post da Martinha Fonseca

Diário de Madame: Motivational Monday

Para que você precisa de motivação nessa segunda-feira?

09 mar 15

Dá um friozinho na barriga começar a segunda-feira. O novo sempre gera um instante de “ai, será que vai dar certo?“, e correr atrás para que os projetos saiam do papel é algo que sempre começa inseguro, tímido, com dúvidas e cheio de incertezas. A gente até sabe, na teoria, que é preciso enfrentar esse primeiro instante se o objetivo é, lá na frente, olhar para trás e ter orgulho do caminho percorrido e dos resultados alcançados. Mas com frequência o medo toma conta e a gente se perde dos nossos sonhos antes mesmo de tentar. É ou não é?

Esse fim de semana comemoramos aqui em casa, entre família e amigos, o aniversários de meu pai (que na verdade é hoje. Yey!). Ele sempre foi bom com as palavras, e nesse aniversário de 57 anos ele voltou a fazer algo que eu sempre gostei nele e que há alguns aniversários ele tinha deixado de fazer: falar algumas palavrinhas para os convidados antes do parabéns. <3

motivational-monday-4

Entre tantas coisas interessantes, um tópico em especial ficou na minha cabeça. Meu pai ou, como costumo chamá-lo, Dad, citou o pintor Van Gogh, numa frase que, sério, a gente deveria levar para a vida e que tem tudo a ver com esse climinha de “motivational monday” do Diário de Madame de hoje: “Se você perdeu dinheiro, perdeu pouco. Se perdeu a honra, perdeu muito. Se perdeu a coragem, perdeu tudo“.

Meu pai sempre foi/é um exemplo de perseverança e inteligência para mim: desde cedo me dei conta que ter saído da roça, de onde ele passava fome e chegar onde ele está, recomeçando tantas vezes, correndo atrás tantas vezes, se superando tantas vezes…nossa, é mesmo inspirador. Lembro que uma vez, na escola, quando a gente tinha que contar algo sobre nossos pais, minha voz ficou presa em um nó imenso na garganta, motivado por orgulho tão, tão, tão grande não deixava a história que tinha para contar sair. Quase me desfiz em lágrimas em frente de toda a sala…

Ele diz que esse meu lado empreendedor eu puxei dele – e acho que ele nem sabe o tanto que isso me deixa cheia de mim, orgulhosa de coisas que eu nem fiz ainda. Se eu puder mesmo ser parecida com ele, ah, que orgulho eu terei da minha trajetória!

motivational-monday-1

É claro que, me aventurar sozinha em um negócio ainda novo dá um medo danado. Hoje mesmo estou assim, com aquele friozinho na barriga a que me referi no início desse post. Comecei 2015 a todo vapor (quem é leitora há um pouquinho mais de tempo por aqui percebeu a mudança, né?) e quero muito que as coisas aconteçam, que o blog cresça, que nossa comunidade de madames que usam a moda para ser feliz  – e não uma comunidade de madames que são usadas e oprimidas pela moda – fique cada vez maior. Eu acredito no que faço aqui, me dedico, faço tudo com muito carinho e amor. Mas, talvez, por amar tanto isso aqui e querer tanto que os novos projetos se realizem, me vejo dominada por um medo de que nada disso dê certo ou saia conforme o planejado. A gente tem medo de se frustrar, né?

motivational-monday-2

O que meu pai me fez perceber, no entanto, é que a questão não é ter medo – isso todo mundo tem mais cedo ou mais tarde, mais intenso ou mais leve. A questão mesmo é não ter coragem, é desistir antes de tentar, é se sentir fracassado na primeira dificuldade, é não enfrentar um recomeço só porque teve medo. Se está com medo, vai com medo mesmo. Se está insegura, vai insegura mesmo. Se está atrasada, vai atrasada mesmo; lá na frente você recupera.

O que não dá é perder a coragem de tentar. Porque aí, madames, quando até a coragem tiver ido embora, a gente terá perdido tudo que faz a nossa vida ter sentido.

motivational-monday-3

Blusa – Toli | Saia – Ayeska Mello Skirts | Sandália – Schutz

 Me contem, madames, para o que você anda precisando de uma dose extra de coragem e motivação?

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
25 comentários
  1. Milla (Camila)

    Diário de hoje: LINDO!
    Parabéns p/ seu Dad, Deus ilumine sua família e que os vossos sonhos se realizem! Bjs no coraS2!

