post da Martinha Fonseca

Diário de Madame: Se conheça

aprender mais um pouquinho só nós mesmas nunca é demais

16 mar 15

Quando a gente se conhece – de verdade, sem máscaras e sem mentiras – a vida fica mais prazerosa pelo simples fato de que ela fica mais simples. E quando eu falo em “se conhecer”, eu me refiro a tudo, t-u-d-o mesmo, sabe?

Vale à pena observar que tipo de roupa te veste melhor, que tipo de programação você curte mais – e, por consequência, qual você não curte; que tipo de personalidade nas pessoas você se dá bem ou porquê exatamente você não gosta dessa ou daquela pessoa (nem que seja necessário admitir que é recalque, kkk). Serve também observar como você é nos relacionamentos – se é do tipo de que sempre entrega e às vezes quebra a cara, ou aquela pessoa que perde boas oportunidades porque está sempre com o pé atrás. Se é do tipo que depende demais do parceiro (emocionalmente, financeiramente e todos os outros “‘mente” possíveis) e as consequências disso. Ou se você é o tipo de pessoa que gosta quando outros dependem de você.

É bom saber também que tipo de comida você prefere, que tipo de comida você não tolera nem o cheiro. Como você é em viagens – se acompanha a galera ou prefere determinar as programações e ser acompanhado. Se diante de um problema, você reclama primeiro para depois agir ou se apenas reclama. Ou ainda se nunca reclama de nada e está tudo sempre muito bem, sempre com uma solução, sempre de bom humor. Se acorda sorrindo ou se precisa comer primeiro para depois interagir com o mundo. Ou se, nem comendo ou tomando banho frio você consegue ser um ser humano ativo e pensante antes da 10h.

A vida fica mais simples quando a gente, de tempos em tempos, se pergunta alguma dessas coisas e encontra, ainda que demore um pouco, as respostas para cada uma delas. É que assim, sabendo que tipo de comida a gente gosta ou não gosta, a dieta fica mais fácil. Ou se a gente sabe que tipo de roupa nos veste melhor, não só a gente diminui os episódios de pânico do clássico “eu não tenho roupa“, como a gente se aceita melhor, identificando os pontos que a gente não gosta no nosso corpo mas também amando mais as partes que a gente considera mais bonitas.

Quando a gente percebe que tipo de programação a gente não gosta de ir, às vezes a gente consegue perceber também que mesmo em lugares chatos, a companhia das pessoas certas faz a diferença e o “sacrifício” vale à pena. Quando você admite para você que não gosta de alguém em específico, você se permite caminhar pelo lado mais sombrio da sua personalidade para, às vezes, constatar que é apenas implicância (e melhorar isso..)  – ou não, né? tem gente com quem o nosso santo não bate mesmo e a lista de motivos para isso é imensa e nada subjetiva.

Tem ainda os nossos rolos, namoros e casamentos. É tão importante a gente se perguntar “por quê eu me incomodo com isso?”, “por quê a viagem dele me aflige?”, “por quê eu só me sinto bem quando ele está por perto?”. A gente descobre tanta coisa sobre a a gente com essas perguntas – às vezes coisas para apenas dizer “é, eu sou assim”; em outras tantas situações, as respostas nos levam a perceber na gente coisas que a gente não gosta ou que nos fazem mal.

Meu conselho para essa segunda-feira, então, para mim e para vocês, madames, é: se conheça. Se faça pergunta, não esconda respostas. Seja sincera. E quando você achar que não tem mais nada para perguntar, nem resposta alguma para encontrar, tente de novo. Só mais um pouquinho. Só mais uma vez.

O ser humano é um bicho complexo, e se entender o mundo todo às vezes parece impossível (e, tudo bem, até um pouco desnecessário), aprender mais um pouquinho só nós mesmas nunca é demais e quer saber? Faz um bem danado! ;)

—-

A semana que passou foi tão, tão cheia que eu me perdi e quase não fotografei! kuen!! para ilustrar o Diário de Madame de hoje, um pouquinho de looks que a gente sempre gosta, né? Boa semana para vocês, madames! :*

look do dia blog de moda salvador

Look de domingo à noite: Blusa Dress ‘d | Saia Boah | Bolsa e Sapatilha Schutz

look do dia blog de moda salvador

Look de domingo pela manhã: Vestido e Cardigan Zara | Bolsa Prada | Sandália Schutz

look do dia blog de moda salvador

Look de sábado à noite: Blusa Dress D | Saia Iódice (que já não entrava em mim há um tempão! huhu!!! viva ao #saúdedemadame!) | Sandália Schutz | Bolsa Gucci

look do dia blog de moda salvador

Look sexta à tarde: Blusa jeans Renner | Short Evidence Mince | Sapato Polo Raphl Lauren | Bolsa Prada

look do dia blog de moda salvador

Look de quinta-feira: Vestido Alane’s | Bota Forever XXI | Bolsa Prada | Colar LR Bijoux

