post da Martinha Fonseca

Dica de Madame: Rotina de Cuidados com a Pele

10 abr 14

Adoro quando recebo um pedido de post que consigo realizar de imediato! É bom né? Desde a semana passada, com alguns comentários essa semana reforçando o pedido, que algumas madames-leitoras me pedem para compartilhar minha rotina de cuidados com a pele do rosto. Confesso que não sei porque não falei antes, porque se tem uma coisa que eu cuido e amo cuidar, é o meu rosto.

Vocês já devem ter me visto falar que tinha problemas de oleosidade na adolescência. Tipo, eu não tinha o rosto coberto por espinhas nojentas, sabe? Mas tinha o rosto bem-bem-bem oleoso lá por volta dos meus 13 anos, e apesar de poucas, as espinhas que apareciam no meu rosto eram um tanto chamativas, e isso só deixava ainda mais evidente aquele processo de puberdade sabotador de auto-estima. Foi quando comecei a ir na dermatologista (Dra. Irene Spinola) na qual, aliás, vou até hoje só que, obviamente que com menos frequência. Naquela época, ia à dermato 1 ou 2 vezes por ano, fazia limpeza de pele regularmente (3 em 3 meses, depois 6 em 6 meses e depois parei de fazer), e aprendi algo que levei para a vida toda: ter uma pele saudável é menos complicado do que parece; é preciso apenas rotina, apenas.

O que acho mais bacana no que tenho que compartilhar com vocês hoje é que, como meu caso não era grave-gravíssimo, eu não precisei de tratamentos radicais como Rocutan e toda essa galera da pesada – o que mostra que ter uma pele saudável é menos impossível do que parece. Foi só ter uma rotina de cuidados que meu problema de oleosidade passou (hoje em dia nem posso mais dizer que minha pele é oleosa, sabe? Ainda tem um brilhinho e tal, mas gente, nem se compara com o que era!!!) e nunca mais tive espinhas-nojentas, esporádicas ou não.

Mas vamos deixar de papo e ir logo ao que interessa, então? Quem são os responsáveis por toda essa mudança?

São 5 os produtos que eu uso com regularidade na minha pele do rosto. No entanto, para facilitar, eu separei em dois grupos: a galera da “velha guarda”, que foi recomendado por Dra. Irene há 10 ou mais anos atrás e eu continuo usando até hoje; e o grupo dos produtos que eu mesma introduzi, por conta própria, e que gosto do resultado do uso.

Turma da Velha Guarda:

Se esse Effaclar falasse eu estava frita! Ele habita meu banheiro há milhões de anos! Foi recomendado pela minha dermato, e embora eu tenha a ousadia de trocar por outros sabonetes líquidos em gel de vez em quando, ele é o meu fiel escudeiro. Não é necessariamente barato (custa uns R$60,R$70 a depender da farmácia), mas dura muito, rende bastante.

Uso Effaclar todo dia pela manhã e a noite, ou sempre que vou tomar banho e sair de casa. Ele também ajuda a tirar a maquiagem do dia a dia (coisa leve, basicona, tá?), então acabo usando para lavar o rosto e refazer a maquiagem também.

Depois, com a pele limpa, hora do protetor solar. Parem de ter preguiça de usar e incorporem logo um protetor a sua rotina, viu? Sério, uso há muito tempo, não tomo sol no rosto em hipótese alguma e, falo sem falsa modéstia (até porque requer disciplina para fazer as mudanças que fiz na minha pele e isso é mérito meu! hihihihi), que minha pele é ótima hoje em dia muito em função do protetor.

Originalmente, Dra. Irene tinha me recomendado um protetor em gel Sunmax, mas eu troquei por esses dois da La Roche-Posay e ela não se opôs da última vez que fui ao consultório. O Anthelios AE é bem fluido e leve, uso para ficar em casa ou em dias muito quentes e o Anthelios Couvrant tem cor e é mais pesadinho, então uso para ir pra praia, malhar, e outras atividades que exigem uma pele protegida e mais uniforme também.

Por fim, o Differin, outro velho de guerra. Uso há anos e, para minha surpresa, quando fui a Dra Irene no início do ano, ela disse para manter o uso. Vejam bem, eu não sou nenhuma dermatologista, mas sobre o Diferrin é o seguinte: ele é um cremes Retinóide e pelo que sei e pesquisei é a única classe de medicamentos que comprovadamente que tratam manchas de acne e previne a sua formação. Li na bula que ele ajuda a limpar a acne da pele e evitar que os poros sejam obstruídos. Sinto minha pele mais sequinha também, e isso é top! Uso todo dia à noite.

