post da Martinha Fonseca

A barriguinha de Suelen

04 maio 12

Veja bem: antes que alguém me entenda mal, esse não é um post para chamar Isis Valverde de gorda. Vamos pular a fase da má interpretação do texto e sejamos apenas sinceras: entra ano e sai ano, a gente entende que modelos são magras porque elas têm que ser cabides de roupas, a gente vê campanhas combatendo a anorexia ou ouve mil e um comentários depreciativos sobre mulheres frutas…e bam!, boa parte das mulheres ainda fica neurótica em ter mais osso que pele ou mais bunda e perna sarada do que cérebro. A ditadura da beleza perfeita é dureza e transforma o que seria uma preocupação normal com a imagem em uma obstinação meio doentia.

Daí, diante desse cenário preocupante e assustador, vocês imaginem a minha felicidade em assistir Avenida Brasil e encontrar Isis Valverde, uma das atrizes que eu considero uma das mais bonitas da televisão brasileira, interpretando Suelen, uma maria-chuteira declarada. Já repararam na barriguinha dela?

É interessante que pela primeira vez que eu me lembre eu vejo uma personagem de novela mulher que leva o corpo e a sensualidade como seus pontos de sustentação, e tem, ao mesmo tempo,…vejam só que surpreendente, um corpo normal.

PAUSA DRAMÁTICA para digerir essa informação. Corpo normal em personagem sensual na televisão. Estão entendendo a beleza que é essa informação?

Há uma certa satisfação em ver isso, concordam? É lógico que, como disse no início do post, não estou chamando Isis Valverde de gorda ou de mulher do corpo feio (muito pelo contrário). Sei que ela ainda é muito mais magra que o restante da população brasileira (eu já perdi 5kg e nem estou perto de ficar tão magrinha como ela! hahahah). Mas é ou não é bacana ver na novela – local onde sempre as mulheres são perfeitas, saradas, lindas, poderosas e dormem e acordam de maquiagem – um corpo nem tão perfeito assim? Um corpo real, um corpo bonito mas ao mesmo tempo possível?

A gente até desenvolve uma simpatia maior pela piriguetagem da moça – enquanto estiver só na televisão é tranquilo né? Complicado é a Suelen da vida real dando em cima do seu namorado…hahahahahaha. Só espero que a simpatia, identificação e até o sucesso da personagem não signifique, em nenhuma medida, qualquer tipo de identificação a esse cintinho na cintura. Please, madames, isso não!!!!

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
26 comentários
  1. Leticia C

    eu também ja havia notado a barriguinha dela! pensei que era a única que pensava assim! maaaaaaas vejo que não! :)

    martinha e seu lado cômico e realista: o cintinho nãaaaaaaaaao ne? kkkkkkkkkkkkkk. adorei!

    :*

    Responder
  2. Laís Matos

    Ela é linda e realmente não está gorda! O preoblema é que acostumamos com barrigas chapadééérrimas e mulheres extremamente bombadas… Ameeei o post. Bjooo

    Responder
  3. Lu

    Acho que fica até mais bonita assim,bem mais feminina..não acho legal aquelas barrigas cheias de gominhos..isso cai bem para os meninos..hehe

    Responder
  4. Laura

    Martinha,

    Adorei o post!! O corpo dela é realmente um corpo possível, sem neuroses e neuras. Lembra de Débora Secco fazendo aquela piriquete, Natalie? Que corpo era aquele?!?!?!? Era para deixar todas nós “mortais” com inveja. Rsrsr
    E vivas as mulheres com corpos normais!!!!!!
    Beijos

    Responder
  5. Laura

    Ops, errro de digitação.* VIVA as mulheres com corpos normais!!

    Responder
  6. Morgana

    Achei que fosse só eu que tinha percebido na barriguinha dela, hehe. E até uma amiga minha comentou um dia comigo como ela estava bem feita na Novela, fiquei até receosa de falar alguma coisa e parecer recalque! kkkkk Mas é a mais pura verdade. Ela é linda, mas tem o corpo super possível. :)

    Responder
  7. Aline Avelar

    Em uma das cenas da novela eu vi uma barriguinjha saliente, mas pensei que tivesse sido descuido do “photoshop” da televisão.
    Legal essa sua visão e principalmente a idéia de repercutir isso em um post.
    É isso aí!

