post da Martinha Fonseca

Para que serve Look do Dia?

30 out 12

O lado bom de blogs de moda terem virado moda (com o perdão da repetição…), é que cada vez mais pessoas falam, entendem e usam a moda de forma bacana e positiva. As revistas de moda continuam tendo sua importância de filtrar o que vai ser ou não tendência, mas é inegável que são os blogs que assumiram o papel de traduzir o que já foi traduzido, e explicar ainda mais detalhadamente o que é tendência e como usar essa ou aquela informação de moda.

O lado ruim da proliferação de blogs, no entanto, é que, em muitos casos, a essência, o propósito sincero, a filosofia vão embora. E aí ficam apenas o consumismo, o exibicionismo e a vontade de ser conhecida como a blogueira x, ganhar viagens de graça como a blogueira y, e ganhar dinheiro igual a blogueira w. Vai embora a essência, fica apenas o oportunismo.

Comecei o post de hoje tocando nesse assunto que há muito gira na minha cabeça. Vejo um número crescente de pessoas falando “não aguento mais blogs”, “mais um blog de look do dia? aff!” e fico querendo entender o porquê desse movimento de repulsão aos blogs, de uma forma geral, e aos looks do dia, de uma forma mais específica.

Fico pensando: será que o problema está no fazer no look do dia ou na intenção escusa que motiva esse tipo de post? Estou inclinada a concordar com a segunda parte da pergunta.

Não nego a possibilidade justa e sincera de fazer de um blog o seu trabalho e sustento – eu mesma faço parte desse grupo, e batalho todo dia para fazer isto de forma digna. Mas é inegável que a realidade de umas, de possuir um blog com capacidade monetária, gera em outras o sonho de que isso é possível para qualquer um; ou melhor, que isso é possível de qualquer jeito e que, assim, basta uma carinha bonita, uma câmera boa, mamãe e papai fazendo divulgação entre os amigos da sociedade e bam! você é alçada a posição de a nova “Lala Rudge” da sua cidade.

Um blog se move pela identificação das leitoras com a pessoa que escreve – e quando eu digo pessoa, me refiro à personalidade dela, o jeito de falar, escrever, se posicionar na vida, de se vestir. E pensando desse jeito, fica fácil entender, por fim, porque existe esse movimento de saturação e “encheção de saco” com os blogs e os seus amados/odiados looks do dia.

Da forma como eu entendo as coisas, os posts de looks do dia vieram para inspirar quem está do outro lado da tela a se vestir de forma bacana; a ver que é possível fazer diferentes looks com a mesma blusa branca; que é possível trabalhar no escritório e ir bem arrumada; que é possível ser feliz com seu próprio corpo. Mas aí, há quem use esse espaço tão digno (é que não consigo achar banal o fato de que tantas madames encaixam em sua rotina corrida um horário para passar aqui; fico feliz e envaidecida, de uma forma bacana, com tudo isso)  e pense só em construir um discurso de cima para baixo, algo como “olha como eu sou diva”; quando na verdade, ao invés de discurso do “sou bem vestida”, a idéia era para ser o diálogo do “é assim que eu me expresso, e você?”

E eu acho que é por essa subversão de intenções que tenho visto pessoas com o pé atrás com blogs de moda. Não é questão de o look do dia ser pago ou não ser pago; mesmo para fazer publicidade de uma loja é possível imprimir o seu gosto, o seu olhar, o seu estilo; é possível transmitir uma proposta de look não uma imposição do que é bonito. Tudo é questão de mostrar o que se quer  de verdade e fazer com que as pessoas, do outro lado, entendam isso.

Concordam, madames? Ou não?

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
22 comentários
  1. Camila Santos Ferreira

    Muito seu texto!
    Parabéns!

    :)

    Responder
  2. Helena Gabrielle

    Que lindo texto, Martinha! Engraçado que curso Letras e estou escrevendo minha Monografia sobre textos dos Blogs de Moda e esse seu veio assim… caindo como um “novo look” ao meu trabalho. BjOs e sucesso, sua lindona! Você está fazendo parte do meu objeto de estudo em 3… 2… 1…!

    Responder
    • Helena!

      Amei o tema da sua monografia! fiquei meeega curiosa para ler, você me manda quando estiver pronta???
      ahh! e orgulhinhooo de ter te ajudado um pouquinho nesse seu trabalho! boa sorte com a monografia…passei por isso ha dois anos, ao final do curso de jornalismo, e até hoje tenho arrepios da trabalheira que deu…pelo menos, ao final, vale à pena! sucesso! bjs

      Responder
  3. laiana

    Poxa, MArtinha.. eu adorei o seu post de hj! Eu acabei de criar um blog e bato logo de cara com esse seu! Isso é animador! Vc agora me colocou pra frente.. eu quero sim que meu blog cresça, claro.. mas e se não crescer? Não tem problemas.. eu não vou perder nada com isso! Obrigada pelo post maravilhoso! bjs

    Responder
  4. Rafaella Ramos

    Gostei =)

    Responder
  5. Luana Sousa

    Olá Martinha!

