post da Martinha Fonseca

Saúde de Madame: Treino Funcional

14 dez 12

Me corrijam se eu estiver errada, mas um dos grandes motivos que fazem as pessoas terem resistência à academia é achar aquela “puxação de ferro” um saco. É ou não é? Tem gente que acha chato, tedioso fazer sempre a mesma coisa; tem gente que acha que são sem sentido todos aqueles movimentos repetidos dentro/em cima/com a ajuda de uma máquina. Mas para as madames preguiçosas um aviso: a academia não precisa ser necessariamente e sempre assim.

Há um tempo, o Treinamento Funcional tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil e, com essa “técnica” posso garantir que malhar continuará sendo um exercício intenso e puxado, mas certamente não será óbvio e tedioso. Experiência própria!

Na minha rotina de exercícios na Leo Félix Personal Studio, venho inserindo alguns exercícios de treinamento funcional na minha série e, não só o tempo passou mais rápido lá dentro, como os resultados começaram a aparecer. Tive pesagem com as minhas nutricionistas da FlexFood, e juntando alimentação correta, aeróbico e treinamento funcional, consegui ganhar 1,5kg só de massa magra em 15 dias! uhu!!

A novidade é boa, merece comemoração e por isso, resolvi compartilhar informações sobre Treino Funcional (TF) com vocês. Chamei Tasso Tourinho, personal da Leo Felix e pós-graduado em TF, para responder umas perguntinhas e esclarecer as nossas dúvidas sobre esse tipo de treinamento. Quem sabe, com um pouco mais de conhecimento em mãos, vocês se animam para tirar o bumbum da cadeira e ir atrás do seu projeto saúde e verão 2013, né? Acredite, ainda dá tempo!

Armário de Madame: O que é treinamento funcional?

Tasso Tourinho: É o treinamento do movimento do corporal, com associação de vários métodos objetivando tornar o corpo mais “inteligente”. O TF trabalha o corpo como uma unidade integrada e a intenção é estabilizar e fortalecer o tronco, aqui conhecido como “core”. Com o treinamento funcional é possível melhorar atividades diárias, profissionais, esportivas e prevenir lesões, corrigindo posturas inadequadas e desequilíbrios musculares.

AM: Quais as vantagens do TF e em que eles é diferente dos treinamentos convencionais?

TT: O treino convencional trabalha os músculos de forma isolada, através de máquinas e aparelhos de musculação. Nele se treina primeiro as extremidades (braços e pernas), deixando o core em segundo plano para ser trabalhado de forma isolada. O treino funcional  integra o corpo em prol do movimento, tendo como objetivo, além da força, o ganho de equilíbrio, velocidade, coordenação, potência (força + velocidade), agilidade (coordenação + velocidade) e resistência, não ficando dependente das máquinas, e tornando o treino mais dinâmico e desafiador.

AM: Quais os equipamentos utilizados para exercícios de TF?

TT: As possibilidades são ilimitadas! Pode ser utilizado desde o próprio corpo ou de um parceiro de treino, a uma série de aparelhos como a bola suíça, bozú {essa “meia bola” laranja das fotos} , TRX, elásticos, borrachas, cones, medicine ball, slide, barra com pesos, anilhas, halter e muitos outros complementos. Na falta destes, podemos utilizar garrafas pet com areia ou água, corda, desenhos no chão para treinar agilidade, dentre outros.

 AM: Dá para adaptar esses exercícios para realizá-los em casa? Quais os cuidados necessários?

TT: Na verdade, é possível realizar TF em diversos ambientes! O principal cuidado que se deve tomar é buscar uma orientação adequada e especializada em TF para um melhor planejamento e orientação do seu treino, seja em casa, na praia ou academia. Vale lembrar que como o TF virou modinha, existem inúmeros vídeos espalhados pela internet mostrando como são realizados os exercícios, e não adianta tentar ver e copiar. Procure um profissional especializado em TF, com boas idéias de treino que seus conceitos sobre atividade física irão mudar.

E aí, gostaram das dicas?

Eu realmente estou amando os treinos mais “diferentes” que tenho feito. Como falei no início do post, já estou começando a ver os resultados no meu corpo, e nada mais estimulante para me manter na linha do que isso.

Mas ó: só para mostrar para vocês que a velha máxima do “no pain, no gain” continua de pé, uma fotinha minha no pós treino. Isso é glamour, gente?? HAHAHAHA!

 A boa notícia é que todo o cansaço e esforço têm valido à pena…e muito!!!

