post da Martinha Fonseca

Cozinha de Madame: Naked Caked!

09 jan 14

A-HÁ!!
Todas prontas para fazer um Naked Cake em casa?? 

Quem me acompanha no instagram, já sabem da hashtag #donapatríciameodeia e das maravilhas anti-dieta que ela faz aqui em casa toda semana: toda semana ela faz alguma gordice, toda semana eu reclamo, e toda semana eu tiro uma pedaço (sou filha de deus, gentê!). Já teve sonho, pão-metro, super bolo de chocolate e por aí vai. Daí que finalmente eu resolvi usar as habilidades de quituteira de Dona Patrícia e dei a receita de Naked Cake para ela fazer. Ela ficou numa alegria que só vendo! 

Ela alegre lá…eu alegre E GORDA aqui. Porque, né: se normalmente eu já tirava um pedacinho pra provar, imagina nesse período de fim de ano que toda gordice é pouca….fiz a festa! <3

Daí que fui mostrar o Naked Cake do Natal no instagram, fez tanto sucesso e tanta gente pedindo a receita, que aproveitei que repetimos a receita no Reveillon e cliquei o passo a passo pra vocês. Será que vocês vão gostar??

Só digo uma coisa: com um post especial assim, vocês merecem fazer um aeróbio extra por antecedência para diminuir o estrago no projeto verão e eu mereço uma chuva de comentários, néam????????? hihihiihi #blogueirasentimental #blogueirapidona

Bem, vamos lá. O bolo de Natal foi com 2 andares e o do Reveillon foi menor, 1 bolo só divido em 3 partes. Mas é tudo igual, tá? Para fazer a parte de cima é só pegar uma forma menor. <3

Ingredientes – massa:

1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 xícara (chá) de manteiga
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) rasas de canela em pó
1 xícara (chá) de leite

Ingredientes – recheio:

1 lata de leite condensado
1 xícara (chá) de leite
1 colher cheia (sopa) de amido de milho
 MODO DE PREPARARO – MASSA:

Separe as claras das gemas, e bata as claras em neve. Reserve.
(HAHAHAH, falar “reserve” em post sobre culinária é o mesmo que falar “look do dia” em post de moda, néam? me achei!)

Em seguida, na batedeira, bata as gemas (1), a manteiga (2) e o açúcar (3), colocando uma a uma. A mistura fica assim, como mostra a quarta foto da montagem acima.

Aqui, uma dica de Dona Patrícia: na receita, é pedido apenas “açúcar”, mas ela que tem experiência fazendo bolo disse pra sempre usar açúcar refinado e da marca União (olha eu fazendo jabá de graça…Alô, União!!). Deixa o bolo mais fofinho! ;)

Em seguida, acrescente a farinha de trigo e o leite aos poucos, não bater muito:

Em seguida, acrescente a canela (5). Depois, retire da batedeira, acrescente o fermento em pó e o bicarbonato, bata à mão e só um pouquinho (6). O próximo passo é acrescentar as claras batidas em neve (7) e a dica aqui é misturar suavemente, sempre de baixo para cima, e também bem pouquinho. O resultado final da mistura é esse da foto 8.

Feito isso, a massa está pronta. Coloque em uma assadeira redonda no forno pré-aquecido a 180 graus e deixe lá por aproximadamente 50minutos – ou até você enfiar uma faca na massa e sair sequinho. :)

—-

MODO DE PREPARO – RECHEIO:

Então agora que a massa está lá, ficando prontinha e enchendo a casa com cheirinho de canela, hora de fazer o recheio. Mais fácil impossível, não precisa nem de fotos:

Em fogo baixo, coloque na panela todos os ingredientes, mexendo sempre até o ponto de brigadeiro mole. É preciso esperar esfriar para poder rechear.

Tudo pronto, vamos à montagem e finalização do Naked Caked:

Você pode cortar o bolo apenas no meio e rechear. Dona Patrícia achou que ficaria mais bonito cortar o bolo em três, já que não teríamos um “segundo andar”. Tive que concordar!

