post da Martinha Fonseca

Diário de Madame: Viva apesar do medo

Lá do outro lado, depois da chuva, depois da dúvida, depois do medo, tem uma vida inteira esperando por você

18 maio 15

Sabe, medo é uma coisa que existe. Não adianta negar, não adianta dizer que não tem ou achar que você é um alien porque sente medo de alguma coisa. Querendo ou não, uma hora ele vai estar lá. Cedo ou tarde, ele vai aparecer. Vai ser medo de morrer, ou de viver. Pode ser medo de altura, ou pode ser medo de baratas, sapos, cobras. Pode ser medo de perder alguém, medo de passar vergonha. Medo de falar demais, ou de menos. Medo de não ser suficiente.

Enfim, lista extensa pra caramba e uma conclusão é certa: medo existe e negar não muda nada. Tampouco se deixar levar por ele. Até porque, medo pode ser um negócio perigoso. Paraliza a gente, atrapalha a vida, e é capaz de frustrar mais do que qualquer outra decepção: o medo de querer tentar e nunca tentar de fato corrói muito mais do que a tristeza de não ter conseguido o resultado desejado ou a frustração de “me esforcei tanto, mas nem era isso que eu queria”.

A vida se revela para quem quer ver revelações, ou se torna interessante para quem é interessado. Uma vez me falaram isso e, de tempo em tempos, quando me pego duvidando de mim mesma ou com medo de fazer algo, tento me lembrar disso. Porque o lugar em que eu estou eu já tenho e não é parada que conseguirei chegar a um novo lugar. Simples assim.

E ainda que eu vá, tente e não chegue ao lugar planejado, certamente descobrirei outro lugar, outras oportunidades, outras perspectivas – e quem garante que não são justamente essas novas circunstâncias, acontecidas totalmente ao acaso e sem serem exatamente o que eu sonhava, que vão me levar a um momento de felicidade e satisfação?

A vida pode ser incrível. Acredite. Enfrente o medo. Pague para ver. Lá do outro lado, depois da chuva, depois da dúvida, depois do medo, tem uma vida inteira esperando por você. <3

Ufa! estava precisando falar isso aqui ! Fiquei assustada com a quantidade de madames que vieram falar comigo durante o Plugcitários no Ar (estava lá no sábado para uma mesa redonda sobre producão de conteúdo para diferentes plataformas na internet, ao lado de gigantes como Erick Krominski, PC Siqueira e Mauricio Cid) e disseram “ai, queria ter um blog mas tenho medo de fracassar”. Que fracassar, menina!! Você pode sim descobrir um talento, uma vocação e ter um blog estourado; ou pode não ter, e ainda assim ter vivido uma experiência incrível ou descobrir um hobby que te faz feliz – afinal, em todo blog precisa ser profissional, certo?

diario-de-madame-7

Aliás, sobre o Plug no Ar, foi o momento mais incrível de toda a semana. Imagina, eu lá, falando das minhas experiências do blog e do lado de gente tão incrível e tão importante na internet do Brasil. Deu até friozinho na barriga antes de começar, mas depois eu fui curtindo tanto que fiquei até triste quando acabou. Fora a quantidade de madame fofa que eu conheci naquele dia! <3

diario-de-madame-4

No mais, fotos dos bastidores do editorial que fotografei essa semana (entra aqui na quarta-feira, fiquem de olho). Foto que mandei no whatsapp pra minhas amigas, kkkk, só para comemorar que os cílios postiços e a maquiagem foram umas melhores invenções da humanidade. hahaha x)

diario-de-madame-5

Ah, passando para avisar que Kathi segue numa fofura só e agora ela já fala mamáaaa e papáaaa. nhom!

diario-de-madame-1

E para finalizar o DM de hoje, os looks néam?!!

Look 1 (evento de lançamento da marca Sexy Hair em Salvador): Macacão Farm para Alane’s, Blusa jeans Zara, Bolsa Prada, Sandália Santa Lolla
Look 2 (prova de looks para o editorial): Blusa Gregory, Blazer c&a, Saia Checklist, Bota Capodarte, Bolsa Louis Vuitton
Look 3 (almoço de domingo): Blusa Dafiti, Casaco Zara, Saia Boah, Tenis New Balance, Colar Mais Bonita, Bolsa Louis Vuitton
Look 4 (Plug no Ar): Blusa, saia e cinto Mesckla, Sandália Schutz, Bolsa Louis Vuitton.

Beijos, madames!