    Seu texto disse tudo, concordo com você, tem muita gente por ai usando essa ferramenta de um jeito totalmente equivocado e isso acaba influenciando muita gente, tem muita menina fazendo esforço para usar produto tal ou roupa da marca tal porque está no blog mais “bam bam bam” do momento, eu discordo totalmente disso, cada um deve filtrar o que cabe ou não usar/comprar e se jogar nas tendências de acordo com suas possibilidades financeiras.

    Seu blog é um dos poucos que visito diariamente e me inspiro e descubro novas combinações e com isso eleva meu ego e me sinto linda hauhauahuahauhaua #convencida.

    Responder
  6. Érica

    Martinha,

    Os blogs de moda são um negócio e, como qualquer outro, tem todo tipo de gente investindo nele!
    Não curto blogueiras que tentam exibir o que não são, mas tem gosto e público pra tudo kkk
    Veja o post “Fofoca velha porém atual” da Paula/swetest person, é bem legal. Bjs

    Responder
  7. Isadora Markus

    concordo plenamente.. e como já falei aqui, gosto do seu blog porque é real, e não como muitos por aí!! beijos

    Responder
  8. Isadora Markus

    nodramahavefun.blogspot.com

    Responder
  9. Taiane

    Martinha!
    Confesso que conheci este universo dos blogs de moda este ano após entrar no instagram (desatualizada?! Hahaha)! Sou fã de moda, sempre via revistas, mas o mundo virtual me dava impaciência.. Pois então, chegou a época em que eu viciei, e logo em seguida, enjoei! Sabe quando vc visita Thassia, Lala, Lala Rudge, Nati Vozza, Mariah e todas elas estão com o mesmo loubotin? Ou a mesma channel? Ou o mesmo PatBo?! Argh! Isto vai enojando, enraivando, estressando! Hahaha
    Hoje te confesso que o primeiro blog que eu abro no dia (e às vezes o único) é o seu! Primeiro pq te conheci, segundo pq sua linguagem é linguagem de gente normal e engraçada (o que é bisous?) e terceiro pq os looks são acessíveis, amo os garimpos!
    Eu adoro os looks do dia, e hj este é o único motivo que ainda me faz visitar os outros blogs! Eu abro, vejo as fotos e ignoro o texto, pq ali ngm é ameegaaa de ngm naooo! Hahahah

    Beijos e sucesso!

    Responder
  10. Lorena Rezende

    Parabens Martinha! Como sempre arrasando! Concordo plenamente com tudo o que foi dito, e é por conta disso que o Armário de Madame é atualmente o meu blog preferido, porque você escreve de forma leve e divertida, faz post sobre moda acessivel e não fica querendo mostrar “como voce é diva” (apesar de ser! hahahaa)

    Desejo a você muito e muito sucesso!
    Beijoos

    Responder
  11. Cíntia Frazão

    Oi Martinha, adoro o seu blog !!! o texto é a mais pura verdade ! Bjãooooo

    Responder
  12. Ticiana

    Martinha… que texto tudo!
    Super concordo com tudo o que vc disse, e com o que as Madames estão dizendo aqui nos coments…
    Tenho um blog e entendo tudo o que vc disse…
    Acho que assim como em tudo há pessoas e pessoas..e basta quem ler fazer um filtro do que continua lendo ou não..
    Acho muito bacana o Armário, é uma leitura diária mesmo… adoro os garimpos.. (já fui atrás de várias coisas que vi aqui, e o bom é que como somos da mesma cidade acho muitas coisas mesmo!) e adoro os “Looks do dia”, afinal, sempre bom saber combinações bacanas que às vezes nem pensamos…
    E o bom, que são peças reais, de uma madame real.. muito bom isso!
    Confesso que existem 4 blogs que estão nos meus favoritos, que são o “Armário”, o “Toque de Neon”, o “Amiga Phyna” e o “Blog da Lô”… exatamente por terem essa cara de “meninas da casa ao lado”… sempre muito bom!

    BEijoooooooo

    Responder
  13. Camila Salles

    Beeem por aí! rs. Alguns blogs dão nojinho… desisto de entrar.

    Mas, afinal, que roupa da My Place vc comprou? vc esqueceu de contar! kkkkkkkkk

    Beijos,
    Mila

    Responder
  14. Mariana Araújo

    Martinha, seu comentário neste post foi bastante pertinente. Eu criei meu blog com intuito apenas de conhecer outras blogueiras e aprender mais sobre o universo da moda e beleza, mas acredito que devido as leitoras hoje o blog deixou de ser uma brincadeira e passou a ser coisa séria. De forma totalmente natural!
    Acho super bacana ver looks do dia, entrar e sair de blogs legais, com dicas úteis, informações boas mas a galera tá vendo o blog como somente forma de ganhar dinheiro e produtos, e acaba ficando algo bem artificial. Todo dia post de parceria, post pago e etc.
    Muitas estão perdendo a essência, infelizmente! Acredito que podemos agregar tudo de uma forma mais natural, mais dinâmica, sem ficar chato e cansativo. Eu adoro blogar e trabalho com isso porque realmente gosto e sinto afinidade :)

    http://www.maribelezapura.com
    Loja: http://www.shopbelezaonline.loja2.com.br

    Responder
  15. catarine heiter

    Texto perfeito! Essa mania de ter blog e de se sentir estrela está arrasando com o trabalho de muita gente. Pior que já invadiu até mesmo áreas distantes da moda..