    Responder
  2. Paula

    Martinha, que lindo.. Muito bonita a homenagem que vc fez p seu pai, concerteza você é motivo de muito orgulho p ele. Agora também já sabemos de onde vem o seu Dom com as palavras (filha de peixe, peixinho é né rs)… Parabéns p seu Dad
    Agora respondendo a sua pergunta, estou precisando de motivação e coragem para voltar a estudar para os concursos da vida… Amanhã faço 30 anos e sinto cada vez mais a necessidade de ter minha estabilidade profissional e financeira… Mas tenho certeza que esse mês voltarei aos estudos com força total… Foco e Fé
    Adorei a frase pintor Van Gogh, irei utilizá-la diariamente :)
    Bjss

    Responder
    • isso, Paula! corre atrás! dá um medo danado, mas vá. eu mesma ando com esse friozinho na barriga, e as vezes o medo é tão grande que a gente fica paralisada. mas enfrente, lute por você. afinal, só você mesmo para fazer isso.
      beijos!!

      Responder
  3. L

    Chorei! Hahaha! Você é linda, Martinha! Por fora e, principalmente, por dentro. Carregar um pouco do seu pai com você é um jeito de sempre manter os pés no chão, mas não como forma de te deixar parada. É muito bom poder ter nossos exemplos dentro de casa. Bom e raro! Desfrute disso e essa será, sempre, a força que vai te dar impulso pra colocar os seus planos em prática! Fica com Deus e emane muita luz por aí!

    Responder
    • óooo, que fofa!! fico feliz que meus textos toquem as pessoas do outro lado da tela.
      beijos beijos!! obrigada pelas palavras lindas! :*

      Responder
  4. Marlene Portela

    Martinha,
    Que texto lindo e emocionante.
    A minha sábia vozinha (que agora mora no céu) dizia que “quem sai aos seus não degenera” e é a mais pura verdade. Num mundo tão ‘cibernético?’ tão bom ver jovens valorizando as relações humanas e dando valor àquilo que realmente importa: a família.Percebi, que não é à toa que me identifico tanto com você e com o blog. Você é uma linda e o look está simplesmente “maravilindo” rsrs, e vai pra minha pastinha de inspirações.
    Beijos

    Responder
    • marlene, que palavras lindas! obrigada por tanto carinho, por tanta receptividade. de verdade! fico super feliz que o blog me proporcione o encontro, ainda que virtual, com pessoas como você, obrigada por tanto carinho! :*

      Responder
  5. Luiza

    Posso até deixar de vir aqui um dia ou outro durante a semana, mas segunda feira é certo!! Parabéns pelo texto, Martinha, me identifiquei demais com esse orgulho que vc tem por s e u pai. Me sinto exatamente assim qdo tenho que falar do meu! É um amor que transborda e as palavras nunca são suficientes, né?
    Respondendo a sua pergunta, preciso de coragem 9ra mudar de emprego. Estou num que é bom, mas sei que posso conquistar algo melhor (apesar de morrer de medo dos nãos que vou enfrentar por aí).

    Vida e saúde pro seu Dad curtir mto a família dele e pra tds vcs aproveitarem pq é bom demais ter um pai presente em nossas vidas. Mesmo qdo a gente já não depende mais dele, mas só de saber que é ele está ali… isso dá um ânimo extra pra enfrentar o mundo.

    Bjs!,

    Responder
    • mudanças nunca são fáceis, né? mas força aí, luiza!! corre atrás dos seus sonhos, vá além! pior coisa é a gente se arrepender, depois, do que não fez ou nem tentou fazer. certo?
      beijos!!! :*

      Responder
  6. Livia

    Martinha que lindo este post, muito obrigada pelas palavras de incentivo. É um conforto muito bom saber que as pessoas têm as mesmas questões que a gente, passa por situações semelhantes, isso aproxima e sem te conhecer, gosto muito de vc!
    Linda a homenagem e parabéns para seu pai! Família é TUDO! E eu também amo e agradeço todos os dias pela minha!
    Beijão

    Responder
    • as redes sociais as vezes enganam né? não é porque compartilhamos momentos felizes e alegres por lá que também não tenhamos nas nossas vidas nossos dilemas, dificuldades, lutas. todo mundo é igual nesse sentido: feliz um pouco, lutando por algo um pouco também!
      ah, tenho que concordar com você: família é tudo, realmente.
      :*

      Responder
  7. Darly Brito

    Lindaaa!A decoraçao maravilhosa e vc super elegante.Amei!