Bem, encerrada a categoria “uso por indicação da dermatologista”, vamos à seção de produtos que experimentei e gostei.

Loção tônica adstringente: o que mais gostei nela é que ela é bem mais suave que outros adstringente normais, que parecem que você está aplicando álcool no rosto. Não gosto dessa sensação, acho agressiva. Sobre essa loção, eu gosto de aplicar quando uso maquiagem pesada ou quando eu tive um dia longo (adoro rotinas de beleza depois de dias assim; parece que renova as energias, sabe?). Aí aplico aqueles lencinhos removedores de maquiagem da Nivea, passo demaquilante líquido com algodão (principalmente para tirar a maquiagem dos olhos que sempre é mais difícil de sair), uso o sabonete Efflacar, e por fim, a loção tônica. ufa! ainda bem que é só de vez em quando esse procedimento todo… hehehe!

Creme Microesfoliante Purificante: ai, como amo esse produtinho! Como o nome já diz, ele é esfoliaste, então não dá para usar todos os dias. Uso 2 a 3 vezes por semana como é recomendado, normalmente no banho, para deixar mais prático. A sensação de limpeza que ele dá é impagável! Amo demais!

—-

Bem, madames! Escrevi um bocado, não foi? Mas espero que o post tenha sido útil para vocês. 

É claro que esses são produtos que funcionam para mim, e para incluir eles na rotina de vocês, é recomendável ir ao dermatologista primeiro, não é? Cada caso é um caso. De lição segura que posso dar, apenas o seguinte: deixe a preguiça de lado, faça esforço no início e depois você vai ver que incluir uma rotina diário de cuidados com a pele não é tão coisa do outro mundo quanto parece, e melhor: compensa!!!!

:*

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
23 comentários
  1. July

    Martinha!!! Amei esse post!
    Já tentei marcar consulta com Dra. Irene, mas moro em outra cidade aí fica mais complicado, mas vou tentar de novo.
    Há uns anos atrás fui em uma muito boa, Dra. Ana Guiomar, e ela passou uns produtos, entre eles o Differin. Parei de usar há um tempo mas agora vou comprar de novo.
    Outros produtos que ela passou e eu recomendo demais:
    – Ionax Scrub (esfoliante miiiicro – uma delícia). Ele é bem concentrado e bem fininho. Vende nas farmácias. Experimente! Tem um cheirinho maravilhoso. Esse eu tenho sempre.
    – Sabonete Liquido Dermotivin. Adoro tb! Tem ele em espuma tb, mas compro o liquido pq é bem mais em conta, tem uma embalagem enorme que é quase o mesmo preço da embalagem menor.

    Ah, uma marca que tenho me apaixonado é a Adcos. Já experimentou alguma coisa deles?
    Uso o filtro solar em pó com cor, que é mto prático! E uma vitamina C. É uma marca nacional que confio demais.

    Beijos

    Responder
    • Oi July!
      adoro dra. irene e recomendo mesmo!! uma pena que você ainda n˜åo tenha conseguido marcar…ela tem a agenda cheia mesmo, então assim que souber que vem pra cá, já corre pra ligar pra marcar..
      sobre o ionax, não conheço. vou procurar na farmácia para ver…
      sobre o dermotivin, meu namorado que usa. mas achei ele muito forte, o cheiro e até o gosto! fora que a sensação de frescor na pele pra mim acabou virando um ardor. não curti. coisa de pele mesmo, de não me adaptar. eu não gosto do dermotivin, e ele não usa differin nem sob decreto1 hahaha

      sobre a adcos, só usei produtos para pele, para cuidada da celulite, essas coisas. mas só ouço falar bem da marca. ruim são os preços, né? bem salgadinhos…mas se vale a pena e dura, então acaba compensando.

      beiojs!

      Responder
  2. Dani

    Adoro cuidadinhos c a pelo!
    Uso um tônico mto bom… Cleanance da avene!! Mara! Compro pela internet pq aqui em Ssa so encontrei uma vez p vender na drogaraia e Tava mega mais caro do q costumo pagar! Agora vou mudar p o da clinique pq ja usei uns 2 tubos e gosto de variar os produtos
    Comcordo c a madame leitora july.. tbm Adoro a adcos principalmente o protetor solar!
    Martinha vc n usa nenhum antiage?? Nem p os olhos??
    Bjo

    Responder
    • oi Dani!!

      então, não uso nenhum antiage não. como fiz 25 anos ano passado, quando fui na dermato no início do ano eu até perguntei sobre o assunto, mas ela falou que minha pele está ótima, para eu seguir com os cuidados que já tenho que, por enquanto, não é preciso usar nenhum antiage não. e se ela disse, tá falando né?
      ahaha
      beijos!

