post da Martinha Fonseca

A tal da zona de conforto

e os pequenos passos que podemos dar para fora dela

25 maio 15

Alguns exercícios do crossfit podem ser matadores. Não é preciso fazer muitas aulas, por exemplo, para dar de cara com os “burpees”, um dos exercícios que mais dá arrepios aos crossfiters.

* abaixo, um video que achei na internet só pra exemplificar para quem não conhece o que é burpee.

Mas você veja que, até para os burpee, há remédio: prática, cabeça forte para não desistir no meio do caminho e força de vontade para sair da zona de conforto. Pelo menos foi isso que um coach me disse uma vez: “no crossfit, se você ficar sempre esperando a respiração voltar, os batimentos diminuírem e retomar o fôlego totalmente para continuar o exercício, você nunca vai melhorar. É preciso sair da zona de conforto, forçar sempre um pouco. Senão você não acaba nunca, senão você não evolui“.

Pura verdade, sabe? Comecei fazendo 5 burpee e morrendo. Mas semana passada mesmo, depois de tanto treinar e de 7 meses de crossfit, fiz rounds de 15 burpees sem quebrar, sem parar. Não é que evoluí? Não é que era verdade o conselho do coach?

Aí vocês vejam, madames, que assim como no crossfit, na vida também a lógica é a mesma: se a gente não forçar um pouquinho, se não sair da zona de conforto nem que seja com um pézinho só para fora, a coisa não muda, não melhora. E aí, para os mesmos estímulos, os mesmos resultados, né? Fica fácil concluir isso.

É uma ligação por impulso que a gente sempre faz e que agora tenta não fazer; um comentário maldoso que a gente tinha por costume fazer e agora se força a pensar 2 vezes antes de falar; é uma rotina mais saudável que custumava ser frustrante mas que agora não será mais porque você simplesmente decidiu que vai conseguir fazer. Todo mundo tem algum desafio para vencer a cada dia. Todo dia.

Escolha sua batalha – uma de cada vez, se for preciso. Evolua lentamente, mas evolua. Eram 5 burpees, agora já faço 15. Mas comecei fazer a 6 no início, para sair da zona de conforto; e depois  7 achando que não chegaria ao final. Mas cheguei. Às vezes, depois de todo mundo. Mas cheguei. Porque aqui não importa o quão difícil foi, nem quanto sacrifício e energia eu dediquei a isso. O importante é que eu consegui.

Então se você já reparou que tem coisas na sua vida e no seu comportamento que você precisa mudar, mude. Saia da zona de conforto, pare de apenas identificar o problema e faça alguma coisa a respeito. Porque ficar só dizendo algo como “eu sei que eu sou assim” não vai resolver. Enfrente o medo (lembra o que falei no Diário de Madame da semana passada?), assuma um novo objetivo, saia da zona de conforto, estabeleça metas e cumpra. Nem que seja dolorido, nem que seja sofrido, nem que seja no esforçø. Mas cumpra.

Seja racional. Faça algumas tentativas, mesmo que o coração diga o contrário. Saia da zona de conforto. Um pouco de esforço, um pouco no limite, mas vá. Como disse o Coach, se você não se pressionar um pouquinho, se você não expandir seu limite toda vez em mais um cadinho, o resultado não vem. Para os mesmo estímulos, os mesmos resultados. E você já cansou dos mesmos resultado, não?

 

—-

Bem, essa semana tem vlog contando todos os detalhes, timtim por timtim para vocês da minha semana. Então, por aqui, apenas os looks, com todos os detalhes das peças e da ocasião que usei cada um deles ok?

diario-2

Look 1 (evento Natura, terça-feira): Blusa Sarttore, Calça Mesckla, Sandália Santa Lolla, Bolsa Ellus (Dafiti), Cardigan Maria Filó para C&A.
Look 2 (evento Schutz, quinta-feira): Blusa Sly, Saia Boah, Bomber Lalá para Riachuelo, Oxford Maria Filó para C&A, Bolsa Louis Vuitton, Colar Melinda Melinda
Look 3 (jantar com amiga, sexta-feira): Blusa e Saia Sly, Cinto Le Lis Blanc, Blazer My Place, Oxford Maria Filó para C&a, Bolsa Arzen.
Look 4 (buscar no namorado no aeroporto, sábado): Blusa Zara, Saia Boah, Sandália Schutz, Bolsa Louis Vuitton, Colar LR Bijoux.

Ah, para quem ficou off no fim de semana, não deixa de conferir aí embaixo os posts de sábado e domingo, tá? O Armário de Madame não pára!!

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
2 comentários
  1. Aline Amaral

    Adorei a reflexão de hoje. Poxa, isso me fez repensar em muitas coisas da minha vida… daquele assunto do e-mail e mais umas coisas que a gente tem que evoluir na profissão né! isso é sempre muito bom, nos faz pensar! Mas não só pensar e guardar como algo a fazer, e sim colocar em prática. Isso me deu algumas ideias, talvez anotar algumas metas do que eu preciso fazer para mim mesma durante a semana ou durante o mês para alcançar o que eu quero e preciso! Acho essa uma boa forma para tentar se forçar e adquirir hábito de fazer certas coisas.
    Uma das coisas que estou tendo orgulho de fazer é a seguinte (é uma bobeira, mas para mim, uma evolução): estou fazendo certinho meu tratamento dermatológico. Sem deixar me vencer pela preguiça ou dormir sem os remédios! Estou super feliz pois venci a zona de conforto que eu estava e agora criei o hábito. Minha pele está ficando joia… rsrs
    Esse é um passo diante muitos que quero dar, mas cada um com suas limitações. E o melhor delas, ultrapassá-las!!!

    Mudando completamente de assunto, tô encantada com esses looks!!! Todos lindos! E até a calça curtinha eu gostei. É diferente né, e achei interessante!!! =D Amo quando vejo novas possibilidades e novos gostos!
    Uma das peças que mais amei foi a jaqueta preta! De onde é a sua? Estou tentada há algum tempo… é aquela coisa, ele embeleza os looks!! E essas mais sequinhas se aproveita mais né!
    Outra coisa legal de hoje é que comprei meu livro Jardim secreto!!!! |o| estou animada para começar!!!! =D
    Beijos e ótima semana!!!!

    Responder
    • é, é preciso colocar em prática.
      a gente às vezes fala demais, e usa isso até como escape. se esconde atrás do “pelo menos já identifiquei o problema” ou “vou mudar em breve”, ou “na proxima oportunidade eu faço diferente”, só que nunca faz, sabe? é preciso mesmo se forçar a começar. sair da inécia é o mais difícil. depois a gente pega o embalo!
      ahhh comprou o livro?? hahaha eu tô nervosa que faz 15 dias que eu não pinto nada!!! falta tempo!! kkkkk
      beijos!!

      Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com