha, torcer em segredo, fazer sua parte nos bastidores, silenciar antes de festejar o que nem aconteceu. À duras penas aprendi que é melhor mesmo não falar nada sobre o que ainda não aconteceu por ninguém. Uma vez me explicaram isso, e na minha cabeça fez muito sentido: o não falar de seus projetos para outras pessoas não envolve necessariamente esse medo quase paranóico da inveja alheia; basta que sua melhor amiga não esteja em um bom dia para ela também, ainda que sem intenção, ajude a interferir com uma atmosfera pesada para coisas boas serem mandadas para longe.

Silêncio. De vez em quando, faz bem.

A segunda parte do Diário de hoje é bem curtinha, só com os looks! Mas não chorem: 1. porque tem muitos looks! Eu acho que nunca fiz um diário de madame com tantos!!; 2. porque eu resolvi fazer algo inédito aqui no blog, e filmei 2 vlogs da semana seguidos. Teve um na terça-feira passada, e amanhã entra outro no ar!! yey!! Já já começo a editar, e amanhã bem cedinho ele entra no ar, combinado?

diariodemadame-1

1. Look 1(prova de roupas para editorial): Blusa Dafiti, Colar Cat Store, Saia Riachuelo, Bota Capodarte, Bolsa Schutz
2. Look 2 (evento Arezzo): Blusa Lollita para C&a, Saia Boah, Espadrilha Schutz, Colar Melinda Melinda, Bolsa Louis Vuitton
3. Look 3 (evento mesckla): Vestido e brinco Mesckla, Sandália e Clutch Schutz
4. Look 4 (reunião): Blusa Bob Store, Calça Farm, Colares Comparatto, Sandália Schutz, Bolsa LV
5. Look 5 (aniversário): Blusa Lollita para C&A, Calça Zara, Colar Frésia, Sandália Arezzo, Bolsa Schutz
6. Look 6 (happy hour): Blusa Zara, Saia Boah, Sandália Capodarte, Bolsa Gucci
7. Look 7 (compromissos de trabalho): Blusa jeans Dafiti, Tshirt CanôCanô, Saia Boah, Gladiadora Arezzo, Bolsa LV
8. Look 8 (sábado): Vestido Dress To para Sollares, Sandália Schutz, Óculos Rosa Chá
9. Look 9 (almoço de domingo): Blusa Jeans C&a, Saia Checklist, Cinto Shoulder, Rasteira Schutz, Óculos Urban Outfitters, Bolsa Schutz

 

ufa! muitos looks!

 

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
12 comentários
  1. TIti

    Martinha, concordo contigo!
    Silêncio, às vezes, é tudo o que a gente precisa.
    Sou mega animada a amo estar cercada de amigos sempre, mas vez ou outra viver no seu mundinho um pouquinho tb é bom!
    Sobre os looks fiquei encantada com o do evento da Meskla!
    Vestido perfeito, make fatal e brinco maravilhoso!!!
    Amei, amei, amei!
    Bjinhos!

    Responder
    • é isso! equílibrio é tudo nessa vida!
      algo que parece simples né? mas se a gente não abrir o olho para prestar atenção, a gente esquece que ficar calada tem o seu valor.
      sobre o look do evento da mesckla, meu preferido da semana também!

      Responder
  2. Clara

    Quanto look mais lindo que o outroooo! Adorei Martinha!

    Responder
  3. leticia

    martinha, fico feliz em saber q amanha tera vlog de novo! seus videos sao otimos e seus vlogs tambem, acho que vc tem um grande futuro como youtuber, não perde em nada para canais maiores hahaha e quanto look maravilhosooooo! printei varios pra pasta de inspiracao kkkkk

    Responder
    • aiiii, tomara letícia1
      eu realmente demorei pra entrar no youtube, mas quanto mais eu faço mais eu estou gostando! e é bom que vou relaxando mais, né? estou adorando!! beiojs!

      Responder
  4. Lais Santana

    Os looks desse postar estão mto lindos! Mas o q eu mais amei foi a calça amarela, com a blusa laranja!! Mto top, e diferente do q normalmente vc usa. Bjs Martinha!

    Responder
  5. Com certeza esse silêncio é muito necessário. Como boa tagarela também me sinto na obrigação de vigiar tudo o digo por aí, principalmente sobre a vida pessoal.

    Sobre os looks… como lidar com esses looooooks? AMEI todos! Adoro seu estilo, fico aqui desejando tudo.

    Beijosss

    Responder
    • é, é uma delícia ser uma pessoa que fala, que anima o ambiente quando chega, mas é preciso ter cuidado mesmo. beijos, madame!!

      Responder
  6. Carol

    Martinha, amei o look 2. Qual o tecido da saia? Beijos

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com