post da Martinha Fonseca

Dúvida de madame: cintos

09 jan 12

Durante 2011,  fui algumas vezes participar do programa Só Para Mulheres da Rádio Metrópole, e engraçado que em todas elas (sério, todas!), teve ouvinte ligando ou escrevendo com dúvida de como usar cintos.

Meu corpo é reto, mas posso usar cinto na cintura?”

Eu sou gordinha, de quadril largo e cintura larga. Posso usar cinto grosso na cintura?“.

Eram tantas as perguntas sobre o mesmo assunto que me prometi que faria um post sobre isso, para conseguir (ou ao menos tentar) ajudar as madames que passam por aqui e que compartilham dessa dúvida de como acertar na hora de usar cintos. Vou tentar ser bem resumida e bem direta nas dicas, para que o assunto fique o mais claro possível e que a gente consiga parar com esse medo de errar na hora de usar cintos. Afinal, o mundo dos cintos é muito mais de alegria do que de complicações.

Foi-se o tempo em que a única função dos cintos era segurar a calça no lugar. Hoje dá para usá-lo como um elemento da roupa, que pode incrementar de diferentes formas o nosso look.

Para as madames interessadas nos cintos fininhos, uma boa notícia: com eles é mais fácil de acertar no visual, já que favorecem qualquer silhueta. São mais delicados que os cintos mais grossos e, quando usados na cintura, ajudam a criar uma silhueta mais feminina, principalmente quando aliados a roupas mais soltinhas do corpo (para quem tem seios grandes, cuidado para não ficar muito inflado em cima; para quem tem quadril maiores, cuidado para blusas ou vestidos de tecidos muito estruturados não formare um volume ainda maior nessa região que, no seu corpo, já é grandinha). Como dá para ver em duas fotos da montagem acima, quando os cintos são usados na cintura junto com roupas mais justas, um look mais sexy é composto, alongando as pernas e valorizando as curvas do corpo.

Para quem prefere usar na cintura os cintos mais largos, um alerta: eles acabam encurtando e escondendo o tamanho do tronco, e é especialmente pouco favorável para madames com seios grandes e/ou tronco curto.

Para  usar o cinto (e nesse caso pode ser fino ou grosso) no cós da calça, com a blusa por dentro, é uma boa opção apenas para madames de quadril menor, já que essa região ganha bastante destaque numa roupa composta assim. Uma opção para quem tem o quadril um pouquinho maior, é colocar a blusa um pouco pra dentro e um pouco pra fora (amoooo usar assim!!).

Madames com o corpinho violão ou magrinhas que querem ganhar mais curvas (olha o look da Cameron Dias aí em cima!!), cintos na cintura, por favor! :)

 

Na região do quadril, a “regrinha” é simples e rápida: o cinto favorece a quem tem quadril estreito ou para quem  tem tronco mais curto que as pernas, já que o cinto usado mais embaixo, desloca, visualmente, a cintura para a região do quadril, alongando o tronco.

E aí, dúvidas esclarecidas?? Espero que sim – maaaaaaas, se alguma madame ainda estiver com dúvida, se joga aí nos comentários que eu respondo!

Lembrem-se, independentemente do tipo de corpo, de duas coisas essenciais:

1) não importa quão “perfeito” e magrinho seja seu corpo, cintos mega apertados não favorecem e não ficam elegantes em ninguém. Eu disso, N-I-N-G-U-É-M!

2) É claro que essas regrinhas existem para ajudar as mulheres a acertarem no visual e usarem uma roupa que favoreça, ao máximo, seu tipo de corpo. Mas, mais importante que tudo isso, é se olhar no espelho e se sentir bem. Então, leve isso sempre sempre sempre em consideração, ok? Se sentir bem consigo mesmo é mais importante do que qualquer regrinha da moda.

Categoria: Sem categoria
Comente pelo facebook
18 comentários
  1. Samantha

    Nunca consegui definir em que tipo fisíco meu corpo se encaixa… não sou magra, mas também não sou gordinha! sou o que então?? hahahahha
    Mas posso afirmar com certeza que cintos largos em mim ficam péssimos… me sinto “engolida” por eles, além da impressão de ficar mais baixinha do que já sou . Me sinto super bem com os fininhos e os médios!