Categoria: Moda
Comente pelo facebook
26 comentários
  1. MARIA

    Preciso falar que babei e continuo babando no seu look do plugcitários desde a primeira foto que você postou! Essa saia, essa camisa, tudo maravilhoso!!
    E esse do casaco militar da zara com saia e esse NB nessa cor maravilhosa me conquistaram também! <3

    Responder
  2. Sandra Alcântara

    Olá madame!
    Medo paralisa a gente né?! Eu tenho medo de barata e de maluco (desculpa, mas não consigo usar eufemismo nesse caso)! Quando eu vejo tenho micro infartos… hehehe. Sem falar nos medos mais subjetivos, como o medo de morrer, medo de tentar e fracassar. Gostei do tema do DM de hoje, vai permear meus pensamentos durante o dia.
    Beijocas!

    Responder
    • Sandra Alcântara

      Menina, esqueci de falar dos looks, como pode?! Hihihi
      Looks lindos da semana, mas o 1 e o 4, meodeos!

      Responder
    • é, medo paralisa a gente.
      alguns são bons para deixar a gente alerta. o que não pode é deixar de fazer algo que a gente quer muito por medo. aí é mal !:(
      beijos!

      Responder
  3. Aline Amaral

    Nossa! Seu texto de hoje está incrível!!! Amei! e super bem escrito hein?!
    Me tocou profundamente as suas palavras! super me identifiquei… e como é difícil, não é verdade?! mas uma palavra de incentivo a lutar contra isso é sempre bom!
    Muito bacana o evento que você participou no sábado! faz parte do reconhecimento trabalhar com pessoas de peso nas mídias sociais de hoje em dia.
    Que fofinha a sua irmã! E seu pai todo babando, que gracinha!!!!
    Amei os looks! O macacão é um arraso, como já havia falado no instagram. O look do blazer de listra é demais e o de domingo relax é uma graça! Amei!!!
    Beijos e ótima semana para todos nós!!! =D

    Responder
    • êee, que bom que gostou!! fiz, como sempre, de coração. fiquei pensando nisso no fim de semana, sabe? como a gente deixa se levar pelo medo, pela insegurança e deixa de fazer tanta coisa bacana ou de amadurecer, melhorar, mudar por conta do medo. não pode! medo existe pra deixar a gente alerta, e isso é bom. mas não para paralisar! <3
      sim, meu pai babando horrores com kathi. tá engraçado como é diferente ser pai nessa idade. acho que vou falar disso um dia também aqui no DM.
      beijos!

      Responder
  4. Isabelle

    Olá madame.
    O texto sobre medo foi ótimo, confesso que esse sentimento faz parte da minha vida muito mais do que eu gostaria.
    Que legal que você teve a oportunidade de participar de um evento bacana e falar mais sobre o blog, você merece reconhecimento porque faz um trabalho muito bom por aqui! :)
    Ah, falando em cílios postiços, bem que você poderia fazer um vídeo de maquiagem e ensinando como colocar estes cílios, sempre tive vontade de usar mas sempre acho que deve ser complicado.
    E os looks que você usou estão super lindinhos.
    Boa semana!
    beijos

    Responder
    • eu só não fåco ainda um tutorial de cílios porque eu ainda estou praticando. já me viro no dia a dia, mas nem sempre fica perfeeeeeito sabe? tipo delineador. tem dias que sai, tem dias que é um caos. aí ainda não dá para gravar video. mas quando eu ficar craque eu gravo sim!
      beijos!

      Responder
  5. Kadja

    Ameeei a reflexão sobre o medo! Martinha, que tipo de look vc sugere pra usar com botas estilo do seu look 2, levando em consideração que eu não uso muito saia/vestido? Eu sempre uso com calça legging, mas queria diferente, mas aqui em salvador ainda me sinto estranha de botas, mesmo nesse tempo! Beijo

    Responder
    • hmmm!
      é que você restringiu bastante, já que não usa saia e vestido né? aí só sobram calça e short. e essas suas opções podem ser muito boas, porque você pode variar as combinações, os tecidos, etc.
      mas vou fazer um post só sobre botinhas, tem muita gente pedindo.
      fica ligada! beijos!

      Responder
  6. fernanda

    Martinha,sua linda!!eu AMEI esse diario de hoje,me fez muito bem..Seu blog esta show e vc de parabens!Um beijo