      Responder
  3. Débora

    Oi Martinha, comecei a acompanhar seu blog a umas duas semanas, e estou amando já entrou para minha lista clássicas de páginas que devo abrir assim que entro na internet, todos os dias pela manhã.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    E amei esse post de hoje, assim como você fui levada ao dermato por conta de espinhas e pele oleosa, mas o meu caso foi mais radical tive tomar Rocutan, já frequento a dermato há mais de 7 anos e ainda não consigo me policiar pra conseguir usar protetor todos os dias.
    Beijos.

    Responder
    • Oi Débora!
      oba, nova madame-leitora no pedaço! adorei!
      espero que continue vindo sempre!!!
      ai, rocutan é um sofrimento né? resseca boca e tudo! como disse, nunca usei mas direto vejo alguém reclamando dos sintomas.
      sobre o protetor, mulheeer, usa sim!! vai um esforcinho! em nome do rocutan que você já usa, não faz todo esse sacrifico à toa. deixa sua pele protegida, vai! :* :)

      Responder
  4. Samantha

    Martinha, você usa qual hidratante facial?

    Responder
    • Oi Samantha,

      atualmente não estava usando nenhum, então não incluí no post. mas vou fazer um post sobre o assunto, porque estou testando 2 há 15 dias e já já eles viram post. fica boa, fica ligada! :*

      Responder
  5. Ticiana Araujo

    Martinha, adorei as dicas!
    Vou procurar esse Effaclar. Me interessei muito nele!
    Os demais são bacanas tbm, mas temos que começar a mudar aos poucos né? Adorei as diquinhas!!!!
    Sempre muito bem vindas!
    Uso muito produtos da Clean & Clear e de uns tempos para cá, comecei a usar produtos da Neutrogena e estou amando! Já usou algum dessas marcas?

    Beijos, Madame!

    Responder
    • Oi Tici!

      testa o efflacar, ele é mesmo muito bom. lá no instagram várias madames comentaram que usam ele e adoram também!
      e se esforça pra mudar, você vai ver que compensa. pele do rosto cuidada, bonitinha, em dia é top!
      sobre clean and clear usava mais quando era adolescente, mas tem tempo que não uso.
      e neutrogena estou testando alguns produtos, alguns pro rosto até, eles vão viram post em breve!
      beijocas!

      Responder
  6. Annie

    VOU comprar esses produtinhos HOJEEEEEEEEEEEEE!!!

    Depoimento de quem já viuuuuu essa pele ao vivo, de pertinho e SEM make… SUA PELE EH A MAIS LINDA QUE JA VI NA VIDA!!!! =P

    Responder
    • annie!!!
      pois é, compra sim!! você vai gostar!!!
      tomara que seja pro tipo da sua pele, porque só esse lance de “adaptação” é que importa mesmo.
      no resto, o produto é top e eu mais que recomendo!
      e obrigadinha pelos elogios a minha pele x)
      beijocas1

      Responder
  7. Andrea (Swezilian)

    Amei! Sou fãzona dos produtos da La Roche, não tem um pra botar defeito! Inclusive vou falar em breve lá no blog sobre a Kerium Máscara, um arraso! Já experimentou? :D

    Concordo que ter pele bonita é questão de rotina, ser chata com isso mesmo… a minha já melhorou muito e sinto que vai melhorar muito mais!

    Beijinhos

    Responder
    • Oi Andrea!

      la roche é top, sou mega fã também! agora esse kerium mascara eu não conheço não. vou olhar seu blog pra ver a resenha!
      beijos!

      Responder
  8. Aline Amaral

    Ei Marta!!!
    É sempre bom atender aos pedidos da leitora mesmo!!! Acho que já escrevi uns dois comentários pedindo esse post!!! rsrsrs Mas que bom que agora chegou, gostei dos produtos!!! São muito boas as dicas, até porque estou precisando de um esfoliante!!!
    Ah, e me conta uma coisa… qual é o demaquilante que você usa?
    Beijo.

    Responder
    • Oi Aline!

      olha você por aqui! adorei!
      pois é, olha eu aí riscando uma “pendência” da listinha de assuntos para post!
      hahaha
      sobre demaquilante, estou numa busca nova. assim que tiver um novo para chamar de meu eu te falo.
      beijos!