    Responder
  2. Márcia Homem

    Eu não era muito fã de cintos, mas agora estou amando usar ele da um charminho ao look.

    Beijos

    Responder
  3. Leticia C

    Adoooooooorei o post e as dicas claro (:
    Eu tbm nao era mt fão de cintos, ate aparecer o armario de madame ^^

    :*

    Responder
    • êeee, se loja nos cintos, Letícia!!!
      é bem verdade que eu sou suspeita para falar porque sou meeeeega viciada em cintos, mas eles são ótimas ferramentas para incrementar o look! :)))

      Responder
  4. vanuza

    Sou baixinha e tenho quadril largo, qual o cinto ideal?

    Responder
    • Vanuza,

      como falei no post, quem tem quadril largos deve dar preferência ao cinto na cintura, com o cuidado para na hora de colocar o cinto, a parte debaixo da blusa ou do vestido não estufar, ficando em formando de sino, sabe? porque aí o quadril que já é larginho, passa a impressão se ser ainda maior.
      no mais, já que você é baixinha, me parece ser melhor usar cintos finos. Um cinto grosso no tronco de uma pessoa que já tem medidadas pequenas, pode encurtar ainda mais a sua imagem.

      bjs!

      Responder
  5. vanuza

    Comentário

    Responder
  6. Luciana
  7. Naíra

    Meço 1,55 , bem baixinha né? Seios pequenos e quadris largos.
    Qual o melhor tipo de cinto e como usar???

    Responder
    • naíra,

      você é do mesmo tipo da Vanuza que comentou logo aí emcima! dá uma olha e qualquer outra dúvida, releia o post sempre que quiser. lá fala de todos os corpos :)) bjs!

      Responder
  8. Carolina

    A um tempo atras achava cinto mais estilo cauboi, hoje em dia acho um look com cinto super estiloso… Otimas dicas.
    Adorei o post(:

    Responder
  9. Dani Bulcão

    Martinha,

    Adorei as dicas!!!!
    Eu sempre ficava com receio de usar cintos, pois, apesar de ser alta, tenho os quadris muito largos…
    Mas as suas dicas me abriram os horizontes!!!

    Bjs,
    Dani

    http://www.baianasemprenamoda.blogspot.com

    Responder
  10. Guga Fernandes-Mídias Socias

    Bom Tarde, Muito bom o blog parabéns.
    Aproveite e faça uma visita lá no blog MEU ESTILO GUGA FERNANDES e fique por dentro de tudo que rola de novidades por lá e ainda confira os posts com os incríveis looks do dia.
    Beijos, aguardo sua visita.
    http://www.meuestilogugafernandes.com.br

    Responder
  11. Jamile Rocha

    Sou baixinha e tenho quadris largos. Além disso tenho uns pneuzinhos que não me largam!!! rs Por isso nunca gostei de cintos grossos, nos quadris principalmente! Sempre dei prioridade aos fininhos mesmo, e na cintura, mas acabo usando pouco. Depois desse post maravilhoso e esclarecedor vou ‘me jogar’! Obrigada Martinha!!!!!

    Responder
    • Jamile!

      que bom saber que estou ajudando mesmo as madames aqui!! se joga mesmo, hein??:))) bjsss

      Responder
  12. Iris

    Adoro cintos também. A questão as vezes é: eles devem combinar com a roupa? o sapato? a bolsa? os acessórios? com nada??? com tudo???? Bjs

    Responder
    • Iris,

      as coisas na moda já não estão tão rígidas assim, e não existe uma regra se o cinto deve combinar com o sapato, com a bolsas, com os acessórios…sabe?? isso não é mais obrigatório. a grande dica que eu posso te dar para ter confiança em como montar um look legal é uma coisa que eu sempre faço: olhar no espelho com sinceridade. olhar, reparar, duvidar do que escolheu e entender porquê escolheu…sabe? o espelho não mente. então se arruma e fica de frente pra ele e se pergunte se está tudo ok mesmo! mas se pergunta com sinceridade, hein? bjsss!!

      Responder
  13. Iris

    Brigadão!!!!!!

    Responder
Deixe um comentário
* Não será divulgado
Para usar avatar, cadastre-se com seu email em Gravatar.com