    Responder
  8. Dami

    Que lindo! Muita luz para seu pai Martinha!
    Que legal ler esse texto por aqui! Estou mesmo precisando de motivação para perder peso e ficar em forma…
    Boa semana!
    Beijos!

    Responder
    • vamos nessa, dami! corre atrás do corpo que você merece e que vai te fazer se amar ainda mais!!
      não é fácil, mas é possível! um dia de cada vez e você chega lá! :***

      Responder
  9. LUANA DO NASCIMENTO SILVA

    As 03: 01 da manhã após terminar os estudos para concursos, aqui estou eu, fuçando seu blog como de costume e me deparo com essa mensagem fantástica! Primeiramente quero parabenizar seu pai pelos 57 anos, que esta data se repita por muitos e muitos anos, sempre regado de muito amor, saúde, paz e sucesso! E parabenizo você, por nos presentear com tantas mensagens lindas e motivadoras. Beeijãoo

    Responder
    • sabe que eu nunca fui boa de madrugar??? preferia dormir cedo e estudar antes da escola, a ter que virar a noite direto. não é a minha! chega me assustei quando você falou 3h da matina! hihihi mas bom saber que temos madames ativas também na calada da noite. hihi
      obrigada pelo parabéns que desejou a meu pai e pelas palavras lindas! :*

      Responder
  10. Posso dizer que saiu uma lagriminha do olho agora? Amo quando as vezes me identifico com as coisas que vc fala. Já é a segunda vez que vc me faz chorar. A primeira foi em um texto no instagram sobre sua mãe. Perdi a minha muito cedo e nem sou de senti muito, mas me identifiquei. Continua assim tá, com coragem pra dizer realmente as coisas que senti e ser verdadeira, vejo muito isso nos seus textos, toda a sua verdade. Parabéns.

    Responder
    • oi priscilA!
      que fofa!!! espero que o choro tenha sido de emoção e que no fim desperte coisas boas. hihihh
      obrigada pelo carinho que tem comigo. fico tão feliz quando vocês se identificam com o que escrevo…muito muito muito bom quando isso acontece!!
      se deus quiser seguirei sendo assim, verdadeira, o resto da vida. beijocaS!!!

      Responder
  11. Aline Amaral

    Oláááá!!! Que texto lindooo!!! Sinto o que você está falando quando lembro que meus avós saíram de suas cidades no interior da Bahia para mudar de vida em Salvador, depois Rio e até que a família formada se mudou do Rio para Vitória e eu nasci! hahaha
    Isso é de dar um orgulho danado!!! Gostaria de desejar um feliz aniversário para o seu pai, mesmo que atrasado, e dizer que ele é um vitorioso e tem muita garra, por tudo que sabemos que vocês já viveram com sua mamis.
    O que eu preciso ter coragem? de fazer a cirurgia (de correção de miopia, confesso que estava tudo certo para fazer mas vou deixar pra depois pra cuidar dele) e o outro é não deixar que meus pensamentos de que eu não vá conseguir o que quero tomem conta de mim. Isso não pode acontecer e algo que luto diariamente, a questão é começar a fazer porque é em relação à estudo e isso requer um certo tempo (conquistas a longo prazo!).
    Beijinhos, boa semana e vai com tudoooo!!!

    Responder
    • ai, jura que você desistiu da cirurgia por agora?? poxa, você fava tão animada!! o que houve??
      oh lá para não ser apenas procrastinação, e depois você perde tempo de enxergar o mundo – literalmente – com outros olhos.
      mas se não for o caso, também não se aflija. tudo tem seu tempo nessa vida!!!
      beijocas, aline!!!
      ah! super me identifico com essa história de a gente mesmo se sabotar, ter dúvida do que somos capaz. sinto isso também e luto muito para não me deixar levar por isso..nem vale a pena!
      beijos

      Responder
  12. clarinhabrites

    Martinha!que lindo seu texto..tb tenho meu pai como exemplo de superacao e me identifiquei mt com seu texto..estou atras da motivação para perder peso e mudar de profissão..mas ta dificil..haha

    Responder
    • oi clarinha!!!
      o medo de não conseguir fazer ou até a preguiça de mudar (pq exige esforço né?) as vezes paralisa a gente. mas não se deixe levar por isso não!! corra atrás da sua felicidade e dos seus objetivos!! :**

      Responder
      • clarinhabrites

        vc eh uma fofa Martinha!

        Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com