    Responder
  7. Mari Passos

    Martinha, eu quase não comento, mas me reconheci muito no seu texto. Aprendi a caminhar com o medo desde cedo, mas às vezes é mais difícil. Eu passei por isso recentemente. Quando decidi me mudar para Nova York e seguir carreira de atriz foi muito, muito complicado. Tive sorte de contar com total apoio da minha família, mas e o medo? Já não era mais nenhuma menina, era um risco muito grande. Por outro lado, sempre foi minha paixão. Eu não estava feliz. Só lutava contra minha vontade e sentia um vazio enorme por dentro. Percebi que minha vida não andava porque eu não queria, não era meu caminho. Até que fui para Noronha com uma amiga que não via há muito tempo, sentei no meio da natureza e fiquei parada lá, sem conversar, apenas respirando fundo. E percebi que a resposta já estava dentro de mim. Eu precisava fazer aquilo, meu coração pedia.
    Foi a melhor coisa que fiz. O melhor é que foi um medo sendo vencido atrás do outro. Fazer o teste para a escola, me mudar, todas as aulas (ser atriz é ouvir críticas sobre sua alma na frente de outras pessoas todos os dias), quando ia apresentar uma cena ou monólogo, nossa tanta coisa. Por isso que digo, nós caminhamos com o medo. Você vai caminhando e aí se dá conta que ele não está mais lá. Depois outros aparecem e cada um nos faz crescer, nos torna quem somos contanto que mergulhemos de fato dentro de nós – sei que é filosófico, mas é verdade. Se você não investigar seus anseios, o que te para naquele momento, a vida fica muito superficial. É sempre tempo de se reinventar. No meu caso, redescobri como é bom fazer o que eu amo, apesar de todas as dificuldades. A vida se abre quando seguimos nossa paixão, basta darmos uma chance. E, de presente, a vida ainda me fez conhecer meu amor. Presente extra, hahaha.
    Enfim, texto longo demais! Hahaha! Amei seu texto, você continua ainda mais linda (seus looks estão lindos) e eu continuo orgulhosa. Tá vendo? Voltei a ler com frequencia, virou parada obrigatória no meu dia a dia e, olha, me ajuda a relaxar bem, viu. :)
    Beijo grande!

    Responder
    • “um medo sendo vencido atrás do outro”. não é demais quando a gente percebe que é possível?!
      a gente se sente tão orgulhosa da gente!! nossa, da faculdade pra cá minha vida já mudou tanto, já me surpreendeu tanto, já me testou tanto…e quando eu olho para trás e vejo “wow, eu consegui” é a mehor coisa do mundo.
      quando a gente enfrenta os medos novos caminhos, novas pessoas, novas experiências aparecem. como você agora aí, em nyc, fazendo aquilo que passou a vida inteira buscando fazer. massa demais, mari!
      que todo mundo possa ter essa sensação um dia pelo menos, de vencer o medo e ver que vale à pena. beijos!!! e volte sempre, :))))

      Responder
  8. Gabi

    Confesso que há um tempinho vinha me afastando mais dos blogs e estava viciada em acompanhar apenas as youtubers (até pq de vez em quando bate aquela preguiça pra ler aqueles posts super cansativos, sabe? rs). Enfim… Mas ultimamente venho acompanhando seu blog e fiquei encantada pelo modo que vc escreve. Estou adorando! textos muito inspiradores. Sucesso Martinha!!

    Responder
    • que bom então que eu estou fazendo mais videos, gabi!! assim você acompanha o AM também!!
      e ainda de quebra ganho sua companhia aqui no DM, fico feliz!! hihih
      beijos!!!

      Responder
  9. Gabi

    Seus looks estão lindos!! Só não consigo usar ainda esse tipo de tênis em looks casuais sem achar que estou indo para academia, rs. Prefiro aqueles com uma pegada mais voltada pro bom e velho All Star, Vans, Keds…

    Responder
    • sobre o tenis, a gente tem que usar o que faz a gente se sentir bme mesmo. se esses não rolam para você, continua com o que você já tem. eu amo um keds também! <3

      Responder
  10. Livia

    Bom dia Martinha!! Queria tanto apertar o AMEI hahaha
    Obrigada pelo texto, por abordar este tema e por mostrar que sim, nós humanos somos todos iguais rs e não estamos sozinhos neste mundo!!
    Obrigada, obrigada e obrigada!!
    Boa semana pra vc e amei os looks e pena que não teve o vlog esta semana….rs queria saber mais do evento que vc participou!
    Sucesso Madame, cada vez mais e sempre!
    Beijo

    Responder
    • ahhhh, esse botãozinho tá fazendo falta né?
      mas ele vai voltar em breve!!! oremos!!
      fico feliz que ajudei você com o texto. fico realizada quando leio comentários assim!

      Responder
  11. Bianca

    Martinha, foto dessa coisa linda e de sapato de oncinha é pra gente babar de vez!!!!! Como resistir a tanta bochecha? Linda demais! Merecia o botão de “amei”.
    Beijos

    Responder
    • Bianca

      aah! em um vlog vc comentou que tinha apredido um trucón pro rabo de cabalo ficar no lugar – passa pra gente!

      Responder
    • hahaha sim! as bochechas de kathi são algo!! vai sofrer muito com muita gente querendo apertar! hahaha
      beijos!

      Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com