      Responder
  9. Dami

    Eu também adoro os produtos da La Roche, a minha dermatologista sempre passa pra mim. A minha pele do corpo é super ressecada e tem uma linha deles, Lipikar, que sempre uso. O problema é que o creme hidratante nunca mais vi nas farmácias, só vejo uma loção que é da mesma linha, mas hidrata menos…
    Que tal se você desse dicas de sites confiáveis para comprar esses produtinhos de beleza com preços legais?
    Beijos!

    Responder
    • Oi Dami!

      amo o lipikar, principalmente a loção porque não fica grudenta na pele, sabe? adoro!!!
      vou pesquisar uns sites de compras, pesquisar também com gente que curte fazer essas compras online e vou ver se dá um post. porque eu acabo comprando em farmácia mesmo sabe? então tenho que ver gente que entende! hihih
      beijos!

      Responder
  10. Sarah

    Martinha,amei o post!Ate mesmo porque já sofri muito com minha pele e quando eu digo muito é muito mesmo rs…Desde muito nova sofri com acnes,não eram nojentas,horrorosas e imensas,mas meu rosto era cheio de espinha,minha pele era péssima,por isso desde muito nova precisei dos cuidados de uma dermato,aliás o meu primeiro desmatologista é meu médico até hoje sou super grata a ele por todas as tentativas para me deixar com a pele que tenho hoje!Mas emfim usei muitos remédios via oral,cremes ,gel,pomada tudoooo absolutamente de tdo tentei,e durante o tratamento que durava pouco mais de 2 meses sempre minha pele ficava linda,e eu super feliz é claro,só que depois de terminado o tratatamento no máximo mês depois meu rosto estava pior ainda do que antes,foi então que ele me apresentou o rocutan,explicou todos os pros e contras do medicamento,conversou com meus pais e resolvi encarar o tratamento foram seis intensos meses nós quais eu pensei várias vezes em desistir e tudo isso,mas completei o tratamento e minha pele melhorou 200%,nem marcas ficaram,foi incrível.Claro que hoje tenho que ter cuidados intensos com me rosto e confesso que ando meia relaxada, e seu post até me incentivou a marcar uma consultinha com o dermato…Emfim,gastei muito,tive de ser muito regrada mas valeu super a pena hoje em dia ninguém diz q eu tinha acne,claro q todo o tratamento de ser acompanhado de um bom médico isso é fundamental.Os produtos que você citou no post já usei quase todos excerto os protetores,eles são livre de óleo?Ja quero experimentar!Maetinha desculpe o post extenso é que tinha q compartilhar meu drama kkkkk! Beijos e sucesso,sou sua fã ❤️

    Responder
    • Sarah!

      nem precisa pedir desculpa por comentário grande. eu adoooooro! é minha forma de conhecer vocês née?
      então, adorei seu relato. de verdade. mesmo que tenha ido pelo rocutan (que é um saco ne? resseca tudo), você viu que é preciso persistência, paciência e rotina para ter bons resultados. volta mesmo na dermato, atualiza a sua rotina e faz tudo direitinho. você já passou por tanta coisa, fez tanto tratamento e já experimentou a sensação de ter a pele bem cuidada…não merece passar por isso de novo!!!
      e sim, os protetores são sim, mas tem outras opções mais sequinhas. vou postar uma em breve.

      beijocas!!!

      Responder
  11. Jana

    Não lembro dessa sua fase de espinhas não, Martinha.. Sempre achei sua pele ótima! :)
    Desses aí só usei o Effaclar e Differin. Protetor solar eu já usei o Minesol Oil Control. Já usou? É bom pra peles oleosas também.
    :**

    Responder
    • oi Jana!
      ufa, que bom que você não lembra! hahahaha
      mas acho que quando a gente se conheceu no vôlei eu já cuidava da pele! hihih
      o minesol oil eu já usei sim, curti bastante, mas acabei voltando pra esses do post. preferência bem pessoal mesmo, mas ambos são ótimos!
      beijos!

      Responder
  12. Ângela Cristina Scherer

    Boa tarde! Amei seu post!!!! E meu dermatologista também recomendou estes filtros solares, bem como, o Differin, mas fiquei curiosa com o uso de esfoliante e differin.
    Então minha pergunta é se eu posso esfoliar minha pele todas as semanas por duas vezes e ainda manter diariamente o uso do differin??…. Agradecida

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com