Para cortar, faça primeiro um corte horizontal mais raso em toda lateral do bolo (9), e só em seguida corte a parte central (10). Faça o mesmo na parte que sobra (12) e você terá 3 fatias horizontais iguais do bolo – foto final da montagem acima.

Hora de rechear! Yummy!

Com aqueles tubinhos de aplicar recheio (vende em loja de artigo de festa), aplique o recheio por toda superfície do bolo (fotos 13 e 14). Cubra com a fatia do meio, aplique novamente o recheio e cubra com a fatia do topo (15).

~ Feito isso, um minuto de silêncio por favor para admirar e babar por essa maravilha em forma de carboidrato e super calorias. <3

Como uma peneira, salpique o açúcar de confeiteiro no bolo – e eis aí a indicação do melhor tipo de açúcar, segundo D. Patrícia – “Açúcar de Confeiteiro Impalpável” (outra vez jabá de graça…hahaha).

Para conseguir aplicar também na lateral, dê uma leve inclinada – momento t-e-n-so! – no bolo e vá aplicando em toda lateral. Esse momento ainda ajuda o recheio a dar uma derramadinha, que é o charme do Naked Cake. Depois é só aplicar o açúcar também na superfície do bolo.

Para finalizar, cerejas e morangos (ou amoras ou blueberries…).

E aí, está, o Naked Cake prontinho!! <3

Quantos comentários, curtidas e compartilhadas esse bolo merece? hihihihi #brincadeirinha #facebookinspired

Beijos, madames!

Espero que gostem e que eu consiga fazer mais posts assim para vocês, o que acham???

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
57 comentários
  1. Dana

    Nooooooossa, Martinha!!!!! Já imprimi a receita e deixei separadinha pra minha mãe dar uma olhada (aqui em casa os doces são por conta dela, ela adooora)!! rsrs
    Sou leiga nesses assuntos de cozinha mas me pareceu fácil, já quero pro meu aniversário!!!! nhammy!!

    Responder
    • Oi dana!

      Eu, vendo D. Patrícia fazer e depois relembrando pelos cliques das fotos, fiquei com a mesma impressão: não é difícil não! :) acho que quem já tem o jeito de fazer doce e bolos, acerta tranquilamente. para quem é completamente leiga, deve ser igual a qualquer outra receita: é preciso tentar. :)

      beijoss e depois quero ver os cliques do naked cake! :)

      Responder
  2. Brenda Ribeiro

    Meu deeeeeeeeeeeeeeeus!
    Que delícia!!!
    Martinha, esse recheio que você usou é aquele tradicional de leite condensado? E vem cá, onde você encontra cereja fresca, amora, essas frutas mais raras aqui em ssa?
    Beijo!

    Responder
    • Oi Brenda!!
      matei a dieta de todo mundo hoje, né? (inclusive a minha! hahahaha)

      sobre o recheio, como não tenho noção nenhuma de nada na cozinha, não sei dizer se é ou não o tradicional. mas é facinho de fazer, né?
      já sobre as cerejas e amoras, encontrei na perini.

      beijos! :*

      Responder
  3. Ticiana Araujo

    Aaaaaaaaaaaaah!
    Que delícia! Deu água na boca! rs Hummmmmmm
    Até inclinadinha com a cabeça eu dei lendo essa parte “Para conseguir aplicar também na lateral, dê uma leve inclinada – momento t-e-n-so! – no bolo e vá aplicando em toda lateral. Esse momento ainda ajuda o recheio a dar uma derramadinha, que é o charme do Naked Cake”. Vivendo o momento! rsrsrsrs

    Engordei só de ler, mas suuuuuper vou colocar em prática esse fds!
    Adorei! E que venham novas postagens de “Cozinha de Madame”!

    Beijos, Martinha!

