post da Martinha Fonseca

Diário de Madame!

Você é feliz como?

09 jun 14

Hoje em dia, quando estamos em família ou entre amigos e lembramos de minha mãe, uma das coisas mais legais e divertidas que aparece em nossas lembranças é a frase:”você é feliz como?”. Nossa, como ela repetia isso! E nossa, como faz sentido!

Situações assim eram corriqueiras:

Eu com uns 12 anos: “acho que quero descer para brincar…”
Ela: “então desça…”
Eu: “mas não sei se vai ter gente para brincar…”
Ela: “então não desça”.
E ao primeiro sinal do meu olhar de “mãe, você não está ajudando…“, ela respondia, ou melhor, perguntava: “tinha, você é feliz como? descendo ou ficando em casa?“.

É verdade que por muitas vezes eu me irritava com essa perguntinha de minha mãe.A bem da verdade, todo mundo meio que se irritava e achava graça ao mesmo tempo: tio, tia, primos, meu pai, eu, Paula e até Sam. Minha mãe usava essa frase ao final de qualquer situação: não sabe se termina o namoro? “Você é feliz como?”; não sabe se vai pro aniversário do colega de trabalho? “Você é feliz como?”;

Foi só com o passar dos anos que a gente foi aprendendo o tanto de sabedoria que tinha ali – e uma das coisas mais legais que lembro de minha mãe era como ela era tão simples e tão prática e ao mesmo tempo tão sábia e tão esperta em saber viver a vida. Duas coisas eu aprendi com a famosa frase “você é feliz como?”, e compartilho com vocês em plena segundona:

1. a primeira coisa que aprendi é que sou eu que tenho que decidir o que me faz feliz, e não meu namorado, minha mãe, meu irmão, minhas amigas. Afinal, quem melhor do que eu mesma para saber o que eu quero, o que me faz feliz, o que desejo no momento?  Se você não sabe o que te faz feliz e fica sempre na dependência da determinação ou da resposta alheia a essa frase, hora de rever isso aí, madame.

2. A outra lição que custei a aprender com essa frase é que, no final das contas, o que importa é você ir atrás do que te faz feliz e ponto final. Não estou aqui pregando uma vida boba, em que tudo é felicidade, e em que tudo tem um lado bom (embora tenha mesmo). Algumas pessoas que não conheciam minha mãe tão bem tendiam a rotular o jeito dela como bobo e ingênuo, talvez. Mas sabe, não tinha nada de ingênuo em minha mãe e na sua filosofia do “você é feliz como”. É que, pare para pensar, se a gente passar muito tempo se consumindo com os problemas, só reclamando do que não dá certo, falando mal das pessoas que nos fizeram mal, que tempo sobra para ser feliz? Problemas todo mundo têm, e com frequência eles parecem mais pesados do que a gente pode aguentar. Então reclame, se estresse, brigue e fique chateado mas durante o tempo necessário apenas. Se chatear demais com o que não tem solução ou é difícil de solucionar, não torna tudo mais prático ou menos complicado. Pelo contrário! Portanto, madame, aguente firme, foque no que te faz feliz, lide do jeito que consegue com o que não te faz feliz, e se permita uns minutos de paz de vez em quando. Passar o tempo todo fazendo o que não te faz feliz definitivamente não te fará feliz; e respirar um pouco, se divertir e se distrair entre um problema e outro não atrapalha, não, viu? Só ajuda!

:)

—-

Abaixo, fotos para ilustrar os momentos que me fizeram feliz nos últimos 15 dias (semana passada não teve diário de madame, né? então olha um resumão aí!)

d1

Primeiros, os looks da academia. Estou alocka dos bichos depois que as calças da Fit4me vieram aqui para casa. uhu! tá top malhar assim! Um estímulo a mais, sabe? Fora que passei uns dias jacando aí, e manter o ritmo dos exercícios me ajudou a diminuir o estrago. Mas ó, desde a semana passada já voltei para a dieta certinho, e 65kg/64 aí vou eu!

d2

Eu estou definitivamente na onda da Copa. To usando tanto verde, amarelo e branco que é capaz de, depois do mundial passar, eu não querer nunca mais olhar essas cores juntas novamente. hahaha. Mas ó, está divertido entrar no clima da Copa de um jeito fashionitas. E como andam vocês na #TorcidadeMadame, já entraram no Clima?

d3

Fotinho especial que vai morar para sempre no meu coração!! Essa clique eu fiz semana passada: de um lado meu suco detox de todas as manhãs (receita da nutri, amo!), e o computador aberto com as fotos especiais que fiz para lançar o novo layout. Foi suuuuuper uuuuultra meeeega difícil escolher as fotos, vocês não estão entendendo!!! x) E só para repetir caso vocês ainda não saibam: estou muito feliz por toda a recepção positiva de vocês com o novo AM, viu?? obrigada demais!! Aliás, hoje vocês vão conhecer a única colunista que não estreou semana passada: o post de Taysa, que falará sobre Decor de Madame, entra hoje a tarde! Fiquem Ligadas!