    Responder
  16. Isadora Paiva

    Nooossa Matinha é por posts destes que sou cada dia mais sua fã! Apesar de acompanhar o blog assiduamente não sou muito de me expressar por aqui…mas hj não teve jeito. rs!
    Vez ou outra entro em alguns outros blogs de moda, mas só mesmo o Armário de Madame me viciou, e exatamente pelo o que você falou, por identidade com o seu jeito de escrever e claro pelo bom gosto da suas dicas de moda!
    Amo os looks do dia e eles sempre me inspiram mt! E nunca tive alguma impressão de exibicionismo pessoal e nem de incentivo a um consumo exagerado.
    Parabéns pelo o seu trabalho e não deixe de continuar nos inspirando com os looks do dia. ;)

    Responder
  17. Samantha

    Falou e disse!
    E é por isso que estou sempre por aqui. Seu blog me passa credibilidade. Não vejo aquela coisa exibicionista por aqui. Posso sentir a sinceridade nos seus posts em trasmitir a idéia de um look, as possíveis adaptações, variações… Enfim, coisa que qualquer pessoa normal faz no seu cotidiano.
    Adoro as suas dicas, me ajudam bastante na hora de montar algo interessante.
    Admiro o seu trabalho. Parabéns Martinha!

    Responder
  18. Karisse Queiroz

    Li vários comentários acima antes de escrever o meu, mas juro que já sabia o que falar à proporção que li seu post.
    1 – suuuper bem escrito! Gramática etc. em perfeito estado. Duvido que qq blogueira saiba bem “sabido” o bom Português
    2 – concordo em genero numero e grau com tudo o q vc disse! Senti esses dias que o mundo virtual tava precisando de um post/declaração assim;

    Você, enquanto mais próxima do mundo real (gente que tem que dividir o salário/bolsa estagio/mesadinha entre despesas sérias e luxinhos femininos), de fato vai passar eternidades atraindo leitores e fãs. Eu que o diga!

    Os garimpos, pra mim, são pérolas no meio desse mundão de blogs!

    Dias atrás, comentei no Insta de Camila Coelho do Super Vaidosas exatamente sobre isso: enquanto houver a humildade, que identifica os leitores e a blogueira, haverá respeito e admiração do lado do mundo real para o mundo virtual de vcs!

    Apoio a ascensão dos blogs desde que a alma das blogueiras não se venda: uma coisa é ser paga por grifes e vestir para fazer um merchandising. Outra, é simplesmente esquecer as “pobres mortais” que dificilmente, um dia, pagarão R$ 500,00 em uma bolsa…

    Você é linda, humilde, MT competente em cada texto, em cada matéria! O desabafo foi mt bom!

    PARABENSSS!!!

    Responder
  19. Juliana

    Eu adorei o texto, mas me surpreendi com os blogs aqui ao lado que vc lê..muitos deles se incluem no estilo de blog que vc citou..

    Responder
  20. Ana Gonçalves

    Martinha,

    ler esse texto me fez relembrar o meu inicio de blog, fez eu relembrar o medo que eu tinha de começar, de iniciar um projeto diferente! Sim, tive medo, pois sempre odiei lookdodia das bloguetes que só pensam em faturar.
    Elas não expressam suas ideias, não falam com você na rua, fazem por fazer, fazem para ter viagens e um closet repleto de lembranças das marcas mais desejadas!
    Me identifico muito com o Armário de Madame, me considero uma madame, pois te acompanho desde o inicio e sei que você pensa diferente, expõe o seu jeito de ser AQUI, um espaço que é só seu, e como qualquer outro trabalho recheado de esforço e amor rende uma graninha! rs
    Não vou negar que não ganho com o meu blog, mas a experiência, as pessoas que tenho conhecido me faz uma pessoa realizada e com certeza tudo isso me fará ter muito mais no futuro, com qualquer profissão que eu escolha. Agradeço sempre por que mesmo com os meus 16 anos e um blog de produção cultural e arte, eu sou feliz com o que faço, sem ter a obrigação de promover o meu blog com os amigos dos meus pais e ficar por aí bancando a fútil que não usa roupa das lojas de departamento! :)
    Amei o texto, parabéns e muito sucesso!
    Beijos, Ana Gonçalves do Blog Café Dendê

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com