post da Martinha Fonseca

Mesa de Madame

30 set 13

Mesas super bem decoradas, com guardanapos de tecidos, porta guardanapos e taças e talheres devidamente posicionados deve ser assunto tão velho quanto o mundo. Há anos  as regras de etiquetas estão à disposição para quem se interessa ou para quem precisa, e até os blogs de moda entraram nessa onda – como blogs são nada mais do um diário virtual, é natural que algumas blogueiras que tenham hábitos desse tipo dividam suas experiências nos seus respectivos canais, a exemplo de blogs como Blog da Thassia, Blog da Mariah e afins.

Eu, confesso, venho de uma linhagem familiar (hahahaha que expressão engraçada! :P) de mulheres mais trabalhadoras do que prendadas – e, vejam só, me entendam bem; não estou dizendo que essas duas características não possam coexistir. Mas é que na minha família, de uma forma geral, o lado do trabaho sempre se destacou mais do que o lado de dona da casa. Minha vózinha, por exemplo, hoje com 89 anos, desde nova trabalhou e, sendo professora, chegou a dar aula nos 3 turnos. Me enche de orgulho! hahaha

O que quero dizer é que, apesar de ter aprendido como me portar devidamente à mesa, aqui em casa a praticidade falava mais alto. Recentemente, no entanto, meu pai resolveu “refazer as tradições” e deixar as coisas mais organizadinhas, vamos dizer assim, aqui em casa. Eu, que já gosto de um toque feminino e de coisinhas bem feitas, entrei na onda e aproveitei que iria reunir uns amigos aqui em casa para uma feijoada (amooooo, top 3 de pratos favoritos!) para experimentar os benefícios de uma mesa bem posta – e de quebra aprender um pouquinho. Nunca é tarde, néaaaaam?

Como tenho 25 anos e meus amigos, no geral, acompanham esse faixa de “20 e algos” não havia necessidade de algo muito formal e requintado. Mesmo assim, dava para investir em algo bem feito – e foi por isso, até, que fiz alguns cliques das mesas prontas para compartilhar com vocês. No Armário de Madame conto muito a minha realidade  (vocês sabem!) e como vocês partilham desse estilo de vida comigo, o almoço de sábado acabou virando o post dessa segunda. Espero inspirar vocêa, trocar idéias e sugestões. Os comentários do post estão aí para isso! Manifestem-se!

A proposta é mostrar tudo do jeitinho que aconteceu e não simular mesas super elaboradas que, apesar de lindas, não têm muito a ver comigo. Certo? Espero que gostem!

Quem ajudou a deixar tudo prontinho foi Karine D’Ávila, pessoa super criativa e craque nas regras para fazer bonito e correto com a mesa decorada e recepção para amigos e família. Ela trabalha oferecendo esse tipo de serviço (para ajudar a gente e descomplicar o que apenas parece ser difícil de ser feito) e em breve estará com um site prontinho para divulgar como tudo funciona. Por enquanto, vocês dão uma espiadinha nas fotos do post de hoje. #jabádeamigamadame #mentiranãoéjabá

A decor daqui de casa é bem clean e com bastante branco. A arrumação das duas mesas foram feitas, então, obedecendo esse estilo e utilizando dois jogos de pratos em azul e branco que temos por aqui. Em cada mesa um estilo, nas duas situações arrumações adequadas mas sem afetação – do jeitinho que eu gosto.

Na mesa da sala de jantar (a maior)  Karine sugeriu utilizar “apenas” o jogo americano, opção moderna e despretensiosa para ocasiões menos formais e adequada para a minha tchurma – #ficadica. A mesa menor seria para a turma de meu pai, e por isso, foi devidamente forrada e com a opção completa de talheres conforme o cardápio (e eu aqui desejando o caldinho de feijão novamente???).

Os dois arranjos de flores – rosas e flores do campo – além das orquídeas (amo!) foram compradas na manhã do sábado na Ceasinha do Rio Vermelho, que é pertinho daqui de casa e tem uma seleção incrível de flores. Sempre corro lá para comprar flores; dão outro astral à casa, néam?

E como o blog é de moda, não custa nada fazer um “regram” do look ‘cool & relax’ do sábado. Nada de salto alto ou roupas complicadas. Queria me dedicar apenas a curtir meus amigos. Tem coisa melhor?

madames, o post de hoje é super no estilo “reality show”, abrindo minha casa para vocês. #tofazendoakardashian. 

Se gostarem de posts assim, sobre decor e coisinhas de casa, me falem. O Armário de Madame é feito para vocês! :*

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
16 comentários
  1. Luciana Ferreira

    Adorei as dicas! Já estou aguardando as próximas!!!!!!
    Beijocas! ;-)

    Responder
    • Oi Luciana!

      que bom esse retorno positivo! pode deixar que sempre que tiver dicas boas para compartilhar, eu posto sim! :*

      Responder
  2. Luana Sousa

    Muito lindo!!!!

    O look achei ótimo, representou bem a categoria de ” madame não precisa de muitas coisas para está abafando” ;)
    Ficou tudo muito lindo para o almoço!!!

