Ora, ora, madames. Vocês acham que eu ia deixar vocês à mercê das guloseimas e gordices de Natal, assim, sem nenhuma ajuda ou apoio? Não, não, de jeito nenhum!
É certo que, ao longo do ano, foram muitos “não’s” às pizzas, ao chopp, às frituras e, por isso mesmo, a gente merece uma folginha – afinal, é Natal, néam? Mas pense comigo: é justo você ter se dedicado tanto para colocar tudo a perder agora??? Porque, né, a vida é uma maravilha: para emagrecer a gente demora uma década; para engordar, basta um segundo.
Mas sem pânico, ok? Chamei minhas nutricionistas, Tanie e Carine, que comandam o Flex Food, para dar umas dicas de como sobreviver ao Natal com dignidade. Dicas valiosas, portanto prestem atenção, aproveitem o natal, mas sobrevivam a ele! Combinado?
Dica 1: ao longo do dia
Não deixe de fazer nenhuma refeição, mesmo sabendo da farta ceia que terá à noite. Se alimente de 3 em 3 horas, incluindo lanches intermediários, totalizando pelo menos 5 refeições no dia. Dessa forma, seu metabolismo irá trabalhar mais para queimar o que foi consumido – mas estamos falando de escolhas saudáveis, ok?
Dica 2: antes de sair de casa
Não saia de casa para o Natal de barriga vazia. Faça um pequeno lanche antes para não chegar com fome e, assim, ter mais capacidade racional de fazer boas escolhas na hora da ceia.
Para esse lanche “pré-ceia”, alguma opções:
– CREME DE FRUTA (iogurte desnatado + 1 opção de fruta + 1 colher de sopa de semente de chia)
– ou 1 FRUTA + 2 FATIAS DE QUEIJO BRANCO
– ou 1 COPO DE SUCO COM SEMENTE DE CHIA + 2 ROLINHOS DE PEITO DE PERU COM QUEIJO MINAS.
Dica 3: na hora da ceia
Analise a mesa antes de começar a comer. Veja quais as opções, o que mais te agrada e se sirva.
– Lembre-se que arroz é substituto de batata, purê ou farofa; ou seja, escolha apenas 1 dessas opções.
– Escolha até duas opções de proteína (tender, peru, chester, pernil, lombo, bacalhau, etc) e consuma 2 fatias de 1 dedo de largura, cada.
Dica 4: para brindar
– se não abre mão do brinde com bebida alcóolica, tente não ultrapassar 3 taças e intercale cada taça com um copo de água.
– para quem está firme na perda de peso, o brinde pode ser feito com suco de uva concentrado (aqueles da garrafinha de vidro), que é riquíssimo em antioxdiante e faz bem ao coração.
Dica 5: para a turma do panetone
– para o panetone tradicional, 1 fatia com 2 dedos de largura.
– para o “chocotone”, 1 fatia com 1 dedo de largura.
Dica 6: no dia seguinte
Tente se alimentar com opções mais leves, como salada de folhas e crus, com um grelhado. Beba bastante água, água de côco e líquidos em geral, e faça um bom consumo de frutas.
Lembrete final da FlexFood: Para uma alimentação saudável é necessário ter equilíbrio.
Martinha, vc está usando semente de chia? Conte-nos mais :)
Estava super feliz e satisfeita com as dicas, até chegar a dica do Chocotone. Somente uma fatia com 01 dedo de largura é sacanagem! hahahahh
Martinha,
Qual o contato das nutricionistas?