A calça cigarrete não é propriamente uma novidade – aparece nas passarelas e nas lojas mais ou menos desde o último verão. Mesmo assim, só agora, no verão 2013, as mulheres, em geral, estão prestando atenção que a calça está mais curtinha e estão se permitindo considerar a possibilidade de usá-la. Tanto é que, não faz muito tempo, recebi um email de uma leitora pedindo dicas de como usar calça cigarrete.
Achei o tópico interessante, principalmente porque é esse é um tipo de calça que oferece um detalhe super discreto ao look, ao mesmo tempo em que não exige grandes “afetações fashion” para ser usada. É uma moda democrática, embora seja preciso ter cuidado para o modelo mais curto não desequilibrar a silhueta e achatar o corpo.
Por isso, trouxe algumas diquinhas práticas e fáceis para vocês não errarem no visual.
Olhe essa foto aí em cima e compare com as duas fotos da montagem abaixo. Há uma diferença gritante entre elas…consegue identificar?
A calça cigarrete é aquela calça cuja barra é mais curtinha, variando da altura do “osso do tornozelo” até mais ou menos um palmo acima disso. Esse comprimento mais curto acaba encurtando as pernas, certo? Portanto, é fácil deduzir que, para manter um corpo mais equilibrado e conseguir driblar esse efeito achatado (ninguém gosta disso!), é muito melhor apostar num sapato com cor próxima ao seu tom de pele ou que siga na cor da calça (looks monocromáticos criam uma linha visual em sentindo vertical, alongando o corpo) do que num sapato super pesado e fechado, como na primeira foto do post.
E quando eu falo de sapato escuro e pesado, eu não quero dizer apenas sapatos pretos. Olha aí, nessa montagem acima, como um sapato preto pode ser positivo em um look: basta deixar o peito do pé à mostra e/ou apostar em scarpins, que com o bico pontudo alonga a silhueta.
E para finalizar o post, mais uma dica para acertar no visual com a calça cigarrete: invista em peças que construam linhas verticais no look. Como assim? Explico:
Já que a calça mais curta achatar a silhueta, invista em sobreposições com blazers, cardigans ou coletes que criam uma linha vertical no centro do corpo, ou até em sapatos com tiras centrais.
Anotou as dicas??
Isso foi um post de moda complexo, por assim dizer, mas esclarecedor!!! Super curti! Agora, quadril largo, longe deste tipo de calça?
Juliane,
eu não sei o que você chama de quadril largo. no meu corpo, por exemplo, o meu quadril chama atenção e eu posso considerá-lo largo em relação ao resto do meu corpo. não acho que isso necessariamente faça banir a calça mais curta do armário. o que você pode fazer é usar as dicas do post e verticalizar o look com sobreposicões, sapatos que alonguem e blusas que cubram um pouco mais o quadril, mas evitar que o quadril mais largo “horizontalize” sua imagem e te deixe achatada. beijos!
Estou adorando essas calças, não sou fã das flares, gosto das mais justinhas, e curtas acho mais charmosa!
Mudando de assunto, a coleção das Poderosas do Brasil não chegava amanhã nas lojas, Martinha? Fui hj no Barra e lá estava a coleção! Vou aguardar suas sugestões de look para ver se me inspira, porque não gostei de muita coisa não, achei o blazer estampado lindo, mas curtinho não ficou legal… No geral, não achei os tecidos bons!
Ótimas dicas, Martinha, topo com o scarpin, sandália alta…
Acho lindo! :)
Oioioi Martinha.. sempre entro no seu blog e gosto porque é tudo “mundo real” se é que me entende! =)
Adoro os looks e também as calças curtinhas!
Beijão!!
http://nodramahavefun.blogspot.com.br/
Isadora,
obrigada pelo comentário! eu entendo sim o que você quis dizer, porque é essa mesma a intenção principal aqui do armário de madame! que bom que tenho me comunicado bem e vocês, aí do outro lado, tem entendido e curtido a proposta! beijosss