 

Madames, não deixem de conferir logo abaixo os posts do fim de semana, ok??? :)

Categoria: Comportamento, Moda
Comente pelo facebook
11 comentários
  1. Lulu

    Tinha,
    Amei o vestido de poás com a botinha da Forevis. Vou comprar uma pra mim tb! Queria te dar uma sugestão de post: dicas de looks pra quem trabalha com moda. Eu sempre usava roupas sérias quando advogava e hoje me sinto perdida na hora de me vestir. Além disso, sinto uma cobrança grande na hora de montar looks, porque às vezes me sinto básica demais. rsrs beijos tinha

    Responder
    • boa dia, lulis!!
      vou fazer uma busca de looks inspiradores pra te ajudar – e ajudar as outras madames que estão na mesma situação! <3
      beijos!

      Responder
  2. Milla (Camila)

    Martinha, estou apaixonada por esse look de sexta a tarde!Lindo, descomplicado e super estiloso! Amei o Diário de Madame de hoje, tem sido inspirador pra mim…Parabéns!Bjo grande e vamos q vamos pq hj e segunda! hhuahuahuahu!!

    Responder
    • que bom que gostou do look, milla! é bom ter uma opção de como se vestir de forma simples mas com estilo né? eu adorei esse look também!
      e sim, viva ao Diário!! adoro escrever e ver que, muitas vezes, ajuda as madames também! delícia!
      beijos!

      Responder
  3. Monique

    O diário de madame é o meu post favorito da vida! hahaha
    Adorei a reflexão de hoje.
    Só faltou dizer como foi no quesito saúde de madame, que toda semana você faz hahaha #madameobservadora
    beijo grande e boa semana para todas nós!

    Responder
    • é mesmo, monique!! hoje teve só reflexão, porque não cliquei muito as coisas da semana para ilustrar o post. mas no próximo Diário não vai faltar não, prometo!
      beijos!

      Responder
  4. Aline Amaral

    Amei o texto! Poxa, como é bom quando nos conhecemos bem, não é mesmo?! Eu amo!!!! Só que, às vezes, esqueço de me analisar. Isso acontece em épocas de relacionamento… isso atrapalha porque como o relacionamento é sempre uma aprendizagem, pode acontecer de não desenvolver certos pontos por falta do autoconhecimento!
    Com isso, adorei ter tirado um tempinho para pensar nisso tudo. É sempre ótimo ter um tempo para nós mesmas e ainda mais no início da semana, logo bem cedo! Isso recarrega as boas energias!
    Beijos.

    Responder
  5. GEORGIA MARCI

    Ótimo texto, Martinha!! É importante saber olhar pra dentro!! Nos aproxima de quem realmente somos!!
    Beijooo

    Responder
  6. Alana

    Martinha, incrível como esse texto encaixou com algo que refleti esses dias. Em meio a essas discussões e manifestações, ontem ouvi uma jornalista politica falar “Auto engano é um direito de todos, mas é importante saber lidar com as consequências disso.”. As vezes por não nos conhecermos tão bem, bloqueamos nossa mente e o nosso julgamento em relação ao outro e ficamos nessa de auto engano, inventando desculpas e justificativas (que não condizem com o que realmente pensamos). Sempre procuro refletir sobre esses pontos, acho que isso melhora minha relação comigo mesma e com as outras pessoas. \o\
    ps: Looks incríveis. E parabéns pela saia que voltou a entrar ahaha adoro quando isso acontece <3
    ótima semana, madame. beeeijo

    Responder
  7. DAYANNY

    Olá Martinha, acompanho sempre seu blog, confesso que não consigo ler todos os posts…mas por falta de tempo, porém esse em especifico eu li, e o bacana dele não é porque é a nossa realidade que escondemos de nós mesmo, o bacana mesmo é você expor o seu pensamento, por que não seus medos?! algo pessoalmente seu.

    Me identifico muito com você, pela a alegria e espontaneidade. Adoro seus looks!! ;) abraço Day

    Responder
  8. Larissa

    Verdade Martinha! Aprender a nos conhecer faz um bem danado :) amoo o diário de madame e o blog!! Todo dia procuro um tempinho pra vim dar uma olhadinha! Sucesso sempre pra você hehe

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com