d5

Olha aí a prova de que estou de volta à dieta! Estava um tempão com preguiça de ir no mercado, e acabava que aqui em casa eu não tinha nada de dieta para comer, além de frutas e as receitas de almoço e jantar. Acabava mangueando os lanches da tarde, ou porque não fazê-los ou por fazer comendo coisas nada a ver…e aí já viu né? Não dáaaa!

d6

Esse clique eu compartilhei no sábado passado no instagram, mas TINHA QUE compartilhar aqui de novo. A rosca da Pizza da Chapada é A melhor rosca ever!!! Concordam??? ps: a pizza também é top, a minha preferida da cidade! :)

d8

por fim, clipe escuro mas válido do momento pré-chororô ao ir ao cinema com as amigas para ver A Culpa é das Estrelas. Gentê, que filme lindo é esse? Achei a altura do livro!! lindo, fofo e cheio de lições para a vida toda!!! Já foram ver, madames?

Boa semana para vocês! :)

 

Categoria: Diário de Madame
Comente pelo facebook
20 comentários
  1. Booom dia, Madame!!!
    Que post gostoso de se ler… uma super reflexão essa, hein?!
    Fiquei aqui pensando aqui e isso pode realmente me ajudar a sair da preguiça que me encontro muitas vezes. Sabe quando você quer concluir uma fase mas não quer sair da zona de conforto? Está acontecendo isso com o curso de Ciências Contábeis que faço. Como já havia te contado estou fazendo TCC… e estou no II, a parte mais enjoadinha né?! e a preguiça? e a esperança de que vai chegar o fim do semestre como num passe de mágica? não dá né!!
    Valeu a reflexão… feliz por ter ganhado esses minutinhos lendo seu texto.
    Agora, que looks lindos pré-copa hein… arrasou!!! Gostei de todos!!!
    Beijos.

    Responder
    • aline!! ai que bom que pude ajudar um pouquinho! força na peruca aí, madame!! o turbilhão de coisas que a gente tem que fazer para um TCC ficar pronto é enorme, aí parece que é melhor deixar para depois: depois eu leio aquele texto, depois eu faço isso, depois eu escrevo esse capítulo, depois, depois, depois. mas nada pior que uma pendência, né? aposto que não é isso que te faz feliz! hihihihi força aí, que com esforço já já acaba! :****

      Responder
  2. Paula

    Bom Dia, Martinha !!!
    Esse post é super sugestivo para começar a semana hein, Adorei …
    Me identifiquei muito com o post, estou passando por uma fase de transição após alguns problemas pessoais. Sinto que durante alguns anos ” eu me perdi de mim mesmo”, se é que isso é possível e atualmente estou na fase de me redescobrir, e essa é a pergunta me que faço todos os dias “O que me faz feliz? O que me dá prazer?”… Confesso que ainda não achei essas respostas, mas estou nessa busca diária e tenho certeza que irei descobrir…

    Bjss

    Responder
    • paula! pode acreditar, é super possível a gente se perder da gente. um dia eu terei coragem de explicar tudo que passei, e o tanto de coisa que tive que aprender na marra: porque ou era isso ou eu ia ficar lá, no fundo do poço. e o fundo do poço as vezes é tão tentador…é tão fácil a gente se colocar como vítima da vida…mas ó, força aí, vá aos pouquinhos, mas caminhe sempre, e sempre pra frente. se conhecer é um processo delicioso! dói também, mas muito bom!!! você vai ver!!! beijos!!!!

      Responder
      • Paula

        Martinha,

        Tenho certeza que já tomei a melhor decisão, que foi sair do fundo do poço, voltar a viver, realmente esse processo é doloroso mas tenho certeza que um dia sairei vitoriosa. Bjss

        Responder
  3. Anna

    Martinha, comecei a ver seu blog despretensiosamente, mas vc me conquistou! Sua simplicidade, carisma e a forma leve de ver a vida é contagiante! Parabens pela notável evolução do blog e parabens também por ser uma pessoa tão especial! Ahh.. também sou de Salvador e as vezes te vejo pela cidade. Da proxima vez vou te dar um beijinho! rs

    Responder
    • anna! jura que da próxima vez para para dizer um olá?? adoro conhecer as madames-leitoras! obrigada por tanto carinho com o blog, fico muito honrada de ver que, do outro lado da tela, tem madames bacanas, que passam por aqui e que curtem o que tenho para falar. obrigada por compartilhar isso comigo! beijos!