    Responder
  8. Jéssica

    Também achei que só eu tinha percebido e tava comentando sobre isso exatamente ontem aqui em casa! Com certeza se os diretores e a própria Ísis n quis emagrecer mais e ficar com um aspecto mais Natalie L’amour deve ter sido justamente pra dar mais veracidade e aproximar mais as telespectadoras daquilo que é real.

    Responder
  9. Lorna

    Eu não vejo novela e nem sei a repercussão que essa personagem tem causado aí em casa (ô saudade da terrinha!). Mas eu vi um reportagem de alguém (não lembro quem) no saara e mostrava cenas da personagem da Isis e eu pensei “gente que barriga padrão mortal é esse?”, fiquei feliz porque falta pouco para eu atingir essa barriguinha (mentira, mas acho possível). Eu também achei bem a cara de um a menina do Rio, linda e normal :)

    Responder
  10. Ganah

    Tá certo que o corpo dela é “normal” para os padrões exibidos na mídia hoje. Mas também para ficar com um corpo desse, a Íris não malha? Claro que sim! O corpo dela mesmo tendo um padrão diferente do que é apresentado na tv, não deixa de influenciar as pessoas para terem o seu biotipo. Não estou dizendo que a busca por ser saudável e a malhação são erradas, mas reforça a neurose que você disse acima no texto. Mas sem dúvidas, aquele cordão pendurado é uó, rsrsrs Um abraço!

    Responder
  11. Gabriela

    Eu concordo que é legal ter um padrão mais “normal” na TV, concordo tb que as mulheres estão fazendo loucuras para ficarem magras que prejudicam a saúda das mesmas. Isso, com certeza, não é legal..
    Mas não dá para negar que um corpo magro (sem excessos, óbvio) veste melhor e é mais bonito, basta dar uma olhada na garota do post anterior. Minha humilde opnião.

    Responder
  12. Mari

    Martinha, concordo em parte com você. Porque mesmo a isis valverde não tendo um corpo super magro que é considerado o ideal de beleza atualmente, ainda assim ela está longe do corpo “normal”. rsrs. Quem dera eu ter um corpão assim com o dela!! Não sou gorda, sou normal também, mas o corpo dela é bem trablalhado, a gente não vê celulite ou estrias, por exemplo. E acho que a maioria das brasileiras não tem esse corpinho. Mas entendi o que você quis dizer, acho que já é um passo contra essa ditadura!! Essa campanha do corpo ultra magro ta tão forte que até eu que nunca me considerei gorda nem nunca ouvi um julgamento de outra pessoa nesse sentido, estou achando que deveria estar mais magra pra me sentir melhor! Gostei do post! Beijão

    Responder
  13. Aline Amaral

    Gostei do post, Martinha. Agora você veja bem. Um dia uma amiga me ligou e veio falar da Isis Valverde na novela. Veio me falar da barriga dela (e deu a entender que ela estava enorme de gorda), que era meio absurdo para estar assim na novela e etc. Aí imagina, uma pessoa normal de vida sedentária vir falar isso.
    O que eu estou querendo dizer: nem as próprias mulheres (algumas, claro!) ficam satisfeitas em ver a normalidade, a forma real, do dia a dia, na TV. Poxa, concordo com o que escreveu! Seria maravilhoso se pudéssemos ter mais exemplos como estes na televisão. Não ficaríamos tão complexadas quando nossos namorados elogiassem a beleza da nova atriz com corpão. É sensasional. Isso me lembra antigamente, que era mais ou menos assim. Não tinha essa coisa do perfeito, era tudo normal. Espero que, com este exemplo da Suelen, seja sempre mais e mais comum termos barriguinhas nas novelas e na moda também. Porque né, todo mundo que é comum tem barriga!

    Responder
  14. Liv

    Entendo perfeitamente o propósito do seu post… Mas no momento em que você considera o corpo dessa moça como “normal”, há a defesa de um novo padrão. Você está caindo, portanto, na armadilha que rejeita: a ditadura dos padrões.