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
8 comentários
  1. Lui Mendes

    Amo treinamento funcional e o TASSO TOURINHO é um excelente profissional além de ser meu personal e realmente galera da resultado . SE TIVER ALGUÉM MORANDO EM SALVADOR E QUISER UM PERSONAL TRAINER SUPER INDICO O TASSO !

    Responder
  2. Juliana

    Amo treinamento funcional!!! <3

    Responder
  3. Tasso Tourinho

    Isso a e Martinha firme e forte no treinamento ,cada dia mais dedicada, toda equipe da Leo Felix Personal Studio se dedica muito aos seus alunos e o resultado é recompensa pelo esforço de vocês.Tasso Tourinho, Tiago Novaes, Leonardo Félix, Luis Claudio, Lorenço Brito, Adolfo Chais e toda Equipe Leo Félix Personal Studio um abraço é um prazer trabalhar com voces.

    E vamos lá Galera sempre antenados na moda e em forma muita saúde!

    Responder
  4. Taiane

    Adorei o post Martinha! TF realmente é desafiador e por isso, super estimulante!

    Beijos

    Responder
  5. Glauco Corrêa

    Olá, acho extremamente importante e válida a informação do texto acima, contudo como o próprio professor coloca, muitas pessoas vem se aproveitando da modinha que o TREINAMENTO FÍSICO FUNCIONAL causou e tomando vantagem disso. Um exemplo disso são os próprios exercicios citados na propria reportagem, pois trabalho de instabilidade (equilíbrio) não tem nada de funcional, muito pelo contrário, pois as últimas evidências apresentadas tem mostrado que esse tipo de trabalho não traz benefício algum e em alguns casos até prejudica, pois o mesmo pode gerar efeito ccontrário ao buscado com o TREINAMENTO, não é porque você está realizando uma rosca direta, uma elevação lateral ou qualquer outro exercício em cima de uma plataforma instável que isso tornará seu treino funcional. O termo treinamento funcional se dar por conta da FUNÇÃO DA ARTICULAÇÃO, esse é o grande diferencial do convencional e o funcional, pois enquanto um busca o trabalho pensando no músculo o outro pensa no trabalho da articulacão, portanto o treinamento funcional é muito mais do quê bolas, elásticos, trabalho de equilíbrio e etc. Bem, é isso!

    Responder
  6. Cindi Matos

    Parabéns Tasso Tourinho pelo excelente trabalho!! Arranja um horário ai pra mim…rsrs!

    Responder
  7. Tasso Tourinho

    Boa Dia,

    A intenção dessa seção de treino foi no primeiro momento estabilizar os CORE através de exercícios isométricos, para depois executar exercícios em cima de uma base instável sim, mas não com a intenção de gerar hipertrofia, muito mais uma consciência corporal em NOSSA aluna para potencializar seus exercícios em sessões futuras onde iremos trabalhar com Cadeia Cinética Fechada onde há uma grande necessidade de estar com o corpo trabalhando em sinergia.

    Conheço você Glauco, inclusive já treinei na matriz da franquia onde você trabalha, me inscrevi em um curso de LPO onde você organizou ( que acabou não acontecendo).Sou Atleta a dez e Professor de Jiu-jítsu há três anos trabalho há 6 anos na área de Educação Física com Musculação e sou Pós-Graduado em Treinamento Funcional, , se tem uma coisa que aprendi com treinamento é não apontar e afirmar erros sem conhecer a intenção do PROFISSIONAL que está conduzindo determinada atividade, cada um tem sua metodologia, a intenção aqui é transmitir uma mensagem para os leigos e pessoas que se interessem por atividade física conhecerem melhor a proposta do Treinamento Funcional,no futuro podendo procurar a mim ou a você ou qualquer profissional da área ,buscando uma melhor qualidade de vida.
    Enfim, o campo está aberto e é muito grande tem espaço para todos não costumo crescer pisando em ninguém creio que a ÉTICA PROFISSIONAL está acima de tudo.
    Boa Sorte há você, espero que essa postagem tenha despertado o interesse em pessoas que ainda não conhecem o Treinamento Funcional e a partir de hoje possam buscar os benefícios que a pratica da atividade física proporciona.

    Responder
  8. Mariana Araújo

    Antes de entrar na academia achava realmente um saco, tedioso tudo aquilo mas acabei acostumando. Qundo você começa a perceber os resultados no seu corpo e na sua saúde tudo começa a fazer sentido xD

    http://www.maribelezapura.com
    Loja: http://www.shopbelezaonline.loja2.com.br

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com