      Responder
  4. Darlene

    Sua mãe parece ter sido uma mãe maravilhosa, Martinha. Muito sábia. Mostre uma foto dela, para conhecermos, ver se vc se parece c ela. Tenho certeza q ela era tão linda qto vc. Bjs

    Responder
    • oi, darlene! eu com frequência posto foto dela lá no instagram. você me segue por la? @armariodemadame
      de todo modo, vou ver se um dia posto aqui e vou compartilhando mais coisas sobre ela. não é porque era minha mãe não, mas ela era demais mesmo. não ficava se exibindo para ninguém, mas tinha tanta coisa linda e interessante para compartilhar…um honra ter sido filha dela! :***

      Responder
  5. Laíse F. Caldas

    Martinha,
    Você é uma fofa. O blog ficou muito lindo mesmo, as fotos com os balões ficaram uma graça, mas, mais do que a aparência, você (e agora com colunistas!) continua a fazer com que eu, uma pessoa que não é das mais ligadas em moda, olhe o blog todos os dias de manhã, leia e me sinta contemplada em palavrinhas tão bem colocadas. Sua mãe era uma sabichona da vida e minha mãe também tem um pouco disso [também não é bem compreendida por ser assim]. Andei passando por um momento complicado, e o que eu ouvi de minha mãe foi: “minha filha, faça o que te faz feliz… A vida é breve”… E agora li aqui o que acalenta o coração e faz com que eu tenha ainda mais certeza de que fiz a escolha correta.
    Obrigada por ajudar, mesmo distante!
    Seja feliz, busque sua felicidade! :))

    Responder
    • oi lai!!! ai, me emocionei!! não tem nada melhor do que conselho de mãe né? porque normalmente elas nunca nos dão respostas prontas, simplesmente nos ensinam como decidir. e é tão bom quando conseguimos decidir alguma coisa importante!! aí a gente olha para trás e diz: é, fácil não foi! mas que valeu à pena, ahhhhh valeu sim! não é uma delícia isso?
      aproveite muito esse momento. ano passado eu passei por uma situação assim, e meu deus, como foi incrível essa jornada!!! beijos!!!!!

      Responder
    • ah!!! e obrigada por passar aqui todos os dias! uhu!! fico super mega ultra feliz! porque moda é muito menos aquelas palavras esquisitas, modismos e tendências, e muito mais vida real! :*** beijos!

      Responder
  6. Juli

    olá!Martinha!
    q texto lindo..é tão bom quando leio algo me leva a uma reflexão. Obrigada por compartilhar esses momentos.
    com certeza vou levar a pergunta q sua mãe fazia ” vc é feliz como?” como uma lição de como tenho que enfrentar certos obstáculos/desafios que aparecem na vida.
    Seu blog ficou muito lindo, aliás como td que vc se propõe a fazer,td com carinho, capricho e amor.
    Eu sempre acesso o blog mas nunca comento.
    E hj quero te dizer que seu post foi muito importante p/ mim. obrigada!
    Tenha uma semana iluminada
    bjo

    Responder
    • juli!! adoro quando uma madame-leitora escreve “eu nunca comento, mas hoje precisei comentar”. fico feliz demais com essa sintonia!! que meus textos, meus looks e todo o conteúdo que eu escrevo aqui toque alguém!! no final das contas, sou eu que agradeço por você passar aqui, ler o que tenho para dizer, e se abrir dizendo que o que leu foi importante pra você. obrigada por tanto carinho!! beijos!

      Responder
  7. Mila

    Tinha,
    que lindo seu texto! Tenho certeza de uma coisa, sua mãe deve estar muito feliz de ver a felicidade que você passa para as pessoas em sua volta com seu jeito tão alegre de ser!

    Responder
    • mila!! adoro seu comentários por aqui!!! você é uma menina especial, mora no meu coração. sabia que aprendo muito da vida com você também! :*****

      Responder
  8. Livia Lopes

    Querida, que texto delicioso de ler, tenho muitas amigas que já perderam as mães e sempre me pergunto o que seria de mim sem a minha, sinto muito medo mesmo desse dia. Mas confesso que ao ler seu texto, mesmo sem poder dimensionar o tamanho dessa perda me emociono com a forma em como você transforma sempre essa dor, essa saudade em lições e boas experiências, sem dúvidas sua mãe deve estar muito em paz lá em cima, assistindo o bom trabalho que fez aqui embaixo!!! Linda, talentosa e merece muito mais!!! Adoro entrar aqui sempre que tenho tempo!!! Parabéns e sucesso sempre!!!

    Responder
  9. Talita Chequer

    Excelente o texto Martinha. De fato, sua mãe irradiava alto astral e alegria. As fotos também estão ótimas, essa é a minha categoria preferida aqui no #am.
    Beijos

    Responder
  10. Thaise Amorim

    Martinha, estou escrevendo aqui porque sei o quanto é importante sermos reconhecidas, ainda mais quando amamos o que fazemos! Vou abrir meu coração para você hahahaha você está de parabéns, seu blog é muito bom!! vejo profissionalismo nele, seus textos são fáceis de entendimento e absorvemos as mensagens contidas para o nosso dia-a-dia, e é nisso que eu valorizo em um texto. Parabéns por sua simplicidade, continue assim! Ah, para deixar a declaração melhor ainda, vou fazer uma confissão: não tenho afinidade com moda, porém, você é a primeira blogueira que confiro e, mesmo sem entender, acho bacana! Ah, sou de Salvador também. Caso um dia te veja, te darei um oi de madame hahahaha beijos!

    Responder
    • Oi Thaise!
      caso um dia me veja, por favor me dê um oi!!! adoro conhecer os rostinhos que ficam aí do outro lado da tela! é uma delícia! :)
      fico muito feliz que você curta o blog e as coisas que escrevo por aqui. obrigada pela confiança, de verdade!! beijos!!

      Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com