    Responder
    • oi Tici!!

      adooooro seu comentários, me acabo de rir!!! hihihihihhih
      que bom que gostou do post, vou me esforçar para fazer mais vezes sim! foi divertido!!
      vou ver se dona patrícia entende que fazer uma receita light de vez em quando é bom também…se não a gente vai virar um monte de gorduchas! hihihih
      beijos!

      Responder
  4. Amanda Priscila

    Nossa, além de ter uma cara muito boa, fica lindo, e é simples demais de fazer! #delí bjs:*

    Responder
    • Oi Amanda!

      pois é, me surpreendi suuuper em como parece fácil fazer. quem já tem hábito de cozinha, acho que tira de letra.
      e quem não tem, até que anima tentar né?? beijos!!

      Responder
  5. Maria da Luz

    Madame,
    Isso não se faz

    Responder
  6. Maria da Luz

    Madame,

    Isso não se faz!

    Responder
  7. Dani Bulcão

    Para Tudooooooooo!!!!
    Morri agora!!!!
    Como essa receita é facílima de fazer!!!! Já quero um evento para testar na minha cozinha!!! Acho que vou testar no niver do irmão!!!!
    Bjs!!!

    Responder
    • Oi Dani!!

      o resultado final é tão diferente e tão incrível que todo mundo acha que é difícil de fazer, né??? eu também pensei a mesma coisa antes e a mesma coisa – como é fácil! – depois!!
      tomara que você faça mesmo! me manda a foto depois! :***

      Responder
  8. Lais Gomes

    Ameeeeei! vou experimentar na minha casa nova!! Super apoio a ideia de receitas lights de doces (huuuuuuuuuuum:)) Com Dona Patricia divulgando essas receitas, o projeto verão será só em 2020! kkkkkkkk

    beijo e Feliz 2014!

    Responder
    • Oi Lais!!

      realmente, é de 2020 pra frente!!! já viu aí a minha labuta diária né? sou eu indo malhar, voltando e sentando na mesa da cozinha! hahahahaha
      ai ai ai, dona patrícia!

      Responder
  9. Kênya Figueiredo

    Meo Deoosss, que vontade comer agoraaa!!
    É lógico que vou ter que fazer também, né?
    Amei o “cozinha de madame”, faça mais vezes, please!

    Responder
    • Oi kênya!!

      que bom que gostou, vou me esforçar sim para fazer mais “cozinha de madame”! eu tinha ficado empolgada com a idéia, mas é melhor ainda quando a receptividade das leitoras é tão boa. por isso são tão importantes os comentários!
      obrigada pelo seu recadinho mesmo!! e boa sorte na execução do naked cake! depois compartilha comigo! beijão

      Responder
  10. Eloá Alves

    Nossa martinha, desejandooo! Imagina a delícia disso! Huuummmmm

    Responder
    • Eloá,

      eu desejei quando via foto. desejei quando vi a receita. desejei quando vi dona patrícia fazendo pro natal. desejei tanto que repeti no reveillon.
      e agora, toda vez que abro o blog para acompanhar e responder aos comentário, desejo de novo.
      oh, céus! oh, vida!
      hahaha
      beijos!

      Responder
  11. Luana Sousa

    Que maravilha e que parece fácil ;)

    Nunca fiz nenhum bolo na vida, mas esse dai fiquei com vontade de tentar.
    Logo tô na fase de “aprendendo a cozinhar para não passar fome quando casar” kkkkk cozinhar não é comigo e até meu noivo já sabe que quando casarmos ele vai assumir a cozinha, mas não da pra ser assim sempre né, a mulher tem que fazer alguma coisinha pro marido ;)

    Ótima dica madame!!

    Responder
    • Oi luana!!

      eu não estou na fase “noivo”, meu namoro é recente demais pra isso…mas eu bem que ando preocupada: como meu talento para cozinha é abaixo de 0, é melhor eu ir começando a aprender “alguma coisa” logo agora, né? daqui atéeee o tempo que casamento for um projeto real na minha vida, eu espero ter aprendido algo! hihi
      beijos!

