26
out

E moda tem idade?

As madames sabem que, de vez em quando, entre um post divertidinho aqui, outro cheio de fotos inspiradoras acolá, eu bem gosto de colocar “Recadinhos de Madame” por aqui – que nada mais são do que posts mais reflexivos sobre algum tema que fica rondando minha cabeça (normalmente ligado à moda, néam?). E hoje acordei assim, com vontade de falar, de refletir, de conversar. Me acompanham nessa?

O que tem pra hoje é a seguinte pergunta: “e moda tem idade?

Se a gente for pensar na questão de uma forma mais ampla, entendendo a moda como uma forma de expressão, não dá mesmo para dizer que moda tem idade. Se expressar, transmitir uma imagem ou mostrar uma idéia é algo possível para todos: sem limite de idade, para menos ou para mais. Mas daí que tenho visto ultimamente tantas meninas novas (tipo 12, 13, 14 anos) se vestindo tão como velhas que há um tempo tenho pensado se esse negócio de moda não ter idade é assim mesmo – sem poréns, sem “veja bem”, sem “não é bem assim”,  sabe?

Eu até entendo alguns fatores que levam essas meninas tão jovens a quererem pular etapassim, pra mim, menina de 12 anos de batom vermelho, salto alto, saia longa… ou seja, com visual todo montação significa pular etapas: 

1) convenhamos que desde que o mundo é mundo, ter 12 anos é sinônimo de não ter onde comprar roupa. Simplesmente não existem lojas para meninas dessa idade (alguém explica?).  Na minha época, aqui em Salvador, eu ficava pulando entre Cris e Nanda e Corrupio, tentando achar roupas que servissem em mim, mas era tudo muito com cara de menina. Um suplício!

2) convenhamos também que já tem um tempo que o mundo exalta a juventude e não só quem é mais novo quer ser mais velho, como, lá na frente, quem é mais velho, quer voltar a ser mais novo.

3) a moda é fascinante. é mesmo uma delicinha acompanhar blogs de moda, ver vitrines, pensar em looks, testar maquiagens, passar horas no salão.

Mas será que esses e outros motivos que se possa pensar de fato justificam meninas de 12 anos se vestindo como se tivessem 25? Será possível que não tem ninguém por perto para dizer “peraê, não é por aí” ? Porque comigo foi assim: eu era louca para fazer depilação, usar esmalte escuro (hoje em dia isso é menos mal, né? sejamos razoáveis..), fazer sobrancelha, usar as roupas da minha mãe…mas aí sempre ela (minha mãe) me dizia “epa, epa, mocinha..nem pense em fazer isso! Não tá na hora ainda”.

É bem verdade que eu achava um saco tudo aquilo – “isso é censura”, pensava. Acontece que hoje olho para essas meninas de 12 anos e vejo quase todas se vestindo como eu, com 23 anos, me visto e vejo que minha mãe tinha mesmo razão. Porque aqui não é questão de ser chatinha, politicamente correta, cri-cri. É questão de pular etapas e perceber que isso não é algo saudável, qualquer que seja sua conta bancária, seu estilo de vida, seu status ou sua religião (?).

Parece que virou orgulho falar “minha filha tem 10 anos, mas desde os 2 escolhe o que veste, me pede pra ir no salão, faz as unhas comigo”; OU “você acredita que ela não aceita que eu compre roupa da marca X? Ela só veste roupa da marca Y”. Eu mesmo já ouvi e li mães falando sobre isso. É claro que deve ser uma delícia ter uma filha mulher e poder compartilhar com ela algumas meninices.. mas será que isso não tem limites?

Não estão aqui para julgar ninguém (é bom avisar antes que venham os anônimos desavisados), é apenas para botar para fora uma questão que tenho pensado, um assunto sobre o qual refleti, uma pergunta que fiz a mim mesma – e que, aliás, consegui responder. “Moda tem idade?”. Não, não tem – mas, para mim, a forma de usar a moda para se expressar, tem. E, no meu mundo, não dá para achar nomal menina querendo ser mulher antes do tempo, se vestindo como mulher, comprando coisas de mulher, se portando como mulher. Não acho saudável.

Alguém aí para concordar?

Ou para discordar educadamente? :)

Postado por Martinha Fonseca às 18:41
Ana Corina Amaral disse:

Super concordo com vc, Martinha! Eu mesma, que já cheguei nos 30 (nem gosto d elembrar disso…heheh) me lembro que quando eu tinha 12 anos brincava de boneca, não pensava em namorar e, apesar de já naquela época gostar de escolher minha própria roupa, eu me vestia como uma menina de 12 anos. Lembro que com 15 anos fiz a famosa tão sonhada viagem pra Disney e trouxe na minha bagagem muitos bichinhos de pelúcia e canetinhas diferentes. E, a prima de uma amiga minha viajou recentemente pra lá com essa mesma idade e voltou recheada com um guarda-roupa de fazer inveja a qualquer “garota” da minha idade. Cheia de roupas grifadas e acessórios que eu com os mesmos 15 anos, nem pensava em usar. E, claro, ela não trouxe um bichinho de pelúcia sequer! rsrsr Claro que sabemos que o mundo mudou e que as meninas de 15 anos de antes não pensam mais como as de 15 anos de hoje. Enfim, não vou fazer divagações a respeito do assunto, que acho, é bem polêmico. E, pelo visto, temos que nos conformar que as crianças estão sim pulando etapas e, muitas vezes até influenciadas pelos próprios pais, pra não falar na mídia, nas amiguinhas, etc.

