post da Martinha Fonseca

Como usar: Botinha de Cano Curto

Porque poucas coisas são tão estilosas quanto uma botinha de cano curto!

24 maio 15

Com a chegada da temporada de inverno – mesmo aqui em Salvador – eu me empolgo para tirar minhas botinhas de cano curto do armário. O tempo fresco ajuda, e ao contrário do que muita gente pensa, dá sim para usar botinha de cano curto em cidades em que o inverno não é tão rigoroso.

De tanto compartilhar meus looks lá no instagram, várias madames me pediram dicas de como usar no dia a dia botinhas de cano curto, sem se sentir montadas demais. Bem, o primeiro passo, tenho que dizer, é parar com essa neurose de “ah, ela pode porque é blogueira“, tá? Vamos nos libertar dessas regras doidas que a gente mesmo cria nas nossas cabeças! Todo mundo pode se vestir conforme deseja e sem medo de ser julgada, sendo blogueira ou não.

Dito isso, vamos às dicas na prática. Separei vários looks super inspiradores para vocês verem que botinha de cano curto é vida, e são muitas as possibilidades de inserir a danadinha no nosso look de cada dia.

Vamos lá?

como-usar-botinha-de-cano-curto-1

Vamos começar pela opção mais curinga de todas: short! Pode ser o clássico jeans, como nos looks aí em cima (e mesmo com o jeans os estilos podem variar, tá? mais rock, mais boho, mais clássico), ou então dá para investir em outros materiais também, como o short de couro dos looks abaixo. Fica mais rock, sabe?

Aqui a dica básica é investir em modelos mais soltinhos e folgados, principalmente na perna: short justo só fica bem na praia, tá?

como-usar-botinha-de-cano-curto-2

Outra opção é quebrar essa vibe mais masculina que a bota dá ao look combinando-a com vestidos, certamente a peça mais feminina do guardarroupa de uma mulher. Mas observem, madames, que mesmo no universo feminino dos vestidos, a variedade também existe: você pode investir no combo vestido + botinha de cano curto desde de vestidos mais do dia a dia até vestidos mais arrumados e trabalhados, ideais para eventos mais arrumados como coquetéis ou algum jantar. Ninguém precisa ficar refém de salto alto quando se pode ficar bem vestida e estilosa com botas, certo?

como-usar-botinha-de-cano-curto-3

Combinar as botas com saias segue o mesmo raciocínio da combinação com vestido: é bacana porque o estilo mais delicado de um fica equilibrado com o peso do outro elemento. A modelagem da saia fica a critério da madame: mais ampla, mais sequinha, mais rodada, mais sóbria ou mais divertida.

como-usar-botinha-de-cano-curto-6

Ah!! Ainda na categoria “saias”, achei esses looks na internet e achei o máximo: ando bem viciada em usar blusas larginhas por cima da saia (hehehe, na foto abaixo tem short também!). Dá um voluminho a mais do que usar a blusa por dentro, mas mesmo assim ando curtindo. É diferente, estiloso e suuuuuuper confortável! Nada de passar a noite toda prendendo a respiração…hahaha!

como-usar-botinha-de-cano-curto-4

Para a turma das madames que não curtem as pernocas de fora, calças e leggins são sempre boas opções. Os modelos mais justinhos e rasgados são os que combinam melhor com o estilo deslocado das botinhas de cano curto, com ou sem salto.

como-usar-botinha-de-cano-curto-5

Dadas as dicas básicas, vamos avançar na lição “como usar botinha de cano curto”. Até porque eu sei, a tirar pelo que vocês me escreveram, a dúvida mesmo é como combinar a bota com outros elementos do look, e não apenas saia, calça, short e vestido.

Separei, então, algumas opções para inspirar vocês. Vai que vocês têm essas peças no armário, né? Uma boa oportunidade para olhá-las com outros olhos e montar looks diferentes.

como-usar-botinha-de-cano-curto-11

A parka militar há um tempo aparece nas coleções, tanto de inverno como de verão. Elas tem um ar mais masculino e fashonista que combina super com botinhas de cano curto. E aí, com esses dois elementos em mão, o resto é questão de escolha: vestido, short, calça…

como-usar-botinha-de-cano-curto-10

As jaquetas jeans também são uma opção para fazer uma sobreposição com uma terceira peça e enriquecer o look com a bota. Novamente, se o resto do look vai ser vestido, saia ou calça, fica a critério da madame ;)

como-usar-botinha-de-cano-curto-7

Para quem curte look com peças práticas, os macaquinhos também são uma boa opção. E aí, você pode combiná-lo com acessórios de franjas para um look mais boho, coletes de couro para um visual mais rock, e até cardigans, se você quiser um look mais fofinho.

como-usar-botinha-de-cano-curto-8

Blazers também são uma opção. Dão uma arrumadinha no visú, sem necessariamente ficar “too much”,  já que você pode combinar com shorts curtinhos (aliás, se o short for curtinho demais o blazer super dá uma equilibrada!), saias ou vestidos.

como-usar-botinha-de-cano-curto-9

Se estivermos em dias mais frescos, a jaqueta de couro é uma excelente opção. Quase um clássico!

como-usar-botinha-de-cano-curto-12

Por fim, uma última inspiração para gente guardar sobre como usar botinha de cano curto: sobrepor uma camisa branca de botão com um pullover, combinando a dupla com saia fica fofo demais, gente!! Bem feminino, bem arrumadinho. Faz ou não faz bonito?

