post da Martinha Fonseca

Me ajuda, madame!

Tem uma peça e não sabe como usar? Então vem cá que eu te ajudo!

12 ago 15

Ai como eu estou feliz de colocar esse post no ar! Quando comecei o Armário de Madame, eu não queria ser só mais um blog de moda, e nem queria falar de moda como as pessoas, no geral, ainda pensam que moda é: algo fútil, banal, algo que não serve para nada a não ser para conversas bobas de pessoas que não tem nada melhor para fazer.

Moda não é isso. Para mim – e eu sei que para vocês também, madames – moda é auto estima, é auto conhecimento, é expressão pessoal; e talvez seja exatamente por isso que comprar uma peça e não saber usá-la parece ser tão frustrante. Parece que a gente não se conhece, parece que não temos criatividade, parece que não nascemos para aquilo. Aliás, nada me entristece mais do que ouvir de alguém algo como “ah, mas ela pode usar isso, ela é blogueira“. Não, gente, todo mundo pode ousar um pouquinho por dia se quiser, ou um “poucão”. Basta querer.

E pensando nisso tudo é que estou feliz de colocar esse post no ar! Eu propus a idéia, vocês toparam, e aqui está o primeiro post do “Me ajuda, madame!”, um post para vocês me mandarem fotos de peças que não sabem usar e eu ajudar vocês (tomara, né??) a resolver o problema. Que tal??

A madame estreante é a Larissa, que me mandou a foto dessa saia preta com detalhes branco e preto que ela não sabe como usar: “eu só sei combinar com uma blusa de sedinha branca que eu tenho“, disse ela.

como-usar-leitora-6

A regra básica para um armário inteligente é: cada peça de baixo deve combinar com pelo menos 3 partes de cima do seu armário. Vamos, então, ajudar Larissa a acabar com esse perrengue?

como-usar-leitora-1

Como Larissa me disse que a saia é bem curtinha, minha primeira opção foi pensar em algo confortável, que ela não precisasse necessariamente usar salto (embora ela tenha me contato que é mais baixinha, e bem, baixinhas adoram saltos, né? hihih). O tênis branco está na moda e além disso, a cor ajuda a dar leveza ao visú, já que a saia ter esse ar meio pesado me parece ser o grande problema (e talvez por isso a combinação óbvia seja sempre a blusa branca). Vamos dar leveza ao look, então, combinando cores claras, mas não necessariamente branco, como o tricô azul clarinho que pode ser usado por cima da blusa, dando um ar despojado. Acessórios delicados complementam o look.

como-usar-leitora-2

Outra idéia de look é dar um update na combinação básica. Nada demais usar a saia com blusa branca ou branca preta, mas que tal usar o truque da terceira peça e sobrepor uma jaqueta jeans? Esse look ficaria fofo para ir ao cinema ou uma saidinha de fim de semana bem descontraída. A dica aqui é equilibrar: já que o look é mais simples nas roupas, se joga nos acessórios. Concordam comigo que a bolsa vermelha e o salto alto garantiram um ar mais arrumadinho ao look?

como-usar-leitora-3

 

A terceira sugestão de combinação é algo mais ousado – de leve – e mais arrumadinho. Um look para equilibrar o fato de a saia ser curtinha: a blusa social já garante um ar mais sério, assim como o blazer (escolhi branco para dar leveza ao visú). Por outro lado, a mistura de estampa feita suavemente entre o floral da blusa e as listras da saia deu um ar jovial ao look, assim como a sapatilha de trançar com bico fino. É um modelo super atual e enriquece o look com os detalhes diferentes que tem.

Como o visual já está bem produzido, uma bolsa preta discreta para complementar.

como-usar-leitora-4

Eu sempre digo isso aqui e vocês parecem não acreditar: quando tudo der errado, use uma blusa jeans. Novamente, fiz a opção por uma blusa de tom mais claro para dar leveza à saia. Rasteirinha básica nos pés, e uma bolsa maior, já que esse me parece um look mais diurno. Para finalizar e dar um toque fashion, feche todos os botões da blusa e coloque um maxicolar, dourado, prata ou até com cor, como na foto. O truque não é novo, mas ainda funciona super bem. Se joga!

como-usar-leitora-5

Por fim, uma combinação fácil de fazer, mas nem por isso menos interessante. Eu também já falei muito dessa dica aqui, então aqui vai: cinza is the new black. or the new white. or the new qualquer coisa. Combina com tudo, é super curinga e menos obvio. Vale à pena achar seu tom de cinza favorito (mais claro ou mais escuro) e se jogar. Acessórios coloridos ou estampados, como a sapatilha de onça, são perfeitas para essas horas: você complementar o look e dá interessância num passe de mágica.

