post da Martinha Fonseca

Minimalismo ou preguiça?

24 jan 13

Queria começar o post de hoje pedindo desculpas pelas madames-leitoras que me mandam emails! Gente, amo demais responder cada um que recebo de vocês, mas a coisa embolou!! Estou bem atrasada nas respostas, mas tenham paciência comigo, tá?? Juro que vou responder um por um conforme for tendo tempo. Até porque não adianta responder de qualquer jeito, néam??

Bem, sobre os emails até, ano passado recebi um de uma madame-leitora perguntando sobre “esse tal de minimalismo”, o que é, o que come, como vive (hahahaha Globo Repórter feelings..i).  Para quem é do meio da moda, esse termo é bem frequente e bem usado. Mas para quem é “apenas” uma madame que gosta de moda, nem sempre tudo é tão simples assim. Então, vamos lá.

Minimalismo, na moda, é a maior expressão daquela frase que todo mundo certamente conhece: “menos é mais”. Ser minimalista – ou, investir em um visual minimalista – é compor um look “simples”, sem muitas misturas de estampas, cores ou texturas; é aquele visual que vai direto ao ponto, sem rodeios, sabe? É pura execução da sofisticação, da mulher classuda que não precisa de muito (embora o pouco que use tenha peso) para ficar linda.

Há quem pense, por outro lado, que essa onda de minimalismo é um tédio (vide a onda da moda barroca, cheia de detalhes e brilhos que garante muitas adeptas há algumas temporadas). Já vi muita mulher falando – normalmente  as mais peruas (hehehe) – que menos é menos mesmo, e que elas preferem o “mais”.Daí que, embora ame um visual elegante e minimalista, fiquei com essa dúvida na cabeça e queria saber de vocês. Qual a opinião de vocês sobre minimalismo?

Tem muita mulher que precisa de pouco para acertar no visual, mas tem também, na opinião de vocês, mulher que simplifica tudo demais e acaba justificando a falta de criatividade no look como minimalismo?

Tema polêmico, será?

Comentem! Coloquei algumas fotos no post para ilustrar e inspirar vocês. :)

 

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
5 comentários
  1. Gisele

    Sou super adepta! Não que eu não goste de um lindo animal print! Mas é que no dia a dia é mais difícil ser fashionista o tempo todo. Acredito piamente que menos é mais!❤ Bjo Martinha

    http://www.blogquercasarcomigo.wordpress.com

    Responder
  2. Samantha

    Gosto muito, e é o que mais costumo usar. Como a Gisele falou aí, é dificil ser fashionista o tempo todo, requer inspiração e tempo, e isso são coisas raras no meu dia a dia.
    Beijoo!!

    Responder
  3. Samara Calixto

    olá. bom, eu não entendo muito dos conceitos de moda, mas percebo que esse estilo “minimalista” de se vestir nada mais é que equilibrar uma peça básica com uma (não tão básica) que valorize bem o seu corpo. E que, assim, não seja necessário o uso de acessórios pra levantar a produção. Tento fazer isso com frequência, mas sempre acho que fica sem graça. Mas como a ideia é sempre está com um ar mais fresco/sofisticado (acredito q seja essa a intenção) sempre aposto numa pulseira ou num lenço pra completar.
    Beijão!

    Responder
  4. Celina Pereira

    Oi Martinha, tudo bem?!
    Eu acho que minimalismo não é preguiça nem falta de criatividade, mas sim uma forma interessante de ressaltar a personalidade e pontos fortes na pessoa. Vai de gosto! Acho que não sou minimalista, mas passo longe da “peruísse”!
    Ah! Da próxima vez que for na Rádio, tenta avisar com antecedência pra gente ouvir o programa todo :D

    Beijo grande!

    Responder
  5. Regiane Boaventura

    Acho que minimalismo de verdade, diferente de preguiça, é só pra quem realmente tem uma baita atitude pra segurar o look clean! Se não tiver a atitude, vira apenas mais um look óbvio, com medo de sair da zona de conforto….Bjus!

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com