post da Martinha Fonseca

Calça curtinha, topa?

16 out 12

A calça cigarrete não é propriamente uma novidade – aparece nas passarelas e nas lojas mais ou menos desde o último verão. Mesmo assim, só agora, no verão 2013, as mulheres, em geral, estão prestando atenção que a calça está mais curtinha e estão se permitindo considerar a possibilidade de usá-la. Tanto é que, não faz muito tempo, recebi um email de uma leitora pedindo dicas de como usar calça cigarrete.

Achei o tópico interessante, principalmente porque é esse é um tipo de calça que oferece um detalhe super discreto ao look, ao mesmo tempo em que não exige grandes “afetações fashion” para ser usada. É uma moda democrática, embora seja preciso ter cuidado para o modelo mais curto não desequilibrar a silhueta e achatar o corpo. 

Por isso, trouxe algumas diquinhas práticas e fáceis para vocês não errarem no visual.

Olhe essa foto aí em cima e compare com as duas fotos da montagem abaixo. Há uma diferença gritante entre elas…consegue identificar?

A calça cigarrete é aquela calça cuja barra é mais curtinha, variando da altura do “osso do tornozelo” até mais ou menos um palmo acima disso. Esse comprimento mais curto acaba encurtando as pernas, certo? Portanto, é fácil deduzir que, para manter um corpo mais equilibrado e conseguir driblar esse efeito achatado (ninguém gosta disso!), é muito melhor apostar num sapato com cor próxima ao seu tom de pele ou que siga na cor da calça (looks monocromáticos criam uma linha visual em sentindo vertical, alongando o corpo) do que num sapato super pesado e fechado, como na primeira foto do post.

E quando eu falo de sapato escuro e pesado, eu não quero dizer apenas sapatos pretos. Olha aí, nessa montagem acima, como um sapato preto pode ser positivo em um look: basta deixar o peito do pé à mostra e/ou apostar em scarpins, que com o bico pontudo alonga a silhueta.

E para finalizar o post, mais uma dica para acertar no visual com a calça cigarrete: invista em peças que construam linhas verticais no look. Como assim? Explico:

Já que a calça mais curta achatar a silhueta, invista em sobreposições com blazers, cardigans ou coletes que criam uma linha vertical no centro do corpo, ou até em sapatos com tiras centrais.

Anotou as dicas??

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
7 comentários
  1. Juliane

    Isso foi um post de moda complexo, por assim dizer, mas esclarecedor!!! Super curti! Agora, quadril largo, longe deste tipo de calça?

    Responder
    • Juliane,

      eu não sei o que você chama de quadril largo. no meu corpo, por exemplo, o meu quadril chama atenção e eu posso considerá-lo largo em relação ao resto do meu corpo. não acho que isso necessariamente faça banir a calça mais curta do armário. o que você pode fazer é usar as dicas do post e verticalizar o look com sobreposicões, sapatos que alonguem e blusas que cubram um pouco mais o quadril, mas evitar que o quadril mais largo “horizontalize” sua imagem e te deixe achatada. beijos!

      Responder
  2. Maria

    Estou adorando essas calças, não sou fã das flares, gosto das mais justinhas, e curtas acho mais charmosa!
    Mudando de assunto, a coleção das Poderosas do Brasil não chegava amanhã nas lojas, Martinha? Fui hj no Barra e lá estava a coleção! Vou aguardar suas sugestões de look para ver se me inspira, porque não gostei de muita coisa não, achei o blazer estampado lindo, mas curtinho não ficou legal… No geral, não achei os tecidos bons!

    Responder
  3. Érica

    Ótimas dicas, Martinha, topo com o scarpin, sandália alta…

    Responder
  4. Juliana

    Acho lindo! :)

    Responder
  5. Isadora Markus

    Oioioi Martinha.. sempre entro no seu blog e gosto porque é tudo “mundo real” se é que me entende! =)
    Adoro os looks e também as calças curtinhas!
    Beijão!!

    http://nodramahavefun.blogspot.com.br/

    Responder
    • Isadora,

      obrigada pelo comentário! eu entendo sim o que você quis dizer, porque é essa mesma a intenção principal aqui do armário de madame! que bom que tenho me comunicado bem e vocês, aí do outro lado, tem entendido e curtido a proposta! beijosss

      Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com