Como aqui a idéia é ficar bem vestida mas sem chamar muita atenção, oncinha nos pés, maxicolar prata e bolsa pequena para complementar.

Quer aparecer aqui nesse tag? Então madame email para martinha@armariodemadame.com, com o título “me ajuda, madame”. Quem sabe você não é a proxima, hein??

Categoria: Moda
Comente pelo facebook
38 comentários
  1. Lycia

    Fantástico! Adorei as dicas e concordo que realmente uma camisa jeans é tudo no guarda roupa!!Uso com a minha com Short, com saia, com calça, com jeans, com tênis, com salto, com rasteira…poderia escrever uma pagina inteira de opções!!Sucesso Martinha

    Responder
    • hahaha eu também poderia, lycia! fico me segurando para não usar apenas blusa jeans. eu tenho 4 no meu armário, e isso é a desculpa perfeita paa eu dizer “são blusas diferentes, então posso usar sem parecer repetido”hahaha alockaaa!
      beijos!!

      Responder
  2. Larissa

    Aeeeeee!!!! Feliz de ajudar o AM com a sugestão da peça!! Amei muito martinha!!! Já estou caçando roupas similares aqui no guarda roupa pra tentar fazer as combinações que você sugeriu! Os meus favoritos foram o do tênis branco (que ainda não tenho mas To louca pra ter), o da bolsa vermelha e o da blusa cinza!

    Brigada pela ajuda martinha!! Q a nova tag seja um sucesso e ah já pode mandar de novo?? Hahahahahahah beeeeijos

    Responder
    • êeeee!
      sabe que eu também estou louca atrás de um tênis branco pra mim??? ainda não achei do jeito que eu quero. vi que na schutz tem tênis novo, mas rosa e azul. perguntei do branco mas não souberam dizer se teria :(((
      anyway, fico feliz que tenha gostado dos looks, espero que as dicas sejam uteis mesmo!! e sim, vai vasculhando aí o armário que certamente tem algo parecido!!! beijos, madame!!! obrigada pela confiança, viu???
      e sobre mandar de novo, pode sim!! mas espera um pouquinho só pra eu dar prioridade a outras madames agora!! beijocas!

      Responder
  3. Beca

    Lembro de ter comentado essa ideia, mas foi totalmente ignorada por você. rs
    Que bom que você resolveu fazer isso agora, vai ajudar muito!

    Responder
    • como assim ignorada, madame?
      é que demorou um pouco entre receber email das leitoras, montar os looks e preparar post. mas foi só isso!
      desculpa se você sugeriu isso e eu não respondi. não foi intencional!
      beijos!

      Responder
  4. Mirela Vasconcelos

    Uhull Arrasou Madame!!! Adoreii todos os looks e também essa nova abordagem do blog.
    :*

    Responder
    • êeee! que bom, madame! fico super feliz!!! <3 se tiver peças, me manda a foto também! não só você ganha a ajuda, mas outras madames também podem se inspirar, néam? beijos!

      Responder
  5. natalia

    Martinha, amei a proposta!!!!!! Vou mandar email sim!!!!!

    Responder
  6. Amanda

    Adorei o post Martinha! Achei a ideia super bacana e diferente! Os looks ficaram incriveissss, serviram de inspiração! Vou procurar peças no meu guarda roupa para ter a sua ajudinha também kkkk

    Responder
    • isso, madame! procura sim!! é ótimo a gente olhar com outro olhar aquilo que já temos! :)
      até mesmo para organizar a lista de compras e ver o que realmente falta e não o que a gente acha que precisa só porque não sabe dar vários usos ao que já temos :*

      Responder
  7. Carol

    Post esperado e maravilhosoooo!!! Martinha, ficou show, parabens!!!
    As dicas foram show!
    Ansiosa pra mandar meu email!!!
    Beijooo

    Responder
  8. Aline

    O post ficou muito maravilhoso! Parabens :)

    Responder
  9. MARIA

    Gente, quando eu achava que as opções tavam acabando, descia e aparecia outra! E nada muito difícil de fazer! Amei muito esse post!