Espero que vocês tenham curtido esse estilo de post “como usar”. Há um tempão que eu não fazia um assim por aqui, né? Mas se quiserem posso voltar a fazer mais vezes <3 vocês que mandam!

beijos, madames!

Categoria: Moda
Comente pelo facebook
16 comentários
  1. Dayanne

    Olá Martinha, tudo bem? Adorei o post e confesso que sou alucinada por botas mas nesse calorão não me sinto confortável pra usar hehehehe. Gostaria de aproveitar pra parabenizar o blog e te agradecer, porque mesmo sem saber, vc me ajuda muuuito. Eu sou de Fortaleza e me mudei pra Salvador ha 3 anos.Entao todos os lugares que vc indicava (salão, lojas, etc) eu ia atrás kkkkk. Atualmente to fazendo intercâmbio na Irlanda mas continuo te acompanhando pra saber das novidades hehehehe. Gostaria de pedir uma coisa: aqui eu viajo muito e eu ja desisti de usar salto pq meus pés ficam sempre acabados. O que vc acha de fazer um post com dicas de como usar tênis e rasteira de um jeito mais arrumadinho pra sair a noite e tal? Seria beeem util e me salvaria de uma crise sempre que fosse arrumar mala haha. Beijos e muito sucesso sempree!

    Responder
    • Lívia

      Adorei sua sugestão Dayanne!

      Responder
    • oi dayanne!!
      que massa que minhas diquinhas são úteis para você! fico super feliz!!! mesmo você estando agora na irlanda! :)
      sobre as botas, no calooooor-calooooor, aquele intenso de janeiro eu também não uso não. mas no calor-fresco do meio do ano eu amo!! é só usar com outras peças mais levinhas para não passar calor. porque sapato fechado por sapato fechado, pra mim essas botinhas são iguais a usar sapatilha. <3
      sobre sua sugestão, pode deixar que vou fazer outros posts desses de "como usar", e aí aproveito e faço esse de tênis e rasteirinha.
      beijos!

      Responder
  2. Sandra Alcântara

    Olá madame!
    Vejo essas botinhas lindas nas lojas e sempre acho que vou comprar e não vou usar, agora já tô pensando no caso… heheheh
    Beijocas!

    Responder
  3. Dami

    Martinha, eu sou baixinha e tenho vontade de usar essas botinhas, mas tenho medo de me encolher, sabe? As botinhas de salto fazem alguma diferença ou dá tudo no mesmo? Rsrsrs

    Responder
    • salto sempre faz diferença. :)
      mas você pode apostar em modelos mais baixos, com o corte da bota bem no calcanhar, ou até mais cavado, mais pra baixo. quanto mais no meio da canela, mais encurta mesmo.
      de todo modo, as combinações com pena de fora alongam, e os looks monocromáticos com meia ou calça também :)
      beijos!

      Responder
  4. Kadja

    Ameiiii o post! Já tinha comentado em outro pedindo! rsrs
    Eu uso vestido muito pouco, e saia nada! E ficava com medo de usar com short, ainda acho muito estranho aqui em SSA, fico usando sempre com legging, mas vou começar a arriscar mais! Adorei com macaquinho tb, ótima opção!!
    Amei, amei, ameiiii o post kkkkkkkkkkk
    beiijo, boa semana!

    Responder
  5. Aline Amaral

    O post caiu como uma luva para mim… estou pensando seriamente em comprar uma botinha para mim. E é aquelas coisa, paguei a língua porque não achava bonito hahahaha
    Agora estou encantada, e o post me ajudou a clarear as opções que podem ser várias do que combinar com esse calçado.
    Eu não costumo usar muito na minha vida o “como usar” quando se refere a tendências, mas esse eu gostei muito. Acho que bota é sempre atemporal, não tem um ano que ta em alta e no outro não está… só os estilos mesmo!
    Dessa forma, gostaria de saber se aquele coturno que a Dafiti te mandou é confortável. Eu tenho uma certa dificuldade em gostar doe modelos de bota. Tem horas que acho muito pesado e outras não combinam. Aquela combinou com o que eu pensei: dá para usar com saia, com leggings, shorts e vestido. E nada mal para uma primeira aquisição para se adaptar né?!
    Continue fazendo, isso funciona pra caramba em nossas vidas! =D
    Beijos, Martinha!

    Responder
    • êee! que bom que gostou!!
      eu gosto de “como usar”, embora nem todos os posts necessariamente combinem com todo mundo né? mas acho útil para dar aquele “refresh” na cabeça!
      que bom que as madames estão gostando também!
      vamos nos jogar nas botinhas!

      Responder
  6. Isabelle

    Adorei o post. Essas botinhas estão super em alta e tem um modelo mais lindo que o outro, adoro quando tem looks de inspiração!
    bjos

    Responder
  7. Luna

    Oi, tenho 41 anos. Ganhei uma bota cano curto coutry. Nao é meu estilo. Mas foi minha filha quem me deu. Posso usar , sem parecer ridícula ? Se fica legal , com qual tipo de roupa. Ela tem um saltinho meio quadrado pequeno e é mais larguinha nas pernas. Me ajude. Obrigada.

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com