      Responder
  12. Anny Souza

    Martinha,

    Em que momento no preparo da massa coloca a canela em pó? sem noção nenhuma na cozinha, mas vou tentar, vai que … né? rsrsrsrs

    Responder
    • Anny!

      obrigada pelo alerta: estava faltando mesmo falar da canela! coloca a canela logo depois da farinha de trigo e o leite. bate um pouquinho só pra misturar. aí sim, fora da batedeira, coloca o fermento, o bicarbonato e as claras!

      beijos!

      Responder
  13. Paloma Casali

    Martinha….você deixou meio mundo com água na boca hahahahahahah
    Adoooorei as fotos e a receita…prometo que tentarei fazer (ou pedirei à alguém hahahahah – mais provável)!
    Esse post esta literalmente delicioso – Parabéns! ahahah
    beijos

    Responder
    • Papi!!

      maldade esse post, né?? maso motivo é justo! a receita não é complicada e o resultado é delicioso! vale sair da dieta…mas só um pouquinho! hihihihihih

      Responder
  14. Rita Sampaio

    Martinha, que perfeito!
    Hoje mesmo compro os ingredientes.
    Enquanto isso almoço e jantar Herbalife por 1semana para compensar. Ah! E caprichar na corridinha rsrs….
    Saborear essa delicia compensa!
    Parabéns a Dona Patricia!

    Responder
    • Ritinha!!

      depois quero saber se deu certo!!! e realmente, com um bolo desses, herbalife djá!! :****

      Responder
  15. Joana

    Ai que bolo lindooo!!!

    Sinto que com minha delicadeza transformarei o bolo em pedaçinhos na hora de cortar kkkkkkkk vou pedir ajuda dos universitários!!

    Mais posts assim martinhaa!!!

    Responder
  16. Aryane

    Martinha, ameiii!

    Vou fazer com auxílio de “Dona Sandra” ( lógico!rs) lá em casa no próximo fds!

    Valeu pela dica e o post ficou maravilhoso! Parabéns!

    bjs

    Responder
    • Oi Aryane!

      Acho que esse foi o post mais pedido de todos os tempos, foi um prazer postar!!

      e pede mesmo para dona sandra!! e depois me mostra a foto! beijos!

      Responder
  17. Bruna

    Acho esse post uma grande sacanagem dona Marta,
    fiquei aqui com água na boca… E sou um desastre
    na cozinha, só rezando pra da certo.

    Responder
    • Oi Bruna!

      eu também sou um desastre! mas acho que só tentando pra gente aprender. de todo modo, sempre tem alguém na família que gosta de cozinhar, dá para mostrar a receita e ficar do lado aprendendo. beijos!

      Responder
  18. Cyntia

    Martinha… esse post vale meu primeiro comentário no blog… Amei a idéia do post e invista pois deixa o blog ainda mais interessante.
    Deli deli… to fazendo a Dieta Dukan mas… assim q der vou experimentar essa maravilha ou tentar adaptar a uma versão light…

    Responder
    • Oi Cyntia!!

      adorei que consegui “arrancar”seu primeiro comentário!! vou adorar se você se empolgar e comentar sempre! hihih
      vou fazer mais posts assim, pode deixar!

      e depois explica essa dieta, não conheço não! beijos!

      Responder
  19. Annie

    Ahhhhhhhhhhhhhhh Dona Patrícia acabandooooooo com o corpinho da genteeeeeee!! =O

    Cake lindoooooooooooooooo e delicioso mesmooo!!! Super aprovado!!

    PS: adoreiiiiii a cozinha de madame, a senhorita podia colocar mais né?! Sugiro a receita do “aperitivo de MADAME”, garantoooo que pouquissima gente conhece e éééé maraaaaaaa!!!

    Responder
  20. July

    Que delicia! Vou fazer tb!
    A fôrma é foi untada com manteiga e farinha?
    E pro recheio foi só uma lata mesmo? Pelas fotos dá a impressão de ter mais…
    Beijo Martinha, obrigada por compartilhar!