    Responder
    • MARIA

      Vi agora que você comentou estar atrás do tênis branco, não sei se é o que você quer, mas exatamente esse superstar da adidas (da foto) tem na Artwalk, no Shopping da Bahia. Rodei um pouco procurando, mas lá achei de primeira!

      Responder
    • hahahah que bom, mariA!!!

      Responder
  10. Aline

    Primeira vez que comento no blog (sempre tive vergonha, rs) apesar de acompanhá-lo há mais de 3 anos e já ter te visto pessoalmente duas vezes aqui em Salvador mas tive que vir dizer que adorei essa nova tag e agradecer!
    Muuuuito obrigada, Martinha! Ela será muito útil para nós leitoras! :)
    :**

    Responder
    • aline!!
      oh, que fofa!!!
      tenha vergonha nnao, madame! amo os comentários aqui, porque me fazem me sentir menos sozinha!
      volte sempre, viu? e comente mais vezes!!

      Responder
  11. Thianne

    Adorei a proposta e achei ótimas as dicas e combinações para a estreia! ;)

    Responder
  12. Francielle Santos

    Martinha como sempre você arrasa!!! É por isso que fico mais fã ainda deste blog, vc sempre nos surpreende com ótimas ideias e criatividade. E como já disse em um outro comentário… o seu diferencial como blogueira é tentar sair desse lugar comum e clichê em que vários outros blogs acabam virando: um comércio e um canal sem interatividade, sensibilidade e prazer. E o Armário vamos combinar passa longe disso… q bom! Aqui moda é arte, é corpo, texto e é claro…lucro também (acredito), mais é tudo na medida certa! Desculpa o texto enorme…. :) De todos os blogs que frequento, aqui é o único espaço que eu (leitora assídua) raramente comento. :) Bjinhos e toda sorte p vc!!!

    Responder
    • nem precisa pedir desculpa!!! amo comentários enormes, e amo mais ainda quando veio cheio de amor assim! obrigada!!! meu obejtivo sempre foi fazer do AM um espaço com função, com sentido, sabe? lógico que é meu trabalho e que eu preciso ganhar um dinheirinho para pagar minhas contas, mas isso não quer dizer que eu seja menos sincera quanto às coisas que eu coloco aqui. no final das contas, a idéia é falar de moda, de auto estima, de de dicas de amigas; ou seja, falar de coisas boas!!!
      beijocas!

      Responder
  13. Luiza Cerqueira

    Adooreeii esse post!!! Às vezes compramos a peça e não pensamos antes se ela vai combinar com o que temos no armário!! Tenho váaarias assim..rsrs.. como não tenho esse olhar diferenciado na combinação de cores e estampas , acabo deixando de lado muitas peças ou combinando de uma maneira óbvia.. Super legal as dicas..Beijoooos

    Responder
    • é, é comum, mas é muito chato quando acontece né? esse post é justamente para ajudar a gente a não passar mais por essas situações! :)
      beijos!

      Responder
  14. Sara

    Muito boa essa nova tag!! Parabéns pelo trabalho com o blog!

    Responder
  15. Isabelle Vieira

    Madame, que post bacana!!!
    Amei as diquinhas, quero mais ‘me ajuda madame’, quem sabe toda semana hein!?
    Se eu tiver uma peça também vou enviar mas mesmo vendo sua sugestão para as peças de outras madames eu curti bastante!! :)
    beijos

    Responder
    • envie mesmo!!
      mas é isso mesmo que você falou: só de ver as dicas de looks para outras pessoas, a gente já aprende também!! :)
      beijos!

      Responder
  16. Camilla

    Adoro esse tipo de post, sempre me faz abrir a mente e pensar um pouquinho mais pra fora da minha caixa! Nunca tinha pensado em usar cinza + P&B + onça e agora já quero! Aprovadíssimo. Beijos!

    Responder
  17. leticia

    martinha, vc arrasa demaisss!!! seu estilo é maravilhosoooo q isso!!! razouuu no post

    Responder
  18. […] quem não viu ainda, vale à pena olhar nos posts anteriores e achar o primeiro post do “Me ajuda, Madame”, […]

    Responder
  19. Lara

    Arrasou demais!! Adorei a ideia do ‘me ajuda, madame’
    Muito sucesso para voce! Adoro o AM!

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com