post da Martinha Fonseca

Diário de Madame

Reconecte-se!

10 nov 14

AMAZONIA-1

Quando estávamos já próximos de entrar no barco novamente, para ir embora rumo a Belém, nos foi apresentado um livrinho de recados da Comunidade Moju, no qual os visitantes sempre escreviam algo. E eu, se minha memória não me deixa falhar, escrevi algo assim: “o Brasil é tão grande que por vezes a gente, lá do outro lado, se esquece do tanto que a gente pode aprender com o outro, e como essa experiência pode mudar nossas vidas. Obrigada, pessoal, pela experiência única que vou guardar para sempre no coração“.

Eu vou ainda preparar o post direitinho para vocês saberem, timtim por timtim, do que aconteceu nessa viagem à Amazônia – tem até vlog, sabiam??? – mas não tinha como começar a semana sem compartilhar com vocês pelo menos alguma parte desses momentos mágicos que vivi na semana passada. Eles estão martelando na minha cabeça desde então, sabe como é?

Na correria do dia a dia, na rotina apressada que a gente leva, é muito fácil pensar apenas no que nos aflinge diretamente, no que nos preocupa, no que nos tira o sono. É quase automático colocar as nossas vidas no centro do mundo. Mas não é que esse mundo tem muito mais para nos oferecer do que “apenas” nós mesmos? Passar um dia inteirinho desconectada do meu mundo, e me permitir olhar, conhecer e me relacionar com um mundo novo, da vida de outras pessoas, foi incrível! A nossa realidade, em contraste, parecia tão distante uma da outra  e isso era tão enriquecedor, ao mesmo tempo que parecíamos tão próximos e isso também pareceu tão incrível, sabe?

AMAZONIA-4

A gente tem que aprender a relativizar mais as coisas: nem tudo de ruim que acontece é tão péssimo assim, e a gente deveria ocupar nossas vidas, nossas mentes e nossos sonhos com o que de fato importa. Aceitar que toda ação tem mesmo uma reação e encarar isso, sabe? Vejo tanta gente aflita, querendo o melhor de dois mundos, querendo tomar decisões sem enfrentar as consequências que vêm junto ou perdendo tempo se irritando com as dificuldades da vida como se apenas ela passasse por isso, que aí fica paralisada, se perde em si mesmo, se deixa levar pelo nada, vê a vida passar sem reagir.

Existe um mundo imenso aí fora esperando para ser explorado e nos esperando para ensinar lições inesquecíveis e importantes – se jogue! Perca o medo, enfrente a insegurança, desafie o desconhecido, e vá! Tudo tem uma explicação nessa vidae e é nisso que me apego para matar um leão por dia na minha vida. E às vezes, para matar o leão, é necessário ir a luta, gritar, esbravejar, batalhar. Por vezes, no entanto, a solução é o oposto, e sentar, observar, silenciar, se aquietar é o que resolve.

AMAZONIA-3

Não estava, felizmente, dessa vez, com o coração inquieto quando fui à Belém. Mas alternar momentos de risada, conversa e histórias compartilhadas com aquelas pessoas queridas que estavam na viagem, com momentos de quietude e contemplação foi mágico!

O mundo é mesmo imenso, o Brasil é mesmo maravilhoso e há tantas coisas sobre recomeço, conexão, ação e reação, início e fim que a florestal tem para nos ensinar… a chuva que cai e tira o menino da brincadeira ao ar livre, é a mesma que enche os rios, rega as plantas que mais tarde dão frutos e alimentam uma família inteira. Está tudo conectado, sabe?

Se permita ver o mundo de maneira global, dê descanso à lupa que você usa para ver sua vida nos detalhes, e dê chance ao todo, a ver o mundo como um só, com início, meio e fim. Abrace os medos, enfrente as dificuldades, se conecte-se com você, se ligue ao mundo, aceite as lições que a vida te oferece todos os dias. Você vai ver que a vida pode ser mesmo maravilhosa!

AMAZONIA-2

Boa semana, madames!

 “…quando chover, deixar molhar para receber o sol quando voltar”.

ps: madames, o diário de madame dessa semana foi um pouquinho diferente porque a semana que passou foi mesmo diferente de todas as outras. é claro que tive outras atividades (inclusive a palestra de auto maquiagem incrível de Jr Mendes aqui em Salvador; mas eu compartilhei bastante esses momentos por instagram, dando espaço para falar de uma parte da minha experiência da “Conexão Amazônia” que a Natura me proporcionou. Espero que não se importem! :*

 

 

 

 

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
15 comentários
  1. Camila Hufnagel

    Tava precisando ser lembrada disso hoje, Martinha! Obrigada! É fácil focar nos nossos problemas e esquecer o tanto de coisas boas que estão presentes nas nossas vidas! Boa semana! Beijos

    Responder
    • adoro quando rola essa sintonia, camila! que bom que posso, através dos meus textos, ajudar vocês de alguma forma! fico feliz demais!! beijos!

      Responder
  2. Titi

    Claro que não nos importamos, Martinha!
    Amamos também a versão #madamezen
    Bjinhos!

    Responder
  3. Adriana

    *aflige

    Responder
  4. Fotos lindas, amei o local!

    Sorteio de uma máscara Dream Cream da Lola Cosmetics: http://goo.gl/onmzNs

    Responder
  5. Milla (Camila)

    Madame, que post mais lindo!! Obrigada…:-)

    Responder
  6. ananda

    Martinha, que prazer ver esse post, familia toda de Belém, é um orgulho, era pra tu ter conhecido a ilha de marajó, a coisa mais liiinda, noooss, morro de saudade. Parabens pelo sucesso, tudo de bom ;*

    Responder
    • era mesmo!!!! tem tanta coisa “lá em cima” do país!! é bom que fica com um gostinho de quero mais, e aí eu tenho a desculpa perfeita para voltar lá!!! me encantei!! beijos!

      Responder
  7. Ivone

    Concordo com a leitora Titi.Beijos!

    Responder
  8. GEORGIA MARCI

    Adorei o post, Martinha!! bjoo

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com