26/10/2011 às 19:09
Gabriele disse:

Concordo em tudo, mas adicionaria uma pequena sugestão… Que tal um post mais “teen”, com dicas de roupas pra essa faixa etária?! Seria um bom desafio!
Beijão

27/10/2011 às 00:59
Valéria Leal disse:

Concordo sim. Tudo tem a sua hora. Criança tem que ser criança! Não acho legal meninas de 5 anos usar salto, maquiagem, etc

Bjs

http://vlmoda.blogspot.com/

27/10/2011 às 07:31
Amanda Dragone disse:

Como você disse, moda também é uma forma de expressão. E no caso de muitas crianças, elas não estão expressando suas vontades de fato, mas, repetindo o que estão vendo. Eu era uma criança que escolhia as próprias roupas, mas, não pulei etapas, porque realmente vestia o que era bonito pra mim sem ver exemplos do que estava rolando no universo fashion, além de não ter sido incentivada pela família ou influenciada pelas amiguinhas. E ai de mim que pensasse em depilar a perna… vinham minha mãe e irmãs pra dar bronca!

27/10/2011 às 08:18
Tita Barberino disse:

Concordo 100%, inclusive no 1º dia do YSF tinha uma menina de uns 13 anos (sério, era muito novinha, toda miudinha) usando um salto quase do tamanho do meu. Não acreditei quando vi, jamais deixaria minha filha usar aquele sapato naquela idade. Ótimo texto, Martinha.

Bjo

27/10/2011 às 08:53
Martinha Fonseca disse:

Tita,

salto alto é um perigo né? além de ficar feio em uma pessoa muito novinha, todo mundo sabe que ele não é o melhor amigo de uma boa postura ou das pernas, né?? Bom senso está em falta no mundo! heheheh bjs!

27/10/2011 às 09:21
Martinha Fonseca disse:

Amandinha,

você passava pelo menos que eu: “censura” da família! Mal sabíamos que aquilo é que estava certo! uma pena ver essas meninas tão novas querendo repetir hábitos de adultos, sem nem terem chegado nesse fase ainda! =/ bjs

27/10/2011 às 09:22
Martinha Fonseca disse:

Gabriele,

verdade! identifiquei o problema, mas tá faltando dá uma alternativa de solução! vou preparar o post! :DDD bjsss

27/10/2011 às 09:23
Martinha Fonseca disse:

Ana Corina,

voltar da disney sem ursinho de pelúcia, canetinhas e canecas??? parece impossível pra gente né?!!!! hahahaha adorei seu comentário, obrigada! :D

27/10/2011 às 09:24
Gabrielle Vilermon disse:

Oi Martinha,

Super concordo com você, criança tem que ser criança, porque depois o tempo não volta, brincar com boneca, colecionar ursinhos de pelucia, e se vestir como a mamãe? Isso com certeza vai ter tempo de sobra.

Bjo, adoro seu blog.

27/10/2011 às 12:21
Deisi disse:

Martinha, tb assino embaixo, menina teens queimando etapa e querendo se vestir como mulher(adulta). Fica feio, parece “caipira”. Ahhh! qto a sugestão de post com moda teen, gostei. Pense sobre isso. beijo

27/10/2011 às 12:30
vitoria leticia disse:

moda para min não tem idade no tanto que se vista bem !

19/12/2011 às 16:37
vitoria leticia disse:

preciso de umas dicas mais decentes ! obg :D

19/12/2011 às 16:40
Erin Page nubuk disse:

No meu atual curso tem muitas meninas com a graduacao em moda, acho que as que tem uma bagagem mais diversificada as mais criativas.

27/01/2012 às 10:51
Anna Caroline disse:

Eu acho que moda tem idade pois é muito feio vc ver uma criança de 10 anos usando um vestido minusculo

24/04/2013 às 17:08
cristina disse:

amo moda so que tem que ser de acordo com a idade

25/07/2013 às 21:39
Martinha Fonseca disse:

Concordo, Cristina! :*

29/07/2013 às 10:59

a madame

Porque em armário de madame tem tudo: camisas, calças, bolsas, colares, sapatos, shorts, saias, blazers... mas também tem estilo, informação e bom gosto. Welcome!

martinha@armariodemadame.com
Salvador, Bahia - Brasil

siga a madame

as madames gostaram mais

  • Change. You can!

    Change. You can!
    por Martinha Fonseca

    Promessa é dívida aqui no Armário de Madame! Conforme avisei ontem, hoje é dia de sorteio aqui no blog!! Só assim para gente se animar nesse feriadão de quarta com cara de domingo, né??? Pois pois, e bota animação nisso, porque o sorteio é desse relógio Ice-Watch Classic Clear com o fundo branco!! Liiiindo! Layout [...]

  • E pode repetir bolsa?

    E pode repetir bolsa?
    por Martinha Fonseca

    Há um tempo atrás, recebi um comentário-crítica aqui no Armário de Madame. Eu tentei encontrar o comentário para reproduzir aqui na íntegra para vocês, mas eu já não me lembro em que post foi. De todo modo, lembro que a leitora que tinha feito o comentário me criticava porque repetia demais a mesma bolsa nos [...]

  • Felicidade, felicidade, felicidade!

    Felicidade, felicidade, felicidade!
    por Martinha Fonseca

    Madames! Olha eu aqui para compartilhar uma novidade mais do que incrível com vocês!! Estou numa felicidade enorme, porque eu sei que isso é mais um passo na história do Armário de Madame, história essa que vocês, madames-leitoras, fazem parte diretamente!! Estou tão feliz que nem consigo direito pensar no post…se ele sair muito esquisito, [...]

twitter updates

14 madames online!
Opus Comunicação