    Responder
    • Oi July!

      isso, foi untada assim sim!

      acredito que tenham sido duas latas…vou confirmar isso com D. Patrícia e qualquer coisa atualizo o post! beijos!
      estou aprendendo a fazer post sobre receitas, então, tenha paciência comigo! hihih beijos!

      Responder
  21. deise

    Uauuuu vou me arriscar a fazer… Mesmo nao sendo fa de doce esse bolo eh tao lindo que da vontade de fazer…

    Responder
    • Oi Deise!

      eu não sou nenhum maluca por doces! mas esse bolo é fenomenal, vale cada pedacinho!! beijos!

      Responder
  22. Drica

    Aeeeee!
    Sempre que via as estripulias da D. Patrícia pedia pra você postar receita.
    Ainda bem que você abriu a “Cozinha de Madame” com chave de ouro!
    Amo doce e tô louca pra fazer..ou pedir pra fazerem..
    Adoro cozinhar, mas doces, especialmente bolo, não são minha praia.
    Que essa seja a primeira de muitas receitas!
    beijos!

    Responder
    • Oi Drica!!

      que bom que gostou!! foi por comentários como o seu que tomei coragem de organizar esse tipo de post por aqui!!!

      e engraçado como na cozinha tem isso, né? tem gente que faz doce super bem, e não acerta um macarrão. e tem gente que é bom em comida-comiiiida (tipo, arroz, feijão, etc) e não é boa com bolos. né?
      beijos!

      Responder
  23. Ticiana Araujo

    Receitas Light de D. Patrícia!
    Opa, kd o botão de curtir?

    ;)

    Responder
  24. Brenda Ribeiro

    Não tinha pensado na perini, rsrs. Boa ideia!
    Você destruiu meu projeto verão, madame… kkkkkkkkkk.
    Mas a gula agradece! Kkk
    Beijo!

    Responder
  25. noemi estrela

    Ai meu DEUS! To babando na frente da telinha…kkkkkk Vou imprimir com toda certeza! Eu amei o post…Super completo, Martinha! Beijoo

    Responder
  26. Andressa

    Adorei Martinha! Estava ansiosa esperando este seu post! Vou fazer \o/ adorei! Poste mais receitinhas, beijos

    Responder
    • Oi Dressa,

      foi mesmo, lembro de você comentando que ia querer ver esse post. vejo que você adorar se aventurar pela cozinha né? fico vendo no instagram! depois faz esse naked cake e me mostra! beijos!

      Responder
  27. Dani Benevides

    Madame,

    Que delícia de post!!! O bolo ficou lindo e com uma baita cara de gostoso! As fotos ficaram ótimas (até as dos açúcares rsrs) e o passo a passo também. Parabéns pela dedicação e obrigada por compartilhar!

    Bjo

    Responder
    • Oi Dani!!

      que bom que gostou do jeito que estruturei o post!!
      não sou craque na cozinha, fiquei com medo de deixar algo passar…mas que bom que está todo mundo gostando!!!

      beijos!

      Responder
  28. Naiara Batista

    Dona Patrícia arrasou !
    Pensei que fosse mais complicado, mas ainda bem que não ! Vou tentar qualquer dia desses. E o cozinha de madame tem que ter mais vezes, gostei da ideia :)

    Responder
  29. Liane Santos

    Martinha,

    Adorei a receita e já estou esperando uma data especial para colocar a mão na massa. Surgiu só uma dúvida: o tamanho da forma utilizada e o que foi utilizado para untar…

    Responder
    • Oi Liane!

      o tamanho da fôrma eu não sei dizer, mas para untar foi manteiga e farinha mesmo. basicão.

      beijos!

      Responder
  30. Ana Camila

    Que bolo lindo, não tem como resistir! Tadinha, burlando a dieta, mas é por uma ótima causa.

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com