    Responder
  3. Joana

    Adorei o post Martinha, pode repetir!! E parabéns, sua casa é muito linda!!!

    Um comentário que venho percebendo, semana passada você fez vários postzinhos interessantes e eu super comentei em vários esperando um retorno que não aconteceu =/ Imagino que sua vida deve ser bem corridinha mas confesso que fico “desapontada” ao entrar ansiosamente pra ver se meu comentário foi respondido e não ver nada. Tenta dar um pouquinho mais de atenção pra gente martinha, com certeza você irá fazer suas leitoras mais felizes e fiéis. Uma dica de madame ahahahaha ;)

    Responder
    • Joana e Letícia,

      obrigada pelo comentário de vocês em relação ao post – fico feliz! – e pelo “puxão de orelha” em relação à resposta aos comentários. realmente eu não consigo responder no mesmo dia todos os comentários, mas eu estou sempre lendo todos e me programo para 1 ou 2 vezes por semana parar para responder tudinho (e com certa frequência aviso pelo facebook que respondi aos comentários!). eventualmente é que isso não acontece, como na semana passada que não consegui responder ainda nada – estou começando as respostas pelo post de hoje.
      de todo modo, vou me esforçar para manter uma frequência maior já que do jeito que estou fazendo não está bacana para as leitoras.
      beijos!! :*

      Responder
  4. Leticia

    concordo com Joana! quase nunca vc responde a um post! esse eh o motivo de muitas nao comentarem mais! Porem o post de hoje foi muito interessante!! Parabens pela arrumacao e pelas dicas!

    Responder
  5. Karyne D'Avila

    Madames
    Receber pessoas em nossa casa, requer cuidado e muito zelo, além, é claro de uma boa dose de bom gosto. Seja no cafe da manha, brunch, almoço, happy hour ou jantar, uma mesa bem planejada e com utensílios corretos demonstram carinho e convidam as visitas a um encontro mais agradável.
    Estarei a compartilhar sugestoes de como decorar uma mesa; comportamento da anfitria; etiquetas e boas maneiras, dentre inumeras outras dicas.
    Beijos e ate breve!
    Karyne D’Avila

    Responder
  6. Márcia Amorim

    Tudo muito lindo a sua decoração adoro tambem receber e costumo dependendo do cardapio segui as tradiçoes nada melhor de que uma boa mesa arrumada,flores,e um mimo aos convidados!Apesar de voce ser jovem nada impede de usar utencilios bem jovens sempre buscando inovações no cardapio,e na decoração como o apartamento é clean isso ajuda nas cores que pode abusar bastante,Ex:recibí 3 amigas para atualizar os papos e todas amam camarao,peixe,então final de semana sem empregada as 3 na mesma situação kkkk resolvi inovar fiz um coquetel de agua de coco,c/leite de coco e a baba do coco tritura tudo com um pouco de açucar e vodkca Ciroc(Francesa),decorada com uma raspa de coco +hortelã borda do copo com e todo o material descartavel transparente(claro ninguem ia lavar os pratos)kkkk,mais com detalhes de fibra de coco,aí servi varios petiscos, peixe escabeche no limão siciliano,casquinhas de siri gratinada,espetinhos minis de camarão e peixe grelhados com varios molhinhos(doces,salgados e tartaro),minis vatapas,e minis moquequinhas em tigelinhas de barro com mini proções de arroz,e pra fechar a noite sobremesa quindins minis caramelados,essa dica voce pode fazer pra receber amigos é pratico e pode tambem como opção fazer caipirosca personalizada com o nome dos convidados nos copos!Fica chique!O importante é que seu convidado se sinta bem, feliz e a vontade para poder participar e nada adianta tantas etiquetas e seu convidado se sentir constrangido,sem saber como utilizar os talheres.Bjs e Sucesso!Márcinha

    Responder
    • Márcia!

      você é uma craque, hein??? adorei seu mega post ocm as dicas do que você já fez, tem até modo de fazer! hihihih em especial adorei a caipiroska com o nome dos convidados, super fofo!
      vou ver se tenho oportunidade de colocar essa idéia em prática em breve!! beijocas! :*

      Responder
  7. Fabi

    Martinha, adorei o post! O seu vestido é de onde? Amei!
    Beijos

    Responder
    • Oi Fabi,

      que bom que gostou do post! o vestido é da Lela Canela, marca jovem da designer Gabriela Negromonte, daqui de Salvador. beijos!

      Responder
  8. Lais

    Eu adoro esses posts!! por mim, pode ter sempre!! ficaram lindas as mesas!

    Responder
  9. Livia Lopes

    Amei o post Martinha!!! Eu amooo, comidinhas lindas, mesas bem postas, detalhes… Adoro combinar o tipo da comida, com o souplas, louça, guardanado!!! Amei sua mesa, além de linda (fisicamente), muito bem arrumada!!! Faz mais posts assim!!
    Beijão

    Responder
    • Livia!

      que bacana você por aqui!! eu vejo suas fotos no instagram, com mesas lindas – e bolos maravilhosos!! vou aprendendo com você também!! :**

      Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com