    Não há normalidade na estética!

    Responder
  15. Another Fashion Blog

    Martinha, muito legal o post. Legal abordar isso em um blog de moda.
    A gente que lida com moda ta acostumado a viver vendo modelos de 40kg e 1,80m, o que é na maioria das vezes um padrão inatingível para nós.
    Bom ver uma mulher linda como a Isis mostrando com orgulho uma barriga “normal”.
    Bjos,
    Mari.

    Responder
  16. Camilla Correia

    Já tinha reparado e comentado a mesma coisa! ;)

    Responder
  17. Juliana

    Pra mim isso tá longe de ser um corpo “normal” mas a reflexão dos padrões é sempre válida! :)

    Responder
  18. Julia

    Liv falou tudo.
    Vc dizer que o corpo dela é “normal” está indo pelo mesmo caminho da mídia e das pessoas que propagam determinado padrão.
    “Não há normalidade na estética!”
    Assim como não existe cabelo “normal”… pele “normal”.
    Sério.. entendo seu intuito… mas é só vc pensar um pouquinho e vai entender o que queremos dizer.
    Mesmo ela tendo mais corpo que as modelos esqueléticas, ainda é um corpo que muitas mulheres queriam ter, justamente por estarem obcecadas por seguir o padrão considerado bonito.

    Responder
    • Julia,

      eu sei que você entendeu minha intenção ao fazer o post e eu entendi o que você quis dizer com seu comentário. Mas só para deixar claro: eu não estou dizendo que o corpo com barriguinha de isis valverde é o corpo ideal, certo e que todo mundo deve ter. Estou apenas constatando que é normal que a gente hoje para as mulheres na mídia (o que inclui novelas) e que tente se encaixar no que vemos (mais um processo natural e irracional, que algo proposital) – e já que é assim, é bacana ver um corpo não tão rigidamente bonito sabe? não é uma graaaande mudança capaz de mudar o mundo, mas é uma mudança notável. O corpo dele continua bonito, apesar de não estar rigorosamente dentro dos padrões. :)

      Responder
  19. Liv

    Acho que você não entendeu o que eu e a Julia queríamos dizer, visto que usou a expressão “um corpo não tão rigidamente bonito”. Por que o bonito é o magrelo? É só esse tipo de comentário que queríamos excluir dos nossos discursos, para não propagar tal ideia. E como você faz parte de uma rede que se propõe a falar sobre moda e beleza, queríamos muito que você tomasse cuidado com esse tipo de comentário.

    Eu gosto muito do seu blog! Sempre confiro, de dois em dois dias pra acumular posts e vê-los de uma vez, que é mais divertido :) Mas gostaria MESMO que você cuidasse um pouco do seu discurso ao iniciar debates como esse.

    Beijo :)

    Responder
  20. Julia

    Exatamente, Liv!
    Gostei de vc rsrs
    Caso ainda entre aqui, me responde: vc é de Salvador?
    Fiquei curiosa… É difícil encontrar alguém que partilhe dessas ideias por aqui.
    Beijo grande

    Responder
  21. Liv

    Oi Julia!

    Sou de Salvador sim :) Hahaha!

    Responder
  22. Detonator

    A barriga dela é perfeita,bem forma de mulher mesmo,Adoroooooo

    Responder
  23. Andréia Salton

    a barriga dela é perfeita! muito mais bonita que aquelas chapadonas! e é realmente muito animador ver que uma mulher incrivelmente linda como ela tb tem alguma coisinha ou outra nao tao perfeita assim! =D

    Responder
  24. Júlia

    O engraçado é que só quem acha essas “meninas-palito” bonitas são as próprias mulheres, não os homens. Eles querem uma menina que cuide do corpo sim, mas que tenha carne e não só pele e osso. Pra eles, as mulheres verdadeiramente bonitas são essas, com o corpo “normal”. Acho que as mulheres deviam seguir o exemplo do corpo de Suellen: bonito e saudável; não esquelético e doentio.

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com